sexta-feira, 16 de abril de 2010

Moto volta a campo contra o Santa Quitéria

Depois da eliminação, no primeiro turno da Copa União, o Moto volta a campo contra o Santa Quitéria, neste sábado, às 17h, no estádio Nhozinho Santos. A partida marca a abertura do returno da competição, que teve o JV Lideral como campeão do primeiro turno.

Para evitar o que ocorreu no primeiro turno, o Moto começou bem, mas caiu de produção, e acabou perdendo a vaga nas semifinais para o Bacabal, a diretoria correu atrás de reforços e acertou parte das contas com os seus atletas.

Para a zaga chegou o novato Paulo Sérgio, de apenas 20 anos e com passagens pelas categorias de base, do Guarani-SP e Internacional-RS. No gol rubro negro a novidade é o goleiro Eufrásio, que estava no Itapipoca-CE.

Apesar das estreias dentro de campo, a principal aposta da diretoria não está dentro das quatro linhas. O novo técnico Dirceu de Matos paranaense chega ao rubro negro com a missão de levar o Papão para as semifinais do returno, e assim tentar lutar pelo título desta etapa e garantir uma vaga na final. O técnico já assumiu o comando do rubro negro, mas vai apenas assistir o jogo da arquibancada, neste sábado.

Se no Moto o clima é de tentar uma reabilitação, no Santa Quitéria não é diferente. A equipe fez uma participação pífia no primeiro turno, onde venceu apenas dois jogos, e por pouco não terminou na vice lanterna da competição.

Mac reestreia contra o Nacional

Depois de uma campanha, longe da esperada pelos torcedores no primeiro turno, o Mac trouxe algumas novidades e dispensou vários atletas nesta fase de preparação, para ter um time com condições de disputar o título desta etapa.

E para dar o pontapé inicial, nesta nova etapa, a equipe atleticana enfrenta o Nacional, neste sábado às 19h, no estádio Nhozinho Santos. O Mac já está definido desde a última quarta-feira.

O técnico Arlindo Azevedo vai colocar a equipe para jogar no 3-5-2, e já contará com as novas contratações dentro de campo. O único desfalque do time é o meia Richardson, um dos novatos. O jogador sofreu uma lesão no amistoso contra o Americano e está em fase de recuperação.

Vale lembrar que o Nacional, mesmo com uma equipe limitada, realizou uma boa campanha no primeiro turno, onde ficou muito próximo de conquistar uma vaga nas semifinais.

Série D com 64 clubes

Acabo de ler um manifesto, interessante, no Blog http://seried64clubes.blogspot.com comentando sobre o possível aumento de times na Série D. O que eles propões é que a Série D passe a contar com 64 clubes, de modo que torne o torneio mais competitivo.

Ao meu ver a experiência seria interessante, desde que, por causa do número de times, fosse realizada nos moldes “Copa do Mundo”. Na primeira fase, os clubes seriam divididos em 16 chaves, onde jogariam em turno e returno e os dois melhores se classificariam para a fase de mata-mata.

Na segunda fase, as equipes se enfrentariam em jogos de ida e volta, no padrão da
Copa do Brasil. Gols fora de casa podendo determinar classificados, entre outros, até ser definido campeão. Assim os quatro que sobem, logicamente seriam os quatro semifinalistas.

Em contrapartida a idéia não fica tão interessante devido aos critérios sugeridos para escolher, 20 dos 64 times classificados. O que o Blog http://seried64clubes.blogspot.com propõe é que estas 20 vagas sejam preenchidas pelas melhores equipes rankeadas na CBF.

E o porque que a idéia perde força neste ponto? Pois todos sabemos que o ranking da CBF está cheio de contradições, a nível de Maranhão, o Moto foi rebaixado para a segundona estadual e está na frente do Sampaio, uma das melhores equipes do estado.

E estas contradições poderiam comprometer o nível técnico da competição, selecionando times menos aptos para a competição, afim de somente preencher a vaga.

Após colocados meu ponto de vista, gostaria saber da sua opinião leitor, até mesmo para contribuir com quem está a frente deste pedido. Deixe o seu comentário, vote na enquete ou mande um e-mail, deixando sua opinião sobre a possibilidade da Série D ser realizada com 64 clubes.

Para mais informações acessem o Blog http://seried64clubes.blogspot.com

Reunião da Copa Nordeste será nesta sexta-feira

Está confirmada para hoje à tarde, às 17h, a reunião entre os clubes que vão disputar a Copa do Nordeste 2010, que tem início previsto para 9 de junho. Segundo o presidente da Federação Norteriograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, a expectativa é que todos os 16 clubes que compõem a Liga do Nordeste estejam representados no encontro que ocorrerá no escritório de advocacia de Eduardo Rocha, presidente da Liga, no bairro de Lagoa Nova.
Na segunda-feira está marcada uma nova reunião, desta vez em Recife, entre as federações de futebol dos estados representados na competição e a Liga do Nordeste.

"As informações estão sendo esclarecidas e os clubes começam a se interessar mais pela competição. Esperamos que todos os times estejam presentes nesta reunião e possamos definir tudo sobre a Copa do Nordeste", afirma José Vanildo.

A Copa do Nordeste foi oficializada na semana passada, quando a Liga e a CBF chegaram a um acordo que permite aos clubes nordestinos realizarem a competição por pelo menos três anos. A Liga espera que a Copa possa gerar aos clubes uma cota de R$ 500 mil para cada, além de patrocinadores e renda dos jogos.

Por Bruno Vasconcelos, do Diário de Natal (via nordestebol.blogspot.com)


Com a reunião desta sexta-feira, a expectativa, principalmente dos maranhenses e piauienses, é saber como ficará a situação de seus clubes. Os dois estados não têm representantes na LCFN (Liga de Clubes de Futebol do Nordeste) e por enquanto seguem sem um time na competição regional.

O motivo alegado, para ausência dos clubes maranhenses e piauienses, pelos diretores da FCFN é que a competição já estava com o formato definido e com o número de times fechado.

Como por anos o Maranhão e o Piauí participaram da Copa Norte, por serem considerados da região norte, pela CBF, a LCFN não cogitou a entrada das equipes na competição.

Mas algum tempo depois o discurso mudou e foi dito que caso, Maranhão o Piauí, quisessem uma vaga na Copa Nordeste, apenas um representante de cada estada deveria ser indicado e este disputaria uma espécie de segunda divisão para lutar por uma vaga na competição principal de 2011. Como ainda não há nada definido, o jeito é esperar as reuniões entre os dirigentes, das equipes que vão disputar a competição, para ver o que será.

Moto ainda corre atrás de reforços

Depois de acertar com o goleiro Eufrásio, o zagueiro Paulo Sérgio e o treinador Dirceu de Matos, o Moto ainda corre atrás de reforços para a disputa do segundo turno da Copa União.

O diretor de futebol, Arthur Carvalho, revelou que há o interesse em contratar pelo menos um goleiro, um zagueiro e dois atacantes. Mas além de trazer reforços, a meta é colocar as contas em dia com os atletas da casa.

“Esperamos resolver todos os problemas financeiros e acertar as contas com nossos atletas. Mas também estamos atrás de reforços, porém está muito difícil, por causa das limitações”, declarou o dirigente.

Arthur Carvalho também falou que já atingiu o limite do que poderia ser investido no clube e agora a solução é tentar parceiras com os torcedores e os conselheiros, como ocorreu para a contratação de Dirceu de Matos.

“O Dirceu de Matos, estava nos nossos planos, mas não teríamos condições para trazê-lo agora. Somente com a ajuda de um dos nossos conselheiros (Edimar Cutrim) é que foi possível concretizar esta negociação.”

Além do título, JV Lideral conquistou a artilharia

O Trator do Camaçari mostrou que não teve pena de seus adversários e sempre que pôde deixou o carimbo na rede dos adversários. O que garantiu, ao JV Lideral, o melhor ataque do primeiro turno, com 32 gols marcados em 11 jogos.

E esses números foram alcançados graças aos seus dois atacantes, Toninho e Valdanes. A dupla foi responsável por 22 tentos, o que corresponde a 68% dos gols do time imperatrizense.

Além de ajudarem a equipe, os dois ainda foram os artilheiros do primeiro turno. Toninho, com 12, e Valdanes, com 10.