sábado, 20 de novembro de 2010

Compromisso e competência, os segredos para o triunfo do Moto

O retorno do Moto à primeira divisão maranhense foi o fruto de muito trabalho da atual diretoria rubro negra. O caminho do rubro negro na Série B maranhense não teve um início nada fácil.

No primeiro turno os dirigentes fizeram uma polêmica parceria com a empresa Futebol Internacional. Ela bancou todos os atletas daquele elenco que muitos motenses desejam esquecer.

Na primeira etapa o Moto estreou com empate em 2 a 2 com o Cordino e venceu o Sabiá por 1 a 0. Chegou à última rodada dependendo apenas de suas forças para subir à primeira divisão maranhense, o adversário era o frágil Americano.

Mas o Americano surpreendeu o Moto e derrotou o Papão por 2 a 1. Resultado que manteve o time na segundona estadual. Por causa do fracasso estourou a crise no CT do Paranã. A Futebol Internacional caiu fora sem ninguém ver e os atletas tiveram que ser dispensados, junto com a comissão técnica.

Para o segundo turno o presidente Gildo Morais teve que recorrer aos parceiros. Neste momento apareceram as figuras do diretor de futebol Wladimir Rosa e do conselheiro Edmar Curtrim.

Sem desmerecer qualquer personagem do retorno motense, o conselheiro Edmar Cutrim é o que mais merece destaque, pois acompanhou o time a todo momento, até nos treinamentos. Além disso, não deixou os salários dos atletas atrasarem e pagou metade antes do início da competição e o restante antes do duelo deste sábado.

Outro personagem, que é figurinha importante neste segundo turno é o técnico Dirceu de Matos. Sempre respeitando os adversários, apesar de sempre ser colocado como favorito. O espírito do treinador foi compartilhado pelo restante do grupo, que entrava em campo e mesmo goleando, continuava jogando como se o placar estivesse zerado. Este pode ser o segredo para a facilidade que o time teve no duelo contra o Cordino e Americano no returno.

Os fatos que começaram a acontecer a partir do segundo turno foram cruciais para a ascensão motense. O compromisso assumido pela diretoria e conselheiros e a competência do time dentro de campo fizeram a diferença na campanha da equipe rubro negra, que agora está de volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

Três jogos esquentam o campeonato maranhense

Três partidas vão movimentar o campeonato maranhense neste domingo, 18. Os jogos serão realizados em Imperatriz, Pindaré Mirim e São Luis. Todos os candidatos ao título estarão em campo para dar mais um paço rumo a taça do certame estadual.

A rodada começa com o duelo entre Nacional e Santa Quitéria, no Nagibão, às 16h. O Naça apenas cumpre tabela e faz seu penúltimo jogo na competição. A Raposa da Baixada precisa da vitória para continuar na cola dos líderes da competição. O time da Baixada é considerado a grande surpresa da competição pela excelente campanha que vem fazendo.

A rodada prossegue com dois jogos sendo realizados às 17h. No Frei Epifânio, o Imperatriz recebe o Sampaio. O Cavalo de Aço não briga mais pelo título, mas tem chances de terminar a competição na vice liderança e no caso do Iape ser campeão garante uma vaga na Copa do Brasil.

Por isso nada de moleza para o líder Sampaio, que tenta ampliar sua vantagem na liderança da competição. A equipe tricolor é a única que depende apenas de si para levantar o caneco do campeonato maranhense.

Em São Luis, no Nhozinho Santos, o Iape encara o Mac. Confronto direto entre as duas equipes que brigam pelo título. No caso de uma derrota da equipe atleticana, o time praticamente fica sem chances de brigar pelo título da competição.

Já o Iape precisa vencer seu jogo e torcer por um tropeço do Sampaio para seguir firme na briga. Apesar de ocupar a vice liderança, o Canário se vê em situação complicada por ter um jogo a mais que o líder Sampaio.

O Papão voltou!

Acabou o calvário motense na Série B maranhense. O rubro negro desta vez retornou para a primeira divisão estadual dentro das quatro linhas, obedecendo o regulamento, sem nenhum escândalo extra campo. O Moto teve trabalho mas venceu o Sabiá por 2 a 0 na noite deste sábado, 21, no Nhozinho Santos.

Antes da “final” do returno da segunda divisão maranhense, o Cordino recebia o Americano em Barra do Corda. A equipe do Americano foi pra cima e com gols de Zé Filho e Gaspar abriu a vantagem no jogo. O Cordino ainda diminuiu com Ulisses, e ficou somente nisso.

Voltando as atenções para o duelo entre Moto e Sabiá, o público fazia a festa inicial com foguetório e sinalizadores, na entrada do selecionado rubro negro em campo. A equipe de Caxias foi saudada com uma sonora vaia dos 1.820 torcedores que compareceram ao Nhozinho Santos.

Com a bola rolando o Moto dominava o adversário. Incursões pela direita, com Dailson, Rian e Israel, a equipe subia ao ataque. O Sabiá se defendia como podia e vez ou outra ameaçava a zaga rubro negra.

O elenco motense que entra para a história / Foto: Blog do Zeca Soares
O Sabiá conseguiu equilibrar o jogo e nos minutos finais do primeiro tempo fez com que o torcedor motense prendesse a respiração. Lamar adentrou a área rubro negra, mas preferiu se jogar no chão à tentar a finalização. Final da etapa inicial e o placar não se mexeu. O resultado era perigoso, mas que garantia o Moto na primeira divisão maranhense.

Na volta para o segundo tempo, o Papão continuou melhor em campo. E a superioridade rubro negra rendeu frutos aos três minutos, quando Israel deu a bola para Gilson, dentro da área, que mandou uma bomba para o fundo do gol. Explosão da torcida rubro negra, que ainda teria mais um motivo para a festa.

O segundo gol não demorou para sair. Aos sete minutos, Gilson puxou um contra ataque fulminante, deixou Rogério na cara do gol, mas o meia chutou em cima do goleiro Fagner. No rebote, Israel só tocou a bola para o fundo do gol. O Nhozinho Santos tremeu com a festa da torcida rubro negra neste momento.

Com a vantagem no placar o Moto abdicou do ataque e passou à administrar o jogo. Toque de lado, passe de pé em pé e nada de humilhar os atletas do Sabiá. Após o apito final, vitória justa do Moto por 2 a 0 e o retorno para a primeira divisão maranhense garantido.

Agora a equipe rubro negra se prepara para fazer a final da Série B maranhense com o Cordino, campeão do primeiro turno. As duas equipes já estão garantidas na primeira divisão estadual de 2011.

Campeonato pode pegar fogo após esta rodada

Neste domingo, 20, três jogos serão realizados pelo campeonato maranhense. Das seis equipes que entraram em campo, Sampaio, Iape, Mac e Santa Quitéria têm chances reais de título, Imperatriz tem chances matemáticas e o Nacional só cumpre tabela.

O Sampaio lidera a competição com 29 pontos, mesma pontuação do Iape. Na terceira posição vem o Mac com 26 pontos, e logo em seguida o Santa Quitéria com 25 pontos. Fechando a lista dos que podem ser campeões o Imperatriz, com 24 pontos.

Analisando os jogos deste domingo, dois confrontos são diretos, já que o Imperatriz encara o Sampaio e o Mac joga com o Iape. O Santa Quitéria por sua vez enfrenta o desmotivado Nacional.

Existe uma possibilidade de resultados, que não são coisas de outro mundo, que colocaria fogo no campeonato de uma vez. Se o Imperatriz, Mac e Santa Quitéria vencerem seus jogos, apenas dois pontos vai separar o primeiro do quinto colocado.

Neste cenário Sampaio, Iape e Mac teriam 29 pontos, Santa Quitéria 28 pontos e o Imperatriz com 27 pontos ganhos. Apenas um fator desequilibra esta igualdade; a quantidade de jogos de cada equipe.

Após esta rodada, Iape, Mac e Imperatriz, terão apenas mais um jogo para disputarem, enquanto isso Sampaio e Santa Quitéria ainda entraram em campo em outras duas oportunidades.

Podcast Linha de Fundo #6

O Podcast Linha de Fundo desta semana vem bem recheado. Assuntos como a possibilidade do Maranhão ser uma das sub sedes da Copa do Mundo de 2014, a decisão do returno da Série B maranhense estão em pauta.

No que diz respeito ao campeonato brasileiro destaque para o duelo dos favoritos ao título, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense. Para apimentar um comentário sobre a polêmica de rivais entregarem o jogo.

A trilha musical, com A Amizade, de Fundo de Quintal, é uma homenagem aos amigos Ricardo Otávio e Junior Goiabeira (@JuniorGoiabeira), com os quais troquei algumas palavras, acompanhadas de um bom chopp, antes de gravar este Podcast. Além deles a homenagem é válida para os demais amigos e especialmente para Raila Maciel (@RailaMaciel)


Para fazer o download deste programa clique aqui.