sexta-feira, 4 de abril de 2014

Edgar desequilibra e Sampaio coloca a mão na taça

Edgar foi decisivo no Superclássico Foto: De Jesus/O Estado
O Superclássico desta quinta-feira foi o melhor dos quatro jogos entre Sampaio e Moto disputados até aqui. E premiou também quem errou menos e teve mais atenção. Edgar foi decisivo, marcou os dois gols do jogo e deu uma vantagem importante ao Tricolor para faturar o título do segundo turno, e, consequentemente, o título estadual.

Apesar do bom futebol apresentado pelas duas equipes, os dois treinadores reclamaram da arbitragem, com faltas e pênaltis não marcados, o que ao meu ver não aconteceu. Agora tem o jogo decisivo de domingo, onde o Sampaio perde o título somente se for derrotado por dois gols de diferença, o que ainda não aconteceu nesta temporada.

Os primeiros 25 minutos do jogo foram totalmente Rubro-Negros. O Moto mantendo seu 4-3-1-2, explorando principalmente o lado direito, com os avanços de Diego Renan, Henrique e Jefferson Abreu. E foi por ali, com a ausência de marcação do Sampaio, que Henrique deixou Jefferson Abreu na cara do gol, mas carimbou a trave.

Henrique e Victor ainda teriam mais 20 minutos de muita liberdade pelo lado esquerdo do setor defensivo do Sampaio, até que Jonas passou a marcar o camisa 11 Rubro-Negro individualmente. Somente aos 25 minutos, com Bruno Chocolate e Tote finalizando é que o Sampaio passou a conseguir equilibrar o jogo.

A partir daí virou um jogo de contra ataques, principalmente para o Moto, arriscava mais nos passes longos, mas sem a mesma eficiência do início do jogo. Já o Sampaio, tentava trabalhar a bola, acuando o Moto em seu campo defensivo até achar um espaço. Foi assim que Edgar carimbou a trave também na primeira etapa que terminou sem gols.

Na etapa final, o Moto voltou melhor e com pelo menos três finalizações perigosas, mas que pararam em Rodrigo Ramos. Agora a aposta dos Rubro-Negros passava também pelas faltas, sempre perigosas com Kléo. Mas no primeiro ataque do Sampaio, Edgar, como sempre pela direita, se livrou de dois marcadores e abriu o placar.

Apesar do gol Tricolor, o Moto melhorou no jogo e passou a levar mais perigo ainda. O Sampaio, com muitas faltas próximas da área, criava as oportunidades para Kléo, mas que novamente passou em branco diante de Rodrigo Ramos. Até que o volante Pierre foi expulso por uma falta dura em Hiltinho. Com um a menos o Moto tentou ir para o tudo ou nada e foi assim, que no minuto final, Hiltinho avançou do campo defensivo, não recebeu marcação, tocou para Edgar, que fintou o zagueiro e fez o segundo gol do jogo selando a vitória Tricolor.

Números: Com os dois gols marcados diante do Moto, Edgar encerrou um jejum de 10 jogos, em três meses sem marcar gols. Até então o único gol de Edgar foi na primeira rodada do Campeonato Maranhense. No duelo com Rodrigo Ramos, Kléo cobrou cinco faltas que pararam nas mãos do goleiro.