quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Planejamento equivocado pode comprometer início de ano do Sampaio

Nos últimos anos, o Sampaio sempre chega ao Campeonato Maranhense cotado como o principal favorito para o título e entra nos demais torneios como um dos cotados a surpreender. Entretanto, as várias mudanças no elenco nesta temporada e o planejamento equivocado podem comprometer o início de ano do Tricolor.

A contratação de jogadores antes da definição do treinador era um prenúncio que as coisas estavam fora de ordem. Isso porque após a chegada de Oliveira Canindé cinco jogadores já foram liberados, além do goleiro Toni, que estava treinando mas ainda sem assinar contrato com o time.

Novas dispensas devem ocorrer e contratações também. Ou seja, a apresentação logo na primeira segunda-feira do ano, praticamente de nada serviu. Obviamente o departamento de preparação física ganhou tempo para recondicionar os jogadores, mas em termos técnicos e táticos, Oliveira Canindé ainda terá que esperar algum tempo para alcançar o que seria um time ideal.

Como citei anteriormente, o Sampaio perdeu todo o meio-campo e ainda não repôs com a mesma qualidade de anteriormente. Apostas são válidas, mas o time está em outro patamar neste momento e necessita de contratações que correspondam a essa nova realidade.

O certo é que esse erro pode comprometer o início de 2015 do Sampaio. Por um lado é bom porque deixará o Campeonato Maranhense equilibrado, apesar do Tricolor manter o favoritismo, mas não tão grande quanto se esperava. Por outro, uma boa campanha na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil passa a correr riscos, caso tais erros continuem sendo cometidos.

Para finalizar, vale destacar dois detalhes sobre os últimos contratados do Tricolor: o meia Maycon era reserva na rebaixada Portuguesa e o lateral-esquerdo Renan Oliveira estava Inter Turku, da Finlândia.