segunda-feira, 6 de junho de 2011

Imperatriz goleia o Bacabal

Sem dificuldades o Imperatriz venceu o Bacabal por 4 a 0 na noite desta segunda-feira, 6. O Cavalo de Aço subiu para a quarta posição, com 17 pontos, enquanto que o Leão segue na oitava posição, com 11 pontos.

Ao melhor estilo dois vira, quatro acaba, Toninho e Daniel Barros marcaram no primeiro tempo. Na etapa final Daniel Barros, mais uma vez, e Café garantiram a goleada do Cavalo de Aço.

O Imperatriz volta a campo para encarar o Sampaio no próximo domingo, 12, no estádio Nhozinho Santos. No mesmo dia o Bacabal visita o Santa Quitéria no estádio Rodrigão.

Siga o Blog no Twitter

Independentemente do regulamento, campeão maranhense garante vaga na Copa do Brasil de 2012

Mesmo sem a citação no regulamento do Campeonato Maranhense, o campeão estadual garante uma vaga na Copa do Brasil de 2012. A garantia da participação está no próprio regulamento da Copa do Brasil, que prevê uma das vagas garantida ao campeão estadual.

De acordo com o artigo 3º da Copa do Brasil, todos a primeira vaga do Estado é definida pela CBF. Desta forma os clubes melhores rankeados e os campeões de cada Estado são automaticamente classificados para a competição.

No caso das demais vagas do Estado, a definição do representante fica a critério da federação local. No caso do Maranhão, o segundo representante será definido através da Copa União, que atende às exigências para definir o segundo representante maranhense na Copa do Brasil.

Confira o que diz o regulamento da Copa do Brasil

Parágrafo único - Para a identificação do grupo dos 54 clubes objeto do critério 1 deverá ser necessariamente obedecida a seguinte sequência de chamadas dos clubes:

1ª Chamada: os clubes campeões de cada campeonato estadual e o campeonato do Distrito Federal (vaga nº1);

2ª Chamada: os clubes vice-campeões de cada campeonato estadual e o campeonato do Distrito Federal, dentre os estados/DF posicionados de 1 a 22 no RNF (vaga nº2);

3ª Chamada: os clubes classificados em terceiro lugar, nos campeonatos estaduais e do campeonato do Distrito Federal, dentre os estados posicionados de 1 a 5, no RNF (vaga nº 3).

Art. 4º - Nos estados/DF que tenham direito a duas ou três vagas, a última vaga ou seja a 2ª ou 3ª vaga, poderá ser concedida a critério da federação local a clube vencedor de um torneio seletivo promovido pela federação com tal finalidade, respeitada a sequência das chamadas do Parágrafo único do Artigo 3º.

I. O torneio seletivo deverá ter a participação mínima de quatro clubes da primeira divisão de profissionais ou equivalente; II. O torneio seletivo deverá ser aprovado pela federação local antes do início do seu campeonato estadual


Siga o Blog no Twitter

Cabrera promete São José forte para a Copa União

Cabrera promete São José forte na Copa União
Sem chances de ser campeão maranhense e fora da briga pelo vice-campeonato, o São José usará as últimas rodadas do Estadual para se preparar para a disputa da Copa União, que começará no final de julho. Para esta competição o técnico Cabrera já prometeu um time forte e competitivo para a competição.

Após o empate em 1 a 1 contra o Sampaio no último domingo, 5, Cabrera disse que se tiver condições irá fazer no São José o que fez nos times em que treinou. O treinador prometeu um time que irá dar trabalho na Copa União.

“Se eu puder fazer no São José o que fiz nos outros times, não só no Iape, mas como no Viana e no Chapadinha, vocês vão ver que vai ser o São José na Copa União”, disse Cabrera.

No Campeonato Maranhense o São José é apenas o sétimo colocado, com 12 pontos. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira, 9, quando encara o Moto no estádio Nhozinho Santos.

Foto: França Melo

Siga o Blog no Twitter

Regulamento não prevê vaga na Copa do Brasil ao Campeão Maranhense

O planejamento do Sampaio de disputar a Copa União com o time B pode ir por água abaixo se depender do regulamento do Campeonato Maranhense. Isso porque não está previsto que o campeão estadual terá uma vaga na Copa do Brasil de 2012, como estava sendo divulgado.

O presidente do Tricolor, Sérgio Frota inclusive estava baseado nisso para apoiar que na Copa União a equipe fosse a campo com um time B ou nem disputasse a competição. Mas agora pode mudar tudo.

O regulamento do Campeonato Maranhense deste ano prevê ao campeão apenas uma vaga na Série D de 2012 e não faz nenhuma menção sobre vaga na Copa do Brasil. Vale destacar, caso o Sampaio seja campeão e consiga o acesso para a Série C, a vaga para a Série D de 2012 ficará com o vice-campeão.

Outro destaque a ser feito é que o Blog do Carloto Junior já fez este alerta há algum tempo, como pode ser conferido aqui. Agora fica a dúvida, de como serão definidos os dois representantes do Maranhão que disputarão a Copa do Brasil de 2012. Ao que tudo indica, as duas vagas devem ser definidas apenas na Copa União, que terá início no final de julho.

Confira o trecho do regulamento, que prevê as bonificações para os campeões do Estadual.

Art. 5º - Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Maranhense de Futebol Profissional Série A de 2011, e vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2012 e ao segundo Colocado será atribuído o título de Vice-Campeão Maranhense de futebol Profissional da Série A de 2011. Os dois clubes receberão troféus alusivos aos títulos.


Siga o Blog no Twitter

“Foi um jogo equilibrado”, diz Arlindo Azevedo

Apesar da goleada sobre o Moto por 4 a 1, no último domingo, 5, o técnico Arlindo Azevedo considerou que o jogo foi bastante equilibrado. O treinador avaliou que os dois times tiveram chances, mas o Quadricolor foi mais feliz na hora das conclusões, o que justificou o placar elástico.

“O jogo no geral foi um jogo aberto, onde o Moto teve chances, o Maranhão teve chances. O placar eu diria que foi semelhante ao que o Sampaio fez o 4 a 1 no Maranhão e quem não veio ao estádio pode achar que o Sampaio sobrou. A mesma coisa o torcedor pode achar deste jogo, mas o Maranhão não sobrou e foi um jogo equilibrado. O Maranhão felizmente foi mais eficiente na hora das conclusões”, avaliou Arlindo Azevedo.

Apesar da goleada, na etapa final, Arlindo Azevedo demonstrou bastante irritação com algumas jogadas do Mac. O treinador explicou que o time não estava tendo calma para trabalhar a bola e o ataque caindo na linha de impedimento, o que causou sua irritação.

“Os caras estavam fazendo linha de impedimento e não tínhamos calma para trabalhar a bola. Essa era minha irritação, porque eu dizendo para trabalhar a bola e ter um pouco de calma pra entrar na hora certa e eles não estavam fazendo”, disse o treinador.

Com a vitória o Mac chegou aos 21 pontos e com o empate do Sampaio, a diferença entre as equipes caiu para seis pontos. O Quadricolor volta a campo na próxima quinta-feira, 9, quando recebe o Cordino, no estádio Nhozinho Santos.

Siga o Blog no Twitter

Para seguir vivo no Estadual, Imperatriz encara o Bacabal

Nesta segunda-feira, 6, o Imperatriz entra em campo para encarar o Bacabal, no estádio Correão às 20h. Enquanto o Leão do Mearim apenas cumpre tabela, o Cavalo de Aço ainda sonha com um possível vice-campeonato, que pode valer uma vaga na Série D de 2012.

Para escalar o time do Imperatriz o técnico Vinícius Saldanha já contou com abaixa do atacante Sapeca, que pediu para ser liberado negociar com um clube mineiro. Com isso, o ataque será formado por Toninho e Café.

No Bacabal o time apenas tenta melhorar a classificação e o técnico Sérgio Soares já prepara a equipe para a disputa da Copa União, que começará no final de julho. Por causa da eliminação no Nacional e da desistência do Iape, o Leão não corre perigo de ser rebaixado.

Siga o Blog no Twitter