quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pimentinha: uma boa aposta para a Série B?

Desde setembro, Pimentinha jogou apenas oito partidas
A quarta-feira foi movimentada no Sampaio com a apresentação do meia Márcio Diogo e a confirmação do retorno de Pimentinha ao Tricolor. Entretanto, valeu a pena todo o esforço e a novela criada para a volta do jogador de 26 anos, que fundamental na conquista da Série D e em parte da Série C?

Vamos aos fatos: desde que saiu do Sampaio para o São Caetano, em setembro de 2013, Pimentinha disputou apenas oito jogos, além de aparecer relacionado em outras seis ocasiões no banco de reservas. Uma média de um jogo por mês. Outros fato importantes é: desde o dia 8 de fevereiro, quando entrou durante o jogo contra o Batatais pela Série A2, Pimentinha não jogou mais nenhuma partida oficial. São três meses sem entrar em campo para um jogo.

Outro fato que chama a atenção é que desde o dia 11 de agosto de 2013, quando o Sampaio venceu o Fortaleza em São Luís, Pimentinha não marca um gol. Naquela ocasião, o Tricolor maranhense triunfou por 2 a 1 com um dos gols do atacante.

Com estas informações em mãos nota-se que o Sampaio terá dois grandes desafios pela frente: recuperar o jogador fisicamente e fazer com que volte a jogar o seu bom futebol. Mesmo no auge de sua forma, creio que Pimentinha não pode ser visto como um reforço para a Série B. É mais uma contratação que chega para compor elenco, diferente de jogadores como Willian Simões, Edimar, Valber e David Batista, que comprovaram o porque de serem reforços. (Aproveito e sugiro o texto do Flávio Meireles: Contratatação é contratação; reforço é reforço)

Opinião: o esforço feito para contar com Pimentinha de volta ao Sampaio, o que certamente não saiu barato, poderia ser utilizado em outro atleta com potencial, como por exemplo Douglas Tanque, de apenas 20 anos e com um potencial de evolução, diferente de Pimentinha, que aos 27 anos, não indica que evoluirá. Além disso, muitos esperam que o atacante desequilibre na Série B como foi na Série C. Mas vale lembrar, que em sete jogos pelo São Caetano, Pimentinha não conseguiu ser tal fator de desequilíbrio, tanto que acabou perdendo a titularidade.