segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Iape bate o Bacabal e assume a liderança

O Bacabal perdeu mais um jogo e se complicou de vez e perdeu mais uma no campeonato maranhense. Desta vez o algoz do Leão do Mearim foi o Iape, que bateu a equipe por 3 a 1 e assumiu a liderança do estadual.

O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado, com três gols. Robson abriu o placar para o Canário, mas Glauber empatou para os donos da casa. Antes do final da primeira etapa o Iape teve um pênalti a seu favor, que foi convertido por Robson.

Na etapa final o Canário seguia pressionando, mas só balançou as redes mais uma vez. Cleilton, artilheiro do Iape e da competição, anotou mais um e sacramentou a vitória do Canário e a continuação do calvário do Bacabal.

Com o resultado o Iape chegou aos 20 pontos e assumiu a liderança da competição, que pertencia ao Santa Quitéria, com 19 pontos. O Bacabal segue na lanterna do estadual, com quatro pontos. Na próxima rodada o Canário recebe o Santa Quitéria, na próxima quinta-feira, 4, no Nhozinho Santos. No mesmo dia o Bacabal encara o Sampaio, no Correão.

Com gol de pênalti, São José vence o Mac

Em um jogo de poucas emoções o São José venceu o Mac por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, 1, no estádio Nhozinho Santos. O resultado não foi nada bom para a equipe atleticana que ainda almeja o título estadual.

O primeiro tempo da partida foi bastante monótono. As duas equipes não acertavam os passes e ia se desenhando um jogo feio no Nhozinho Santos. O único gol da partida saiu na etapa final, quando Denilson colocou a mão na bola e a arbitragem assinalou a penalidade a favor do São José.

Cláudio André foi para a cobrança da penalidade e converteu. O Mac ainda tentou chegar ao empate com várias jogadas de velocidade, mas não obteve êxito nas conclusões.

Com o resultado o São José permanece na sexta posição, mas chega aos 12 pontos, mesma pontuação do Imperatriz, que tem um gol a mais de saldo. O Mac por sua continua na quarta posição, com 17 pontos.

Na próxima rodada o São José encara o Viana na próxima quinta-feira, 4, no Nhozinho Santos. O Mac por sua vez volta a campo somente no próximo domingo, 7, quando recebe o Santa Quitéria também no Nhozinho Santos.

A complicada missão de Dirceu de Matos

O técnico Dirceu de Matos já comandou seu primeiro treino no Moto e já sabe que terá uma missão complicada pela frente. O primeiro grande desafio do treinador com certeza será entrosar este novo elenco.

Dirceu terá menos de uma semana para definir a cara do novo time rubro negro, que conta com 17 novos jogadores. Pelo que o treinador já mostrou no primeiro treino, o time base deve será montado contando com os reforços e os atletas, já conhecidos por ele.

Além disso, existe o equilíbrio da competição, que conta com Americano, Cordino e Sabiá. O Moto já viu pelo primeiro turno que não existe jogo fácil no certame, até mesmo porque todos querem subir.

No primeiro turno o Cordino quase bateu o Moto em sua estreia no certame, que terminou empatado em 2 a 2. No segundo jogo, o rubro negro suou para vencer o Sabiá por 1 a 0 e quando dependia somente de si, perdeu por 2 a 1 para o Americano e viu a primeira chance de retornar à primeira divisão maranhense escapar entre os dedos.

Para completar tem a desconfiança da torcida, que depois do fracasso no primeiro turno está com o pé atrás. Mesmo com o pouco tempo de trabalho os torcedores vão querer os resultados a partir do primeiro jogo, até mesmo porque o Papão terá apenas três jogos para definir qual rumo vai tomar, o retorno à primeira divisão maranhense ou sua permanência na Série B maranhense e um provável fechamento, mas desta vez por um tempo bem maior.

Dirceu chegou já sabendo desses problemas, agora é torcer para que o Papão retorne para onde nunca deveria ter saído. Sabiá e Americano são boas equipes, mas a tradição da camisa motense faz falta no campeonato maranhense e isso está sendo comprovado este ano com públicos, que passaram a ser ainda mais irrisórios.

Independentemente do resultado alcançado Dirceu de Matos estará com seu nome gravado na história do Moto. Se levar o rubro negro de volta à primeira divisão, entrará para o rol de heróis do Papão, mas se a equipe permanecer na segundona estadual pode ser visto como um vilão pelos torcedores.

Dirceu de Matos chega para comandar o reformulado Moto

Com a missão de levar o Moto de volta para a primeira divisão do futebol maranhense, o técnico Dirceu de Matos chegou a São Luis na madrugada desta segunda-feira, 1, e já assumiu o cargo no rubro negro. Dirceu deixou uma boa impressão no Moto, quando levou a equipe para a final do segundo turno da Copa União, no início do ano.

Dirceu de Matos comandou o Moto na Copa União / Foto: Site do Moto
Para o Moto conseguir a segunda vaga do acesso, a primeira já é do Cordino, que foi campeão do primeiro turno da Série B estadual, o rubro negro terá de conquistar o título do returno, ou ficar em segundo na classificação geral, time de Barra do Corda, também leve o título do segundo turno.

Para a disputa do returno da segunda divisão estadual o técnico Dirceu de Matos terá um outro time à sua disposição. Da equipe que disputou o primeiro turno da competição apenas os zagueiros Márcio e Alex, o goleiro Preto, o lateral Mazinho, o volante Marcinho, os meias Deivid, Rogério, Léo e Muller, e o atacante Ari permaneceram no time rubro-negro, os demais atletas foram dispensados pela diretoria.

Entretanto novos jogadores já foram contratados e a maioria já treinou sob o comando de Dirceu de Matos. Os laterais Dailson e Rian chegam somente na tarde desta segunda-feira, e o atacante Bruno Chocolate também pode pintar no CT do Paranã.

Dos jogadores procurados pela diretoria, apenas o goleiro Maurício e o volante Caio Gomes, que estão no Grêmio Maringá-PR, não foram liberados. Ambos foram indicados pelo técnico Dirceu de Matos, que comandou a equipe no início do ano.

O Moto volta a campo no próximo domingo, 7, quando estreia no returno da Série B maranhense. O jogo será contra o Cordino, no estádio Lenadrão.

Confira a lista dos atuais jogadores do Moto

Goleiro
Preto

Zagueiros
Marcio, Alex, Daniel Menezes, Paulo Sérgio, Wellington e Renato

Laterais
Mazinho, Rian e Dailson

Volantes
Marcinho, Delacy e Ferdinand, Davis

Meias
Rogério, Muller, Rogério, Zé Augusto, Pelezinho, Israel, Jadinho e Glaydson

Atacantes
Ari, Maurício, Peti e Robinho

Sandow garante Wescley no time titular

Depois da excelente atuação na vitória do Sampaio sobre o Santa Quitéria, por 3 a 2, Wescley teve sua titularidade confirmada pelo técnico Sandow Fecques. Na oportunidade, o novo camisa 9 marcou dois gols e deu o passe para o gol de Deca.

Esta foi a segunda oportunidade do atacante entre os titulares do tricolor, mas mesmo assim é o artilheiro da equipe, com cinco gols marcados. Anteriormente o atacante atuou contra o Bacabal, ainda no primeiro turno, onde balançou as redes três vezes.

O diferencial de Wescley já vinha sendo observado pelo técnico Sandow Fecques, que já vinha analisando o jogador, desde que chegou ao Sampaio.

Wescley marcou dois gols em cinco jogos / Foto: Site do Sampaio
“Vinha observando o Wescley nos treinamentos e já cogitava a sua escalação entre os titulares. Não pude realizar essa mudança antes, pois não estávamos tendo tempo suficiente para treinar” declarou o técnico tricolor, fazendo referência à carregada tabela da equipe no campeonato maranhense.

Sandow também declarou que Wescley é o tipo de atacante que dá tranqüilidade à qualquer treinador.

“Ele é um atleta que deixa qualquer treinador tranquilo. Além disso, pensa rápido, tem uma boa técnica e seu senso finalizador é bastante apurado, declarou o treinador.

Com cinco gols marcados em dois jogos, o atacante já mostrou que tem futebol de sobra para ser titularíssimo do Sampaio. Codó e Miracema não passam por uma fase muito boa e enfrentam um jejum bastante incômodo, o que custou a permanência do Sampaio na Série D.