domingo, 13 de maio de 2012

Os maranhenses campeões pelo Brasil


Por todo o Brasil, os estaduais chegaram à sua reta final e muita gente está comemorando seus títulos. No meio de tanta festa, alguns maranhenses também marcaram presença e foram fundamentais ou coadjuvantes para seus times nas campanhas dos títulos.

Guilherme (Atlético-MG)
Após uma péssima temporada em 2011, o atacante voltou a viver bons momentos e justificou a contratação pelo Galo Mineiro. Autor de quatro gols no Mineiro, o atacante bacabalense não balançou as redes nos dois jogos finais.

Diones (Bahia)
Se destacou no Bahia de Feira e já teve uma rápida passagem pelo Sampaio em 2010. Agora em 2012, marcou o gol do título do Bahia e se sagrou bicampeão baiano, já que foi campeão em 2011 com o Bahia de Feira.

Maranhão (Santos)
Esteve perto de ser dispensado nesta temporada, mas após as lesões de Fucile, Crystian e o volante Henrique, que era improvisado no setor, teve uma nova chance no time. Fez grande jogo contra o Mogi Mirim, foi inscrito para a fase final da Libertadores e, apesar de não ter atuado na final do Paulista, garante mais um título para o currículo.

Misael (Ceará)
Um dos destaques do Ceará em 2010, o atacante anda em baixa no Vozão e pouco atuou na campanha do bicampeonato cearense. Em baixa desde que foi emprestado ao Vasco e passou pelo Sport, agora bicampeão cearense, o atacante terá que correr muito para conquistar um espaço no time de PC Gusmão.

Aelson (Avaí)
Maranhense de Imperatriz ganhou chances entre os titulares do Avaí após a chegada do técnico Hemerson Maria, mas ficou fora da decisão, pois estava suspenso. Mesmo desfalcando a equipe, ajudou o time na campanha campeã de 2012.

Jefferson Maranhão (Santa Cruz)
Após uma temporada no Paraná, Jefferson desembarcou no Santa Cruz para ajudar o clube  a conquistar o acesso na Série C e neste ano a conquistar o bicampeonato pernambucano. Para quem não lembra, Jefferson é um dos bons jogadores revelados pelo Iape.

Participação dos clubes na Copa União não pode ser obrigatória

A Copa União, que deverá ser disputada no segundo semestre, talvez não conte com a presença do Moto. Entretanto, a FMF quer obrigar os 10 clubes da primeira divisão maranhense, à disputarem a competição, o que não é correto.

A Copa União, diferentemente do Maranhense, é um torneio apenas seletivo para a Copa do Brasil, sem efeitos de rebaixamento. No Estadual, os 10 clubes de fato são obrigados a participar, uma vez que ficarem de fora é caracterizada a desistência ou abandono da competição e o time pode ser afastado por até dois anos.

Entretanto, é bom lembrar que desistência ou abandono é diferente de não querer participar. Para configurar a desistência, podemos recordar do caso do Iape, em 2011, que desistiu do Campeonato Maranhense, já com a competição em andamento. Além do rebaixamento, terá de ficar dois anos longe do futebol profissional.

No caso da Copa União, a participação é legalmente facultativa. Caso um, ou outro time, não queira participar, este não poderá ser penalizado com afastamento, suspensão ou rebaixamento.

A obrigatoriedade da participação na competição é mais uma medida sem pé e cabeça da FMF. Só para ilustrar como em todo o Brasil, a participação em copas estaduais é facultativa, cito o caso da Copa Piauí, que sequer foi realizada em 2011, a Copa Fares Lopes, disputada no Ceará e que geralmente não conta com a participação do Vozão, e a Copa FGF, realizada no Rio Grande do Sul, onde Grêmio e Inter participam esporadicamente e muita das vezes com times sub-23.