terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Investir na base é preciso

Hoje tive uma breve conversa com Roni, um dos diretores do Fasca. O clube, que tem dois jogadores indo para o futebol carioca, é um dos principais reveladores de jogadores no estado. Mesmo com vários exemplos por todo o país e no mundo, os clubes maranhenses ainda não perceberam que investir na base é necessário.

Roni, comentou que o Sampaio queria levar o Ronaldo e o Kerlisson, os dois que estão indo para o futebol carioca. O dirigente do clube relatou que quando os garotos estavam surgindo o tricolor não deu a mínima e agora que já estão acertados com outros clubes, o Tubarão gostaria de integrá-los ao elenco.

Isso mostra que a maioria dos clubes maranhenses ainda estão sem visão de futuro. Esta parcela que está na elite não enxergou que investir em novos talentos é garantia de retorno, isso porque após o surgimento desses garotos, eles são valorizados e há um retorno que cobre os gastos que foram feitos.

Só fogem a esta regra apenas dois clubes: o Mac e o JV Lideral. Ambos possuem uma base forte e bem estruturada. O JV Lideral foi campeão maranhense em 2009, mesclando os jogadores de revelados no clube com outros experientes, e ao que tudo inidica este ano a fórmula será repetida.

Já o Mac, continua cometendo o mesmo erro, apesar de revelar bons jogadores. O problema é que o clube attleticano coloca todo o seu time com garotos de até 23 anos, e a maioria não tem como competir com homens já formados acima de 26 anos. Se conseguir mesclar a sua base com experiência, o Bode da Ilha tem tudo para dar muitas alegrias a seu torcedor

Fasca: revelando talentos para o futebol

Uma das várias escolinhas de futebol em São Luis, a Desportiva Fasca merece um destaque especial. Uma escolinha de futebol voltada para os garotos da comunidade da Vila Isabel e adjacências, trabalha além do caráter esportivo, também no caráter de cada um de seus atletas, como pessoa. O Fasca, que inicialmente era voltadosomente para o futsal, teve de ampliar sua area de trabalho para o futebol de campo. Além dessas modalidades a desportiva ainda conta com time de basquete, futebol feminino, grupos de capoeira, entre outros.

Em seu primeiro ano no futebol de campo, o Fasca realizou uma parceria com a Desportiva, outra escolinha de futebol. A união foi realizada com o intuito dos garotos do Fasca poderem disputar as competições de campo. Daí o atual nome, Desportiva Fasca, que na primeria competição de campo, a Copa Cefama sub-15, já garantiu o título de campeã, desbancando equipes mais tradicionais como o Sampaio, Cefama, entre outras.

Como demonstração da força do trabalho nas categorias de base, dois de seus jogadores, Ronaldo e Kerlisson, estão de malas prontas para o futebol carioca. Ronaldo já está garantido no time do Madureira e estava passando as férias em São Luis, e Kerlisson vai tentar uma vaga no time do Botafogo, em uma peneira que será realizada no time de General Severiano.

Além destes dois atletas, outros nomes, alguns bem carimbados pelo futebol brasileiro, saíram da escolinha do Fasca. O nome que mais fez sucesso até o momento foi o meia Pituca, atualmente no Atlético-GO, e com passagens por Brasiliense e outros clubes do país. Mais um nome bem conhecido que foi revelado na escolinha é o volante Deco, que atualmente defende o Moto.

Com este histórico de mostrar jogadores para o mundo esportivo é que o Desportiva Fasca espera atrair mais atenção dos empresários e do governo. O clube atualmete conta somente com o apoio da Alumar e cobra de seus jogadores uma taxa simbólica de R$10,00, que os garotos pagam quando teem condições. Outro diferencial do Fasca é o apoio escolar dado aos seus atletas.

Vários garotos do grupo da Desportiva Fasca estão regularmente matriculado em escolas particulares de São Luis. O colégio Paralelo é a escola com maior número de jogadores matriculados, ao todo são nove jogadores que são da categoria infanto e infantil.

Visando melhores tempos para os garotos do time, a direção da Desportiva Fasca garantiu que este ano estará em todas as competições das categorias de base. Essa motivação é resultado do título conquistado a algumas semanas. Sendo um dos menos cotados para levar a Copa Cefama, o Fasca foi lá e ficou com o caneco. Agora a preparação é voltada para a Copa Cefama sub-13, que deve começar em maio.

JV Lideral enfrenta o Águia-PA

Continuando a preparação para a Copa do Brasil, o JV Lideral enfrenta hoje às 19h, no estádio Zinho de Oliveira, a equipe do Águia de Marabá-PA. O jogo é mais da série de amistosos que a equipe está realizando afim de se preparar para a Copa do Brasil.

O JV Lideral fará sua estréia na Copa do Brasil contra a Ponte Preta. O jogo que será realizado no dia 10, ainda pode ser transferido para o Nhozinho Santos, em São Luis.

Sampaio não sai do 0 a 0

O amistoso de ontem entre Sampio e a Seleção de Codó, realizado no estádio Renê Bayma, não saiu do 0 a 0. Um jogo muito equilibrado, por ambas as partes. No primeiro tempo o Sampaio entrou com todos os reservas e apenas no segundo tempo os titulares entraram em campo.

O jogo serviu para o treinador Edson Porto analisar quem deve entrar em campo, no dia 10 de fevereiro contra o São Domingos-SE, em jogo válido pela Copa do Brasil. Antes da estréia na competição nacional o Sampaio ainda realiza um amistoso contra o Flamengo-PI, no dia 31 de janeiro, as 17h no estádio Albertão.

O amistoso que deve contar com a apresentação do atacante Jardel, no rubro negro piauense, terá a transmissão da TV Meio Norte.