quarta-feira, 19 de maio de 2010

Viana encara o Santa Quitéria de olho no G4

Nesta quinta-feira, 20, o Viana viaja até Santa Quitéria, onde vai encarar os donos da casa, às 15h45, no estádio Rodrigão. As duas equipes estão na briga direta por uma vaga no G4, o Santa Quitéria tem 10 pontos e o Viana tem 8 pontos.

Os vianenses entram em campo sabendo que no caso de uma vitória a equipe entra no G4 pela primeira vez neste returno da Copa União. Mas no caso de uma derrota a situação do Leão da Baixada se complica e o sonho da classificação fica mais distante.

No Santa Quitéria, a equipe vive um clima de paz. Depois de um primeiro turno lastimável, a Raposa vem fazendo uma grande campanha sob a batuta do técnico Meinha. Caso a equipe conquiste os três pontos desta rodada, a Raposa dá um grande passo rumo às semifinais.

Sampaio e JV Lideral no mesmo grupo da Série D

Nesta quarta-feira, a CBF divulgou a tabela da Série D do campeonato brasileiro. A competição contará com 44 clubes, que estão divididos em dez grupos, cada um com 10 times.

Na primeira fase os times jogam entre si em turno e returno e os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima etapa.

Os 20 clubes classificados passam para o mata-mata, onde se enfrentaram em jogos de ida e volta, até a final da competição.

A Série D deste ano contará com equipes como o Santa Cruz-PE, Corinthians-AL, Treze-PB e América-RJ. Sampaio e JV Lideral caíram no grupo A3, que ainda conta com Guarany-CE e Flamengo-PI.

Os maranhenses farão sua estréia na competição no dia 18 de julho. O Sampaio enfrentará o Guarany de Sobral, no Ceará e o Flamengo-PI viaja até Imperatriz para encarar o JV Lideral.

Vale lembrar que as duas primeiras partidas do Sampaio, na competição, não poderão serem realizadas no Nhozinho Santos, já que a equipe ainda tem de cumprir dois jogos de perda de campo, por causa dos objetos lançados em campo no jogo contra o Águia, pela Série C de 2009.

O JV Lideral também terá um problema na estréia da competição. O atacante Valdanes, que foi expulso no primeiro jogo contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil deste ano, tem de cumprir mais um jogo de suspensão.

Confira o os grupos da Série D e a tabela dos maranhenses.

Grupo A1
América-AM, Santana-AP, PA-1, Baré-RR
Grupo A2
AC-1, RO-1, Mixto-MT e Vila Aurora-MT
Grupo A3
Guarany-CE, Sampaio-MA, JV Lideral-MA e Flamengo-PI
Grupo A4
Santa Cruz-PE, Confiança-SE, Corinthians-RN e Murici-AL
Grupo A5
Central-PE, Fluminense-BA, Treze-PB e River Plate-SE
Grupo A6
Ceilândia-DF, Santa Helena-GO, Anapolina-GO e Araguaína-TO
Grupo A7
Camaçari-BA, ES-1, Democrata-MG e América-RJ
Grupo A8
Madureira-RJ, Tupi-MG, Botafogo-SP e Cene-MS
Grupo A9
Operário-PR, São José-RS, Joinvile-SC e Oeste-SP
Grupo A10
Iraty-PR, Pelotas-RS, Marcílio Dias-SC e Metropolitano-SC

Tabela do Grupo A3
18/07
16h - Guarany-CE x Sampaio-MA
16h - JV Lideral-MA x Flamengo-PI
25/07
16h30 - Flamengo-PI x Guarany-CE
16h - Sampaio-MA x JV Lideral-MA
01/08
17h - Guarany-CE x JV Lideral-MA
16h - Flamengo-PI x Sampaio-MA
08/08
JV Lideral-MA x Guarany-CE
Sampaio-MA x Flamengo-PI
15/08
17h - Guarany-CE x Flamengo-PI
16h - JV Lideral-MA x Sampaio-MA
22/08
16h30 - Sampaio-MA x Guarany-CE
17h - Flamengo-PI x JV Lideral-MA

Jogo entre Sampaio e Bacabal é remarcado mais uma vez

A partida entre Sampaio e Bacabal, que seria realizada nesta quarta-feira, 19, após uma decisão da FMF, sofreu nova alteração. O jogo voltou para a quinta-feira, 20, mas será realizado às 17h.

O motivo da primeira alteração é a concorrência com os jogos de Flamengo e Internacional pela Libertadores, que serão transmitidos pela TV fechada. Já a segunda alteração ocorreu por conta das chuvas que atingiram São Luis na tarde desta quarta, e que deixaram o gramado do Nhozinho Santos sem condição de jogo.

Mac é o primeiro classificado na Copa Alim Maluf

Na noite da última terça-feira, o Mac garantiu sua vaga nas semifinais da Copa Alim Maluf. Depois de empatar com o Fasca no primeiro jogo, o time atleticano venceu o Dragão por 2 a 0 e já garantiu no mínimo o segundo lugar do grupo.

Na segunda partida da noite, o Elmo, que havia sido goleado pelo Moto por 12 a 1, venceu a Faculdade São Luis por 4 a 2 e deixou a disputa em aberto no Grupo B. O Elmo agora ficará na torcida por uma vitória do Moto, ou um empate no último jogo da fase de grupos para que a equipe consiga a classificação para as semifinais.

Nesta quarta-feira será realizada a última rodada da competição. Na primeira partida da noite, Fasca e Dragão entram em campo na briga pela segunda vaga do Grupo A. O Fasca joga pelo empate para ir às semifinais, enquanto que o Dragão precisa da vitória para se classificar como segundo do grupo.

Na segunda partida da noite o Moto, praticamente classificado, enfrenta o time da Faculdade São Luis. O rubro negro perde a vaga nas semifinais somente no caso de uma goleada por 20 gols de diferença, já a Faculdade São Luis precisa vencer o Papão, por qualquer placar para se garantir na próxima fase.

As semifinais da Copa Alim Maluf começam na próxima quinta-feira, 20, no mesmo dia serão conhecidos os finalistas da competição. A decisão será realizada na sexta-feira, 21. O campeão será um dos representantes maranhense na Copa Norte 2010 de futsal.

Confira a classificação e os próximos jogos da Copa Alim Maluf

Grupo A
1º - Mac – 2j; 4pts; 1v; 1e; 0d; 2sg
2º - Fasca – 2j; 1pt; 0v;1e; 0d; 0sg
3º - Dragão – 1j; 0pt; 0v; 0e; 1d; -2sg

Grupo B
1º - Moto – 1j; 3pts; 1v; 0e; 0d; 11sg
2º - Elmo – 2j; 3pts; 1v; 0e; 1d; -9sg
3º - Faculdade São Luís – 1j; 0pt; 0e; 1d; -2sg

Próximos jogos
Quarta-feira - 19/05
19h - Fasca x Dragão
20h - Moto x Faculdade São Luis

Ideilson deve ganhar vaga no Mac

Depois de ter começado como titular na última rodada, quando o Mac empatou com o Iape em 2 a 2, o jovem Ideilson, de 20 anos, deve seguir como titular da equipe atleticana. Sua atuação agradou o técnico Arlindo Azevedo que deve dar mais uma oportunidade para o jovem talendo maqueano.

Além de ter atuado bem em campo, Ideilson deve continuar no time, mesmo com a volta dos meias Marquinhos e Aquiles. O jovem meia agradeçaa confiança que está sendo depositada nele.

“Agradeço a confiança dele (Arlindo Azevedo) e vou continuar mostrando meu trabalho em campo”, declarou Ideilson.

O Mac ainda luta por uma vaga no 4, mas segue fora da zona de classificação. A situação não incomoda Ideilson, que garante que está confiante na classificação da equipe.

“A disputa ainda está em aberto. Apesar de estarmos fora do G4 dependemos somente do nosso trabalho, não podemos abaixar a cabeça”, finalizou o meia.

JV Lideral volta a campo neste domingo

Depois de 15 dias folgando o time do JV Lideral voltará a campo no próximo domingo, 23, quando enfrenta o Nacional no Frei Epifânio. O Trator do Camaçari, que já está com a vaga garantida na decisão da Copa União, pois foi campeão do primeiro turno, mas não vem fazendo uma boa campanha no primeiro turno deve ter apenas um desfalque para este jogo.

O lateral Roniere foi expulso última partida do Tratorzão contra o Sampaio, e cumpre suspensão nesta rodada. Em compensação o meia Pelezinho pode retornar ao time, mesmo ainda não estando totalmente recuperado da lesão na clavícula, já deve ficar como opção no banco para o técnico Sandow Fecques.

O fim das paradinhas

Na última terça-feira, 18, a Internacional Board, órgão que dita as regras do futebol, proibiu a paradinha de vez. A decisão veio para salvar todos os goleiros, que já não sabiam como deter os espertinho que utilizavam do recurso para enganá-los no momento da cobrança.

A nova regra será válida a partir do dia 1º de junho e proibi a finta no momento da batida na bola, mas a finta durante a corrida será válida. Ou seja se o jogador correr pausadamente, como fazia o grande Romário, a paradinha é válida, mas se o atleta fizer a pausa no momento da batida, como fazem Neymar, Fred e até o goleiro Rogério Ceni, a cobrança terá de ser repetida, se houver gol anulado e o batedor punido com cartão amarelo.

Ao meu ver todos ganham com a decisão da Internacional Board. Primeiramente os goleiros serão “beneficiados”. O uso das aspas se justifica a partir do momento em que em uma cobrança de pênalti o batedor é aquele que tem maior chances de marcar o gol do que o goleiro defender.

Com a paradinha os goleiros eram praticamente impossibilitados de defender qualquer cobrança. Alguns caiam para o lado, enquanto que a bola continuava na marca da penalidade e o cobrador só tinha o trabalho de dá um toque sutil para o fundo do gol.

Em seguida vem o futebol. Por mais que seja difícil defender um pênalti muitos goleiros vem se especializando na área como é o caso do goleiro Bruno do Flamengo. No Brasileirão de 2009 o arqueiro rubro negro defendeu em uma mesma partida duas penalidades do santista PH Ganso, além de já ter garantido títulos cariocas ao Fla após ser herói nos pênaltis, que o diga o Botafogo.

Ou seja o pênalti volta a ter aquela velha e boa dose de emoção. O batedor tem a grande vantagem, mas dependendo do goleiro com certeza será um grande duelo.

Por fim os cameramans. Quantas vezes esse profissional que registra as emoções dos jogos não foi traído por estes “espertinhos” da bola. Alguns chegam a ficar perdidos depois dessas paradinhas e perdem até o gol. Mas agora para alívio da classe a paradinha está definitivamente proibida.

Em linhas gerais, já estava mais do que na hora da paradinha ser proibida. Uma grande decisão que a Internacional Board tomou. Como a medida entra em vigor logo no dia 1º de junho na Copa do Mundo teremos filmagens perfeitas das cobranças de penalidades.