sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Moto e Sabiá decidem o returno da Série B maranhense

Moto e Sabiá estarão em campo neste sábado, 20, para decidirem com qual equipe ficará a segunda vaga do acesso para a primeira divisão maranhense de 2011. O Cordino foi campeão no primeiro turno e garantiu a primeira vaga do acesso. O duelo entre Moto e Sabiá será realizado às 18h, no estádio Nhozinho Santos.

Mas antes deste jogo o Cordino recebe o Americano em Barra do Corda, às 17h. Como a partida não influencia na classificação, ela não teve o horário alterado. A partida será a última do Americano na competição, enquanto que a equipe de Barra do Corda ainda fará a final do certame com o campeão do returno.

Voltando para o duelo entre Moto e Sabiá, a equipe rubro negra precisa de apenas um empate para subir. Apesar da vantagem o técnico Dirceu de Matos prega o respeito ao adversário. Além disso, o time terá duas mudanças para esta partida. No lugar do volante Beto entra Davis e Zé Augusto sai para dar lugar a Rogério.

O Sabiá entrará em campo pensando somente na vitória, mas sabe que terá um time difícil de ser batido pela frente. A equipe de Caxias conquista o acesso somente se vencer o Moto, qualquer outro resultado a vaga ficará com a equipe rubro negra.

Além da briga pelo acesso, existe a briga pela artilharia da competição. O atacante Casagrande, do Cordino, lidera com quatro gols. Logo atrás estão dois motenses, o atacante Gilson e o zagueiro Paulo Sérgio, ambos com três gols.

São Luis não tem condições de ser sub sede da Copa do Mundo de 2014

Gramado do Castelão / Foto: Blog do Zeca Soares
Acabei de ler no Blog do Zeca Soares que o governo do Maranhão recebeu um ofício, encaminhado pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, comunicando o início do da segunda etapa da seleção para as potenciais sub-sedes da Copa. As sub sedes funcionam como Centro de Treinamentos, onde as equipes ficam reunidas até as datas dos jogos, treinam e realizam outras atividades.

Está sendo cogitado que São Luis pode ser uma das sub sedes da Copa, por causa do Castelão. Mas é justamente por causa do Castelão que pelo menos agora este sonho é utópico. O estádio teria de ter sua reforma concluída nos próximos anos, para se adequar ao padrão exigido pela Fifa.

Vestiários do Castelão / Foto: Blog Zeca Soares
Entretanto acreditar que o Castelão, que está fechado há cinco anos, onde já foram gastos mais de R$ 50mi e apenas os problemas estruturais e os gramados foram reparados, é algo totalmente utópico. Lógico que seria excelente a cidade de São Luis ser uma das sub sedes da Copa de 2014, mas temos de nos conscientizar que no presente momento este sonho é utópico.


No próprio Blog do Zeca Soares há outro post, onde ele mostra a situação atual do Castelão. Por causa destes fatores que afirmo neste momento que São Luis não tem condições de ser sub sede da Copa de 2014.

Lesões não preocupam Wescley

O atacante Wescley atuou somente nos primeiros 25 minutos na goleada do Sampaio por 4 a 0 sobre o Viana na última quinta-feira, 18. Entretanto foi tempo mais que o suficiente para o camisa 9 balançar as redes duas vezes e assumir a artilharia do campeonato maranhense, com 10 gols.

Wescley foi substituído, pois sentiu uma lesão no dorso do pé direito e um desconforto muscular na perna esquerda. Como eram lesões simples e o atleta não queria correr o risco de agravá-las ele pediu para ser substituído.

O artilheiro garante que as lesões não preocupam e que ele estará à disponibilidade do técnico Sandow Fecques para a próxima partida. O Sampaio lidera o estadual com 29 pontos e volta a campo no próximo domingo, 21, para encarar o Imperatriz no Frei Epifânio.

Imperatriz deve reformular o elenco para 2011

Fora do páreo que vale título estadual de 2010, o Cavalo de Aço deve ter um elenco totalmente renovado para o próximo ano. Com o campeonato maranhense de 2011 programado para começar no dia 27 de janeiro, a diretoria já começou a arrumar a casa.

De acordo com o jornal O Progresso o goleiro Batista, o lateral Almir e o meia Pitbul já foram dispensados. De acordo com a matéria o atual time do Cavalo de Aço deve ser totalmente reformulado e apenas preparador físico, Francisco Jr., deve permanecer na equipe.

Com isso é praticamente certa a saída do técnico Hugo Sales. Para assumir o comando da equipe já existe a especulação de que Fito Neves, que comandou o Imperatriz durante a Série C de 2007, retorne ao time. Entretanto ainda não existe nenhuma negociação confirmada.

Viana caiu porque quis

A goleada de 4 a 0 do Sampaio sobre o Viana enterrou a equipe da Baixada na Série B maranhense de 2011. O Leão da Baixada caiu porque quis, já que teve chances o suficiente de se garantir na primeira divisão do futebol maranhense.

A campanha do time da Baixada Maranhense foi simplesmente pífia. A equipe venceu apenas um jogo, empatou cinco e perdeu 10 vezes. Além disso, a equipe encerrou sua participação com o pior ataque da competição, somente sete gols, e tem a terceira pior defesa, com 29 gols sofridos.

Apesar destes números, se a equipe tivesse apenas mais uma vitória se livraria do rebaixamento, e oportunidades não faltaram. Apesar de ter passado praticamente todo o primeiro turno na lanterna da competição, logo no início do segundo turno a equipe deixou o posto com o Bacabal, que já era dado como rebaixado certo.

O Viana chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas não conseguiu mais pontuar na competição por pura incompetência. Enquanto os vianenses não pontuavam o Bacabal ia se recuperando, com duas vitórias, sendo uma delas inesperada. Com estes resultados, o Leão da Baixada voltou para a lanterna do campeonato na penúltima rodada e por lá ficou para garantir sua vaga na Série B maranhense de 2011.

O que mais deve deixar o pessoal de Viana chateado é o fato da equipe ter contratado nomes como Didi Cearense e Marcelo Mendes para reforçar o time nesta reta final. Didi Cearense marcou somente um gol com a camisa vianense, o que não foi suficiente para evitar o rebaixamento da equipe. Agora o Leão terá de curar as feridas e tentar retornar em 2011 para a primeira divisão estadual.