sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Rayllan, pouco aproveitado e uma reserva injusta no Sampaio

Rayllan, líder em assistências em 2013
Rayllan, 24 anos, promessa em 2010, realidade em 2012 e com uma grande chance em 2013 vestindo a camisa do Sampaio. Mas o meia-atacante, pouco aproveitado no Sampaio, perde espaço e justamente quando deveria ser mais explorado pelo técnico Flávio Araújo.

Tecnicamente, Rayllan briga por uma vaga no time titular com Edgar, Edmilson, Henrique e Hiltinho. Jogadores com aproveitamento inferior ao do atacante, que além de se destacar pelos gols, aparece como um dos grandes criadores de chances de gols da equipe Tricolor.

Vale lembrar que Rayllan chegou ao Sampaio somente em julho, dois meses após o início da Série C. No torneio nacional, o atacante foi utilizado em apenas seis jogos e se destcou na decisão, diante do Santa Cruz, quando saiu do banco de reservas e deu o passe para Cleitinho marcar o gol para o Tricolor, mas não evitou a derrota por 2 a 1.

Se na Série C foram poucas chances, Rayllan soube aproveitar a oportunidade na Copa Cidade, onde o Sampaio priorizou a escalação de jogadores considerados reservas. O meia teve o melhor aproveitamento entre todos os atletas do Tricolor, sendo o terceiro artilheiro do time com quatro gols e o líder em assistências na competição, com um total de 10 passes para gols.

Aproveitamento superior ao de Edmilson, que ganhou destaque por marcar os dois gols contra o Maranhão na decisão e garantir o título ao Sampaio. Em um comparativo geral, a eficácia de Rayllan pode ser comparada com a de Edgar, que disputou um total de 41 jogos, marcou 12 gols e deu seis assistências. Vale destacar que Rayllan, pelo Sampaio, fez apenas 20 jogos em 2013.

Chegou o ano de 2014 e Rayllan inicialmente sequer foi relacionado entre os reservas no amistoso contra o Juventude-MA. No Campeonato Maranhense, Edgar, Henrique e Edmilson não tem sido tão efetivos, apesar de os dois primeiros já terem balançado as redes.

Nos dois últimos jogos em que Rayllan entrou, contra o Maranhão e Balsas, criou boas oportunidades de gols, o que os escolhidos de Flávio Araújo para serem titulares não estão conseguindo fazer. Outro destaque é que com a entrada de Rayllan o time deixa de ser extremamente dependente das jogadas de bola aérea. Vale destacar que todos os cinco gols marcados pelo Sampaio, todos começaram com um cruzamento, sendo quatro pela direita e um pela esquerda.

Rayllan aparece como opção para tabelas e pode infiltrar na área, ampliando o leque de jogadas. Mas par isso, precisa de sequência, mesmo que seja, ainda entrando somente no segundo tempo, mas logo será necessário colocá-lo entre os titulares.