quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CBF divulga ranking de clubes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira, 8, o ranking de clubes da entidade. Os números levantados pela CBF são contestados, quando comparados com os números do Ranking da Revista Placar, divulgados em todo o início de ano.

Esta contestação ocorre, pois o ranking da CBF não considera os campeonatos estaduais e nem as competições internacionais. Apenas a Copa do Brasil e as quatro divisões do campeonato brasileiro.

De acordo com o ranking da CBF o Moto é o melhor clube maranhense, ocupando a 59ª posição, com 304 pontos. Em seguida, na relação dos maranhenses, aparecem Sampaio, com 264 pontos, em 64º e o Mac é o terceiro melhor clube do estado, sendo o 80º colocado na classificação com 166 pontos.

O JV Lideral, campeão maranhense de 2009 e que também participou da Copa do Brasil e da Série D de 2010, tem apenas três pontos no ranking e ocupa a 295ª posição.

A classificação dos maranhenses no ranking mostra os motivos da contestação do ranking. O Moto, que disputou a Série D em 2009 e este ano disputou a Série B estadual, continua a frente do Sampaio, que foi campeão estadual e disputou a Série C, em 2009, e a Copa do Brasil e a Série D, em 2010.

Outro dado que mostra o nível do ranking é o fato do JV Lideral ter sido campeão maranhense em 2009, mas tem apenas três pontos no ranking. A pontuação do tricolor do Camaçari é a mesma de Bacabal e Caxiense, este último nunca foi campeão estadual e no caso do Leão do Mearim a equipe não faz boa temporada nos últimos tempos, mas tem um título maranhense.

Um último detalhe é que como o ranking considera apenas as competições nacionais, o Iape e o Santa Quitéria, que nunca disputaram uma competição nacional, não são rankiados. Vale lembrar que o Iape foi campeão da Copa União e fará sua estréia em competições nacionais em 2010, quando estreará na Copa do Brasil.

Confira a classificação e a pontuação dos maranhenses no ranking da CBF

59 – Moto – 304 pontos
64 – Sampaio – 264 pontos
80 – Mac – 166 pontos
136 – Imperatriz – 43 pontos
271 – Bacabal – 3 pontos
271 – Caxiense – 3 pontos
295 – JV Lideral – 3 pontos
295 – Santa Inês – 2 pontos
295 – Viana – 2 pontos
350 – Chapadinha – 1 ponto
350 – Coroatá – 1 ponto
350 – Tocantins – 1 ponto

Siga o Blog no Twitter

Desmanche no Imperatriz é por atacado

Diferentemente do Moto, que está perdendo um jogador por vez, o Imperatriz vai perdendo atletas ao monte. Desde o término do campeonato maranhense já foram sete atletas que deixaram o Cavalo de Aço, além do técnico Hugo Salles.

Valdanes acertou a sua ida para o Chapecoense-SC, Dida foi dispensado e provavelmente não deve voltar, Leandro Mineiro, junto com o técnico Hugo Salles, acertaram com o Vitória da Conquista-BA.

Desta vez foram quatro jogadores que acertaram com o Coruripe-AL. O zagueiro Nilson Paraíba, o volante Cristiano, o meia Rubens e o atacante Lindoval, vão defender as cores do Verdão Praiano no campeonato alagoano de 2011.

Pelo visto a diretoria, que ainda não está definida, do Cavalo de Aço terá muito trabalho para montar a equipe cavalina que disputará o campeonato maranhense de 2011.

Siga o Blog no Twitter

Painel para obter recursos e incentivo para o futebol maranhense

O presidente da Câmara de Vereadores de São Luis, Isaias Pereirinha, que também é presidente de honra do Iape, está agendando um painel para discutir a atual situação do futebol maranhense. O presidente da casa estuda a possibilidade da discussão ser realizada logo na próxima quinta-feira, 16, com caráter de urgência.

Além dos dirigentes dos clubes, o prefeito de São Luis, João Castelo, a governadora reeleita, Roseana Sarney e representantes da iniciativa presente estarão presentes. Pereirinha ressalta que um dos objetivos do painel é pressionar os governantes e a iniciativa privada, afim de que estes dêem mais apoio aos clubes maranhenses.

De acordo com Pereirinha a discussão deve começar às 10h.

Siga o Blog no Twitter

Desmanche no Moto

Já foram três e agora mais um deixa o Moto. Depois do volante Marcinho e o meia Zé Augusto, partirem pro Guarani de Juazeiro-CE, o zagueiro Paulo Sérgio, tomar o caminho do Remo-PA, agora é a vez do lateral Dailson deixar o Moto.

Dailson, que também foi peça fundamental do Moto na Série B maranhense, acertou com o Pão de Açúcar-SP, que disputa a Série A2 do campeonato paulista. O lateral viajou na madruga desta quarta-feira, 8, para se apresentar ao seu novo clube.

Com as atuais baixas o Moto já perdeu basicamente a espinha dorsal do time campeão da segunda divisão maranhense e que tinha plenas condições de encarar qualquer equipe da primeira divisão estadual. Resta saber se as reposições que a diretoria deve fazer responderão a altura dos que estão deixando o Papão.

Siga o Blog no Twitter