sábado, 21 de maio de 2011

Desistência do Iape pode alterar classificação do Campeonato Maranhense

A saída do Iape do Campeonato Maranhense pode gerar uma nova novela na competição. Santa Quitéria, Mac e Bacabal, que empataram com o Canário, e o Sampaio, único time a superar o seu adversário, podem perder os pontos conquistados nesta ocasião.

Isso pode ocorrer, pois de acordo com Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da CBF, o que pode ser aplicado a todos os certames disputados no país, no caso da desistência de um time, todos os jogos por ele disputado devem ser anulados, incluindo a pontuação. Como Sampaio, Mac, Santa Quitéria e Bacabal foram as únicas equipes a pontuarem diante do Iape, estes pontos podem ser anulados.

Caso isso ocorra, o Sampaio perderá três pontos, enquanto que Mac e Bacabal terão somente um ponto deduzido. Desta forma, o Tricolor fica somente com 18 pontos, mas segue na liderança, o Mac e Santa Quitéria se mantêm com 14 pontos. Já o Bacabal segue na oitava posição, mas agora com sete pontos.

Além disso, os demais times, que perderam para o Iape, poderão ser beneficiados na questão do saldo de gols. Isso porque, se todos os jogos são anulados, os gols marcados contra e a favor do Canário também não terão mais efeitos.

Com estas mudanças o principal beneficiado é o Imperatriz, que mantém os 14 pontos, mas com uma vitória a mais assume a terceira posição, antes ocupada pelo Santa Quitéria. Vale destacar que esta seria a única alteração na classificação.

Veja o que diz o Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da CBF

Art. 68 – Para o clube que for punido pela Justiça Desportiva por abandono de campeonato, no caso de campeonato de pontos corridos, serão considerados sem efeito todos os resultados até então conquistados pelo clube.

§ 1º - Se o abandono ocorrer apenas nas três últimas rodadas, as partidas correspondentes serão consideradas perdidas, à semelhança dos casos de não comparecimento do clube à campo, prevalecendo os demais resultados.

§ 2º - Se o abandono ocorrer em competição de caráter eliminatório, o clube será desclassificado da competição e, assim, substituído pelo clube por ele eliminado.

§ 3º - Para o caso de competições com fases de pontos corridos e fases eliminatórias, prevalecerá a situação aplicável à fase em que o abandono ocorrer.

Veja como ficará a classificação no caso de anulação dos jogos do Iape



Siga o Blog no Twitter

Invicto, JV Lideral é campeão e garante vaga na Copa 2 de Julho

Com três vitórias e um empate, o JV Lideral garantiu o título da Copa Maranhão Sub-17 na última sexta-feira, 20. Com a conquista, a equipe garantiu vaga na Copa 2de Julho, que será realizada na Bahia.

O Trator do Camaçari selou a conquista do certame ao golear a equipe de São Vicente na última rodada, por 6 a 1. Anteriormente a equipe já havia vencido os times do Codó e Coroatá, ambos por 2 a 0, e empatou com o Sampaio em 2 a 2.

Com estes resultados, o JV Lideral somou 10 pontos, um a mais que o vice-campeão Codó, com nove pontos. O Sampaio não teve um bom desempenho e com duas vitórias, um empate e uma derrota, somou sete pontos e terminou na terceira posição.

O artilheiro do certame foi o atacante Bodin, de Codó, com sete gols. O meia Kainan, do JV Lideral levou o prêmio de melhor jogador do certame.

Confira a classificação final da Copa Maranhão Sub-17

1º - JV Lideral - 10 pontos
2º - Codó - 9 pontos
3º - Sampaio - 7 pontos
4º - São Vicente Ferrer - 3 pontos
5º - Coroatá - 0 ponto

Siga o Blog no Twitter

Atletas do Iape devem ser emprestados à clubes da Série B e D

Com a saída do Iape do Campeonato Maranhense, os jogadores que atuaram pelo Canário da Ilha não podem voltar a disputar o certame por outro time local. Com isso, os atletas aos poucos vão sendo emprestados para clubes Brasil afora.

Veja também

Dois clubes pernambucanos, que disputarão as Séries B e D podem ser o destino de quatro jogadores. O lateral Wancerman e o meia Wanderson podem reforçar o Porto, que disputa a Série D, enquanto que o meia Hiltinho e o atacante Vanvan, este último que estava retornando ao Canário, podem reforçar o Sport, na Série B.

O futebol carioca, destino frequente de jogadores maranhenses, também deve receber alguns atletas do Canário. O goleiro Gustavo e o volante Yuri, que também disputaram a Copa São Paulo, e o lateral Dieguinho devem ser emprestados ao Madureira.

Outro jogador que retornaria ao Iape, o atacante Jhonatan, que estava no futebol mineiro, pode reforçar o Sampaio, informação não confirmada pela diretoria Tricolor. Apesar destes remanejamentos, vários jogadores, como os atacantes Rivelino e Robson, ainda seguem com o futuro indefinido.

Siga o Blog no Twitter