domingo, 20 de outubro de 2013

Sampaio 5x3 Macaé - jogo de muitos espaços

Jogo teve muita velocidade / Paulo Tarso Jr./Imrante.com
Um jogo de muitos espaços. Assim pode ser definido o confronto entre Sampaio e Macaé, que terminou com a vitória maranhense por 5 a 3. Tantos espaços, que proporcionaram ao torcedor oito gols, sendo cinco deles somente no segundo tempo. Venceu o time mais objetivo, mas que recuado, quase viu uma goleada ser destruída pelo rival.

As duas equipes entraram em campo postadas no 4-2-3-1 sem medo de atacar. Ambos usavam o setor direito de seus ataques para criar boas chances e assim o jogo foi se desenhando. No primeiro tempo, o Sampaio praticamente não conseguiu invadir a área do Macaé. Daí, a necessidade de arriscar os chutes de fora da área.

Foi assim que Leandro Kível abriu o placar aos sete minutos. O gol do Macaé contou com a ineficiência defensiva de Airton, sendo explorada por Valdir, que cruzou rasteiro para William marcar. O Sampaio chegou ao 2x1 novamente com Lucas, que saiu da esquerda, centralizou e chutou. Movimentação que o meia tem feito desde sua chegada ao Sampaio.

Os dois times deixaram espaços para os ataques armados no 4-2-3-1
O placar refletia até então o jogo, que era muito equilibrado. Mas o segundo tempo foi de um Sampaio fulminante em 16 minutos. Novamente os gols saindo devido a grande movimentação do time maranhense. A jogada do terceiro contou com uma movimentação muito utilizada pelo time.

Cleitinho, que estava atuado centralizado na linha dos três meias, voltou para antes do meio-campo, tocou para Toti, que subiu como um ponta-direita. Ribinha, já ocupava o meio e tabelou com Toti, no momento da inversão. Tabela decisiva para o lateral invadir a área e fazer 3 a 1.

No 4 a 1, Ribinha recebeu uma bola invertida da esquerda para a direita e cruzou, Lucas já estava atuando como um dos atacantes no 4-4-2 em linha do Sampaio. Kivel tentou o chute, mas o goleiro defendeu. O rebote foi explorado por Lucas, que converteu o gol. O Sampaio era obrigado a buscar os ataques pela direita, já que nas esquerda, Valdir praticamente conseguiu anular as ações de Airton. Novamente da direita começou a jogada do quinto gol. Cruzamento de Ribinha e Kível sofre pênalti. Eloir faz o 5x1.

Goleada construída aos 16 minutos do segundo tempo. Com o placar, Flávio Araújo preferiu fechar o time. A equipe passou do 4-2-3-1 para o 4-3-1-2, chamando o Macaé para o seu campo. Johildo entrou no lugar de Ribinha e atuava como um volante central na linha de três antes da defesa. O Macaé começou a chegar. Tentava explorar as jogadas pelos lados, mas pelo meio que o time obteve resultado. Johildo perdeu a bola no meio-campo, que foi lançada para Marcelo. O meia arriscou de longe e diminuiu. Mesmo perdendo por 5x2 o Macaé mantinha seu estilo de jogo, o que deixava o jogo aberto para as duas equipes.

Sampaio migrou para 4-3-2-1 chamando o Macaé para o campo de ataque
 Entretanto, o Sampaio escolheu somente se defender enquanto o time fluminense atacava. Pressão que resultou no terceiro gol do Macaé, quando Norton tabelou com Johildo, novamente pela zona central, onde Johildo deveria dar um suporte maior, e invadiu a área para fazer o terceiro.

O jogo era aberto. Quando o Sampaio escolheu atacar conseguiu seu resultado. A partir do momento que optou por segurar o jogo, faltando 25 minutos para o fim da partida, sabia que teria que enfrentar uma pressão de uma equipe que não tinha medo de atacar, mesmo sendo goleada. O que poderia ser uma ampla vantagem, agora é uma vantagem mínima.

O Macaé, que até aos 38, precisaria golear os maranhenses por 4 a 0 na volta, agora pode conquistar o acesso com 2 a 0. No Moacyrzão, se Flávio mantiver a escalação no 4-2-3-1, novamente devemos observar um jogo cheio de espaços e com emoção até o minuto final.