segunda-feira, 28 de março de 2011

Mac e Moto ficam iguais no primeiro clássico do ano

O primeiro clássico do ano no futebol maranhense, o Maremoto, terminou empatado em 2 a 2. Com este resultado, o Mac segue na liderança, agora com 10 pontos, e o Moto, com sete pontos, ocupa a sexta posição.

O Moto começou o jogo melhor, trabalhando bastante as jogadas pela direita. Mas o Mac, equilibrou a partida, que passou a ficar interessante. O Moto chegava no ataque, mas não a bola não chegava aos atacantes. Mas o Quadricolor, não desperdiçou a melhor oportunidade do primeiro tempo, e aos 38, Gegê, abriu o placar no estádio Nhozinho Santos.

Na volta para etapa final, logo aos nove minutos, um pênalti foi assinalado para o Moto. Gilson foi para a cobrança e converteu, para deixar tudo igual. Mas aos 17, Juninho voltou a colocar o Mac na frente do placar. O Moto não queria sair de campo com a derrota e Gilson empatou o jogo definitivamente, aos 22 minutos.

O Mac volta a campo na próxima segunda-feira, 4 de abril, para encarar o vice-líder Iape, no estádio Nhozinho Santos. O Moto por sua vez ganha um período de descanso e entra em campo apenas no dia 7 de abril, para encarar o Cordino.

Siga o Blog no Twitter

São José vence o Bacabal e se afasta do rebaixamento

O São José superou o Bacabal em 1 a 0, na noite desta segunda-feira, 28, no estádio Correão. Com a vitória, o Peixe Pedra subiu da sétima para a quarta posição, enquanto que o Bacabal segue na oitava posição, com um ponto.

Com a bola rolando as duas equipes pareciam que iam empatar, após um primeiro tempo sem gols e o segundo tempo caminhando para o mesmo rumo. Mas aos 37, Rafamar marcou o único gol do jogo e garantiu a vitória do São José.

Na próxima segunda-feira, 4 de abril, o São José recebe o Cordino, no estádio Nhozinho Santos. O Bacabal ganha um período de descanso e volta a campo apenas no dia 11 de abril para encarar o combalido Nacional.

Siga o Blog no Twitter

Iape aplica goleada histórica no Nacional

O Iape não teve nenhum trabalho para golear o Iape por 11 a 1, na noite desta segunda-feira, 28, no estádio Nhozinho Santos. Com o resultado o Canário da Ilha chegou a vice liderança da competição, com nove pontos, enquanto que o Nacional segue na lanterna, sem pontuar.

No primeiro tempo, o Iape perdeu muitos gols, para a irritação do técnico Cabrera. Mas com um gol de Rivelinho e dois de Robson, o Canário foi para o intervalo vencendo por 3 a 0.

Na etapa final, o Canário simplesmente massacrou o Nacional. Com Robson, marcando mais dois gols, Hiltinho, com dois gols, Jurandir, fazendo três e Rivelino, marcaram mais oito gols gols para o Iape. O Naça ainda balançou as redes, com Esquerdinha, marcando um belo gol.

O Iape volta a campo na próxima segunda-feira, 4 de abril, para encarar o líder Mac. Já o Nacional terá pela frente o time do Santa Quitéria, no próximo domingo, 3.

Siga o Blog no Twitter

A ditadura de 20 anos no futebol maranhense

Vivemos uma época em que ditadores estão sendo derrubados a todo o momento. Para exemplificar, vou citar os casos mais evidenciados pela mídia. No início do ano, foi o ditado egípcio Hosni Mubarak, que governava o país há 30 anos, foi derrubado após uma onda de protestos populares. Agora quem vive esse drama é o ditador líbio, Muammar Kadafi, que sofre com as revoltas populares e já vê as forças armadas, que estão sob seu comando, serem atacadas por rebeldes e pelas forças internacionais.

O texto acima é apenas uma introdução para o assunto que será abordado: a ditadura no futebol maranhense. Nesta segunda-feira, 28 de março de 2011, são completados exatos 20 anos, que Alberto Ferreira comanda a Federação Maranhense de Futebol (FMF).

Neste período o futebol maranhense viveu épocas de glórias, mas o que se vê atualmente é uma falência sem precedentes no desporto local. Clubes falidos, fechando as portas, e uma federação inexistente, que faz uma tabela “nas coxas” e aparece somente para cobrar débitos dos clubes.

De quebra esta mesma federação não apresenta uma prestação de contas e quando seu presidente é questionado sobre a existência do estatuto interno, este mesmo não sabe responder. Para melhorar sua imagem com o futebol local, Alberto Ferreira ainda fez o favor de declarar que prefere ficar em casa para ver os jogos do seu Flamengo, do que ir ao estádio acompanhar os times locais. Um tremendo papelão para o gestor do futebol maranhense.

Para “melhorar” as coisas ainda passou os jogos do domingo para a segunda-feira. Desde que me entendo por gente, domingo é sinônimo de futebol e não segunda-feira, mas Alberto Ferreira não está nem aí para isso.

Assim como o povo está derrubando ditadores políticos de longa data, é possível fazer isso no futebol. Não será fácil, mas é possível. Alberto Ferreira é um nome que não é bem vindo em qualquer roda de conversa sobre o futebol maranhense. É um dos maiores culpados pela atual fase dos nossos times. Logicamente que só chegou a este ponto, por causa da conivência de muitos dirigentes, que assim como disparam farpas contra o ditador, tem seus “débitos” com ele.

De momento, Alberto Ferreira tem seu mandato garantido até 2014 na FMF, quando serão realizadas as novas eleições para a presidente da entidade. É torcer para que até lá Alberto Ferreira seja derrubado do cargo ou não seja reeleito nas próximas eleições.

Siga o Blog no Twitter

Mac e Moto fazem o primeiro clássico do ano

Abrindo a temporada de clássicos no futebol maranhense, o Mac encarar o Moto nesta segunda-feira, 28. O jogo será realizado no estádio Nhozinho Santos, às 20h. O clássico servirá para apimentar o Campeonato Maranhense, já que será um divisor de água para as duas equipes.

O Mac vem embalado de três vitórias e com o ataque avassalador, que já marcou 16 gols. O time comandado por Arlindo Azevedo, ainda não perdeu no certame e com 100% de aproveitamento lidera a competição, com nove pontos ganhos.

Para este jogo, o técnico Arlindo Azevedo não sabe se poderá contar com o zagueiro Paulo Ricardo, que sentiu uma lesão. Caso ele não possa atuar, o treinador já definiu que Marcelo entrará no time titular.

O Moto por sua vez vem de uma derrota, e com apenas quatro pontos, vive o fantasma de uma crise. Este será o primeiro clássico do Rubro Negro, em seu retorno à primeira divisão do futebol maranhense.

O técnico Celinho tem dois desfalques para este jogo. O zagueiro Jonathan e o volante Fabinho foram expulsos no último jogo. Com isso o zagueiro Marcelo e o volante Dellacy, entrarão no time titular do Papão.

Ficha técnica

Maranhão: Raimundão, Denílson, Paulo Ricardo (Marcelo), Deivid e Miranda; Gegê, Deco, Juninho e Tupã; Rafael Luan e Naôh
Técnico: Arlindo Azevedo

Moto: Jairo, Marcos Oliveira, Alex, Marcelo e Rigo; Davis, Dellacy, Rogério e Pelezinho; Dilton e Gilson
Técnico: Celinho

Local: Estádio Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 20h
Arbitragem: Marcelo Bispo Nunes Filho
Assistentes: Roberto da Costa e João Fonseca de Sousa

Siga o Blog no Twitter

Iape recebe o desesperado Nacional

Na noite desta segunda-feira, 28, o Iape recebe o Nacional no estádio Nhozinho Santos, às 18h. Enquanto o Canário da Ilha entrará em campo com a meta de igualar a pontuação do líder, Mac, o Naça ainda tenta conquistar seu primeiro ponto no Campeonato Maranhense.

Para este jogo o técnico Cabrera não poderá contar com o zagueiro Daniel, que teve que viajar para Brasília, por motivos pessoais. Com isso, Pires será recuado para a zaga e Tica vai ganhar a vaga no meio campo.

No Nacional, o técnico e presidente Caetano Alves espera surpreender o Canário apesar das dificuldades. Mais uma derrota nesta segunda-feira, complica ainda mais a situação do Naça, que em cinco jogos ainda não pontuou.

Siga o Blog no Twitter

Bacabal e São José fazem o jogo dos desesperados

Ocupando as últimas posições do Campeonato Maranhense, Bacabal e São José entram em campo nesta segunda-feira, 28, no estádio Correão. As duas equipes brigam para fugir das últimas posições e afastar o risco do rebaixamento.

O São José venceu o Nacional na última rodada e soma quatro pontos no certame. A equipe ocupa a oitava posição do Campeonato Maranhense. Logo abaixo do Peixe Pedra, vem o Bacabal, com um ponto, que ainda não venceu na competição.

Uma vitória deixa o Peixe Pedra longe da zona de rebaixamento, o que aumentaria o drama do Bacabal. O Leão do Mearim necessita da vitória para não ficar isolado na zona de rebaixamento, ao lado do Nacional, que ainda não pontuou na competição.

Siga o Blog no Twitter