quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sampaio goleia o MAC e praticamente assegura o título da Copa União

Na noite desta quinta-feira (1) o Sampaio goleou o MAC por 7 a 1 e praticamente assegurou o título da Copa União. Apesar de ser a decisão do returno, como o Tricolor foi campeão do primeiro turno, com a confirmação do título, o Tricolor assegura a conquista por "arrastão" do certame e garante ao Santa Quitéria, vice-campeão geral a segunda vaga do Estado na Copa do Brasil de 2012.

O jogo começou equilibrado, mas logo aos sete minutos, após cobrança de falta de Kleber Bambam, Lucas cabeceou no canto de Rodrigo Ramos para inaugurar o placar. Após o gol o Sampaio pressionou em busca do empate, até que aos 20, Mimica sofreu pênalti e na cobrança Arlindo Maracanã deixou tudo igual.

Aos 27, Paulo Ricardo cometeu novo pênalti e acabou sendo expulso. Na cobrança Arlindo Maracanã virou o jogo. Com um a mais, o Tricolor ampliou a vantagem, aos 31, com Cleiton mandando uma bomba para fazer o terceiro do Tubarão. Ainda na primeira etapa, aos 36, Edgar marcou o quarto gol Tricolor.

Com um homem a mais em campo, o Sampaio voltou melhor para a etapa final e aos nove, Junior Chicão fez o quinto do Tricolor. Eloir ainda marcou o sexto e Chicão ainda fez o sétimo para fechar o placar no Nhozinho Santos.

Com o resultado o Sampaio ampliou a vantagem na final do returno e só perderá o título se for goleado por sete gols de diferença. A segunda partida da final será realizada na próxima segunda-feira (5) no Nhozinho Santos.

Ficha técnica

Maranhão: Raimundão; Dailson (Marcelo), Paulo Ricardo, Lucas e Denílson; Deco, Francisco Junior, Curuca e Kleber Bambam (Hiltinho); Alberto e Gilson (Jhoninson)
Técnico: Arlindo Azevedo

Sampaio: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Germano e Deca; Luiz Maranhão (Marcus Vinícius), Eloir (Pedro Junior), Kleo e Cleiton; Edgar (Jonatan) e Junior Chicão
Técnico: Josué Teixeira

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 20h15
Arbitragem: Mayron Frederico dos Reis Novaes
Auxiliares: Roberto da Costa e José Carlos Alves Pereira

CBF confirma Copa do Brasil com 80 clubes e Copa do Nordeste, sem maranhenses e piauienses

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (1), o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou as mudanças na Copa do Brasil para 2013 e a volta da Copa do Nordeste. A Copa do Brasil passará a ter 80 clubes, incluindo os times que disputarem a Libertadores e servirá como critério de classificação para a Sul Americana. Sobre a Copa do Nordeste, Maranhão e Piauí foram excluídos da competição.

Teixeira divulgou que a Copa do Nordeste contará com 16 clubes (ABC, América-RN, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, CRB, CSA-AL, Confiança, Fortaleza, Fluminense de Feira de Santana-BA, Náutico, Santa Cruz-PE, Sergipe, Sport, Treze-PB, Vitória). Os clubes serão divididos em quatro grupos, onde os dois melhores de cada avançam para as quartas de final, até ser definido o campeão. A competição já está garantida pelos próximos 10 anos, além de dar ao campeão uma vaga na Sul Americana.

Sobre a Copa do Brasil, o campeonato agora não será realizado somente no primeiro semestre. A competição começará em março e sendo encerrada apenas em novembro, contando com a participação de 80 clubes, entre os quais os times que disputarem a Libertadores.

A Copa do Brasil terá uma “primeira fase” envolvendo os 80 clubes, até ficarem apenas 10 equipes. Estas se juntarão ao seis times que disputaram a Libertadores, já que esta fase será realizada após a competição continental, iniciando as oitavas de final da competição. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas.

Outra mudança ocorrerá no sistema de classificação para a Sul Americana. A partir de 2013 apenas quatro brasileiros participarão da competição. O critério de classificação deixa de ser o Brasileirão, passando à serem indicados os clubes eliminados na Copa do Brasil, antes do início da Sul Americana, e irão os quatro clubes, que tiveram melhor desempenho no Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Alegando cansaço, Lenílson deixa o Sampaio

Lenilson estreou bem, perdeu espaço e deixa o Sampaio
O meia Lenílson, que havia acertado com o Sampaio para a disputa da Copa União, não faz mais parte do elenco Tricolor. O meia alegou cansaço e necessidade de férias e com isso pediu dispensa da equipe.

Lenílson chegou ao Sampaio ainda no primeiro turno da Copa União e estreou no segundo jogo da final, contra o Imperatriz. Logo na estreia, o meia entrou no segundo tempo, fez um gol de falta e deu o passe para outro gol. No decorrer do returno Lenilson chegou a atuar como titular, mas acabou perdendo espaço no time.

Nos últimos jogos, quando houve a necessidade de um meia, o técnico Josué Teixeira deu preferência à Kleo e Pedro Junior, que tem atuado como meia nos treinos e na última partida, quando foi titular foi bastante elogiado pelo treinador. O futuro de Lenílson ainda é incerto, mas o jogador já teria uma proposta do Guarani de Juazeiro, que será comandado pelo técnico Vinícius Saldanha.

Nova Junta Governativa do Imperatriz deverá ser apresentada no sábado

Carlos Eduardo deixou a presidência da Junta Governativa
Após encerrar o mandato da Junta Governativa, comandada pelo presidente Carlos Eduardo, o Imperatriz praticamente já tem uma nova diretoria definida, apesar de não terem sido realizadas as eleições do clube. Entretanto, assim como na última temporada, o Cavalo de Aço seguirá sendo comandado por uma Junta Governativa, enquanto não houver as eleições para presidente do clube.

O presidente da nova Junta Governativa será Edvaldo Cardoso, e Alex Santos será o vice-presidente. Os demais membros da nova diretoria serão anunciados somente no próximo sábado (3), quando está prevista a posse do novo comando do Cavalo de Aço.

A nova diretoria terá que começar à trabalhar com urgência na montagem do novo elenco para 2012, já que muitos jogadores devem deixar a equipe. Além disso, com a saída do técnico Vinícius Saldanha para o Guarani de Juazeiro, a prioridade será a contratação de um novo treinador para o clube.