terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O caminho dos maranhenses na Copa do Nordeste

Nesta terça-feira a bola começa a rolar no Nordestão, que pela primeira vez em sua história, contará com equipes dos nove Estados da região. Com a inclusão de piauienses e maranhenses, cada um com dois times, a competição se regionaliza totalmente e apresenta o Sampaio como uma possível surpresam, enquanto o Moto tentará realizar uma boa campanha, sonhando até com uma vaga na segunda fase.

Sampaio e Sport na briga pelo primeiro lugar
Diego Souza, a estrela do Sport
Em tese, Sampaio e Sport terão um caminho tranquilo na briga pela classificação no grupo B. Atual campeão, o Rubro-Negro pernambucano entra como o grande favorito do torneio, principalmente por causa do trabalho do técnico Eduardo Baptista e por ser o único nordestino na Série A.

Para reforçar o favoritismo dos pernambucanos, aparece o elenco com destaque para o zagueiro Durval, o meia Diego Souza e o atacante Élber, este último emprestado pelo Cruzeiro. Na estreia do Pernambucano, ainda sem contar com Diego, o Leão não teve dificuldades para vencer o Santa Cruz por 3 a 0.

O Sampaio, segunda força do grupo, se não ocorrer nenhuma surpresa, brigará com o Sport pela primeira colocação. Em um ano de reformulação, já que sete titulares deixaram a equipe após a Série B, a grande aposta do time é a estrela do técnico Oliveira Canidé, campeão do Nordeste em 2013 com o Campinense. Entre os reforços, destaque para a chegada do goleiro Milton Raphael, campeão da Série C com o Macaé, os laterais Raí e Gil Mineiro, além do atacante Robert, de 33 anos.

Agora no Sampaio, Canindé busca seu segundo título do Nordestão
Coruripe e Socorrense completam o grupo. O time de sergipe, comandado por Jaelson Marcelino, chega ao torneio apostando na dupla de ataque formada por Thiago Furlan, que em 2014 defendeu o Vila Nova e o Águia, além de Casagrande, ex-Sampaio e terminou a temporada defendendo o Jacuipense, marcando cinco gols na Série D.

No Socorrense, o técnico Edmilson Santos, terá trabalho para realizar uma boa campanha no torneio. Com um elenco limitado, o lateral Jorginho, de 34 anos e há quatro temporadas na equipe, é a referência do elenco e responsável por levar perigo nas bolas paradas.

Moto quer surpreender em sua estreia
Júlio César: segurança no gol
Se o Sampaio chega como um dos favoritos para avançar no grupo B, o Moto corre por fora na briga pela classificação. Em uma chave que conta com Náutico, Salgueiro e Piauí, o Rubro-Negro maranhense esperar brigar pela segunda vaga com o Carcará do sertão pernambucano.

O Náutico, comandado por Moacir Junior, é o grande favorito da chave. Único representante da Série B no grupo, o Alvirrubro aposta na liderança e nas boas defesas do goleiro Júlio César para garantir a classificação. Além disso, o clube buscou peças no mercado, com destaque para a chegada do volante Filipe Souto, de 23 anos, do meia Patrick Vieira, de 23 anos, do atacante Stefano Yuri, de 20 anos, todos emprestados, respectivamente, por Atlético-MG, Palmeiras e Santos.

O Salgueiro, que agora conta com o comando de Sérgio China, tentará manter a tradição de conseguir boas campanhas nas últimas temporadas. Representante da Série C, Carcará do Sertão aposta nas boas atuações de Vitor Caicó e Moreilândia, no meio-campo, para conseguir uma boa campanha. Além disso, entre os reforços, destaque para a chegada do atacante Anderson Lessa, de 25 anos, com passagens pelo Náutico e Cruzeiro.

Eugênio Souza tentará surpreender com o Moto no Nordestão
Após a reafirmação no cenário Estadual, o Moto entra no seu primeiro Nordestão mirando uma boa campanha e tentando surpreender. Sob o comando de Eugênio Souza, que deixou o Tombense após a conquista do título da Série D de 2014, o Papão quer voltar a construir uma reputação no Nordeste. Para isso, aposta na habilidade do jovem atacante Henrique, de 21 anos, e conta com a chegada do volante Felipe Dias, de 21 anos, além do atacante Pedro Gusmão, de 22 anos, que estava no Atlético-PR.

O azarão do grupo deverá ser mesmo o Piauí. Comandado pelo técnico Marcão, o Enxuga-Rato terá que superar a desconfiança para fazer uma boa participação no torneio. O goleiro David, ex-Sampaio e com passagens pelo Imperatriz e Bacabal, é uma das referências do elenco. Entre os reforços, destaque para a chegada do zagueiro Matheus Diovany, formado na base do Coritiba e com passagens pelo futebol holandês, onde defendeu o Venlo, e na MLS, defendendo o Dayton Dutch Lions.