sábado, 4 de janeiro de 2014

Eloir é o maior goleador do novo Castelão

Lado a lado: Eloir e Tiago Cavalcanti são os artilheiros do novo Castelão
O dia 12 de setembro de 2012 marcou a reinauguração do Castelão, até então fechado há sete anos. Desde então já são quase dois anos com o maior estádio do Maranhão reativado, recebendo partidas do Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e de outros torneios profissionais.

Uma nova era começou para o Castelão e nada mais justo do que iniciar uma nova contagem nos artilheiros. Considerando somente o período a partir da reinauguração, as redes do estádio já balançaram 79 vezes, com 63 gols marcados por equipes maranhenses e 16 de times de outros Estados.

Um parênteses vale ser feito para o autor do primeiro gol do novo Castelão. O dono do feito foi o atacante Cabixi, do Vilhena, que marcou diante do Sampaio, mas os maranhenses conquistaram a virada na reabertura oficial, goleando por 4 a 1, nas oitavas de final da Série D de 2012.

Ainda entre os times de outros Estados, destaque para o Macaé, que perdeu por 5 a 3, nas quartas de final da Série C para o Sampaio. A equipe do interior fluminense foi o visitante que mais balançou as redes no Gigante do Outeiro da Cruz.

Entre os destaques locais, aparece o Sampaio, liderando a artilharia entre os times, com 42 gols marcados, seguido pelo MAC e Moto, respectivamente, com nove e oito gols. E o Sampaio segue dominando a lista, quando o assunto é a artilharia do Castelão.

O atacante Tiago Cavalcanti, que deixou o clube durante a Série C de 2013, e o meia Eloir, são os atuais artilheiros com sete gols marcados. A lista dos principais goleadores ainda conta com Pimentinha, que também deixou o Sampaio durante a Série C, com seis gols.

Ainda com seis gols, aparece Casagrande, mas nenhum dos tentos com a camisa Tricolor. Em todas as vezes que o atacante balançou as redes no Castelão foi com a camisa do MAC. Em sua passagem pelo Sampaio, Casagrande ainda não marcou gols no estádio.

Fechando o ranking dos maiores goleadores, novamente um centroavante do Sampaio. Célio Codó, com quatro gols e reserva em 2013. Ou seja, os três maiores goleadores do Castelão, onde figura cinco atletas, quatro deles balançaram as redes somente com a camisa do Sampaio, enquanto Casagrande, apesar de jogar no Tricolor atualmente, é a exceção com gols marcados somente pelo MAC.

A temporada de 2014 está só começando e novamente o Castelão deverá voltar a ter a rede balançando. Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Séries D e B vão agitar o Outeiro da Cruz.