segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sampaio 4x2 Treze – sustos e mais uma vitória

Tiago comanda vitória do Sampaio / Foto: Douglas Junior
Jogando muito abaixo do esperado e sentindo a ausência de Arlindo Maracanã, que junto com Eloir faz o elo da defesa com o ataque, o Sampaio encontrou dificuldades para vencer o Treze. Apesar disso, o time maranhense conseguiu chegar a mais um triunfo na Série C, aproveitando os pênaltis sofridos por Pimentinha, convertidos por Tiago Cavalcanti. Entretanto, o Treze também soube explorar os espaços do contra ataque e a falha da zaga maranhense para marcar os seus dois gols no jogo.

O primeiro tempo foi com o Treze dominando os 15 minutos iniciais, explorando as jogadas com Cristian e Túlio, enquanto Tiago Chulapa jogava dentro da área. Apesar disso, com bola rolando quase nenhum perigo e chance efetiva de gol somente aos 13 minutos, quando Cristian acertou a trave em uma cobrança de falta.

O Sampaio demorou a se achar em campo e Eloir, que começou jogando pela direita, fazendo a função de Arlindo Maracanã, logo voltou para a esquerda, onde cresceu de produção, junto com o Sampaio. Entretanto, Pimentinha não estava bem, e com a boa marcação do Treze pouco produzia. O primeiro gol aos 44 minutos da etapa inicial, com Robinho aproveitando o rebote após cobrança de escanteio, reflete bem as poucas chances criadas, por ambos os lados.

Sampaio no 4-3-1-2 foi mais eficiente que o Treze, no 4-3-2-1, com Túlio voltando para apoiar Cristian no meio
No segundo tempo, as duas equipes mantiveram seus desenhos em relação a primeira etapa. No contra ataque, o Treze aproveitou para empatar com Tiago Chulapa fazendo de cobertura, com a saída errada de Rodrigo Ramos. Mas, o Sampaio voltou melhor e com o efeito Pimentinha dessa vez funcionando. Primeiro, um cruzamento interceptado com a mão de Rodrigo Celeste, que foi expulso. Pênalti convertido por Tiago Cavalcanti. Com um a menos, os paraibanos abdicaram de um atacante, para recompor o meio-campo com a entrada do volante Jê. Cristian sairia e Anderson Paim passou a fazer a ligação da defesa com Chulapa, isolado no ataque. O Sampaio ainda chegou ao terceiro gol, novamente com Tiago Cavalcanti.

Com um a menos, Treze optou por manter o estilo no meio-campo e ficar apenas um atacante, mesmo perdendo
O jogo que parecia estar definido voltou a ficar em aberto depois que o Treze chegou ao segundo gol, quando Rodrigo Ramos e a defesa maranhense tentaram afastar uma bola da área e ela sobrou na linha, apenas para ser empurrada pro fundo do gol. Apesar disso, a vitória foi coroada com novo pênalti sofrido por Pimentinha e convertido por Tiago Cavalcanti.

Taticamente, as duas equipes foram bem, com o Treze tentando explorar as subidas de Toti, mas faltou qualidade para Chulapa aproveitar as bolas cruzadas na área. Pelo lado do Sampaio, Cleitinho voltando de lesão não rendeu e com Eloir, revezando entre a direita e a esquerda, teve uma atuação abaixo do esperado, o que derrubou o ritmo frenético ao qual estamos acostumados a ver o Sampaio em campo.