domingo, 5 de maio de 2013

Desde 2009, artilheiros do Campeonato Maranhense foram negociados

A concretização da negociação entre Pedro Gusmão e Atlético-PR é a sétima transferência envolvendo artilheiros do Campeonato Maranhense, desde 2009. O dado revela a atenção de outros centros envolvendo os clubes maranhenses, uma vez que independentemente do clube, estes jogadores tem deixado o Estado.

Para isso, basta observar a movimentação dos artilheiros nos anos anteriores. Lindoval e Hilderlando foram artilheiros, respectivamente, por Imperatriz e Santa Inês, mas não deixaram o Estado, o que não aconteceu com André Lima, que foi artilheiro pelo Sampaio e logo após o Estadual deixou o clube.

Entretanto, em 2009, com o título do JV Lideral, Romarinho (13 gols), que foi artilheiro e Valdanes (10 gols) deixaram o clube logo após o fim do Estadual. Romarinho seguiu para o futebol sueco, onde está até hoje, enquanto Valdanes foi para o Duque de Caxias. Em 2010, Quirino foi o artilheiro pelo Santa Quitéria, com 13 gols, e seguiu para o futebol potiguar. Mas a principal transferência foi do vice-artilheiro Wescley, que marcou 11 gols pelo Sampaio e foi para o Atlético-PR.

Em 2011 foi a vez de Naoh balançar as redes 11 vezes pelo MAC e partir para o Salgueiro. No ano seguinte, o primeiro a deixar o Estado foi o vice-artilheiro Rogério (11 gols) trocar o Viana pelo São Caetano e no fim do ano, Ulisses (16 gols) deixar o Cordino para acertar com o Grêmio Osasco.

Em 2013, Gusmão mantém a escrita, com a transferência já acertada com o Atlético-PR. Dificilmente o atacante do Bacabal também não será o artilheiro do Estadual, já que soma 15 gols, quatro a mais que o vice-artilheiro Lindoval, do Imperatriz, que apesar de estar na final do Estadual, corre o risco de ficar fora das semis do returno.