terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que vai mudar?

Eliminado na Série D, resta ao Maranhão começar o planejamento visando 2014 para evitar o fiasco nacional que ocorreu em 2013. O time que foi campeão maranhense com méritos não soube se comportar quando disputou a Copa do Brasil e a Série D. Na primeira, derrota por 2 a 0 para o fraco Bahia e eliminação no jogo de ida.

Na Série D, embalado pelo título estadual, o time atleticano não se encontrou. Algo não deu liga para o MAC no torneio. Cinco jogos, dois empates e três derrotas. Nenhuma vitória, que esteve perto em duas ocasiões, mas a equipe não soube administrar. Agora é juntar os cacos e mudar.

Mas mudar o quê? Comissão técnica? Jogadores? Ao que tudo indica após a Série D, uma limpa deve ser feita no elenco. Jackson, principal contratação do ano, não correspondeu até agora. Casagrande, que chegou como mais um, deu resultados, não a toa é artilheiro da equipe com 16 gols na temporada.

Alguns jogadores não tiveram o trabalho reconhecido, como Elton, que tem futebol para ser titular mas fica no banco de reservas. Leomar, um que era só mais um, virou o principal zagueiro do time. Três jogadores que com certeza devem ser mantidos no elenco. Mas algumas peças devem mudar.

Não só peças. A mentalidade da diretoria atleticana tem que mudar. Do que adianta ser campeão estadual e vergonha nacional? No papel, o time atleticano tem bons valores, que agregado com dois ou três jogadores de ponta, torna a equipe um trabalho para os rivais. Mas a chegada dessa qualificação depende justamente da mudança de mentalidade da diretoria. Agora é esperar a Copa Cidade e o ano de 2014 começar para saber qual será o Maranhão da Copa do Brasil. Até aqui sinais muito preocupantes.