quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nacional e Iape vão jogar no Nhozinho Santos

O jogo Nacional e Iape que seria realizado no Artemas Santos, o Binezão, em Santa Inês, foi transferido para o Nhozinho Santos em São Luis. A transferência do local da partida foi feita devido às faltas de condições para a realização da partida no Binezão.

O confronto válido pela primeira rodada da Copa União, seria realizado as 17h, mas devido a mudança de local, o jogo será a preliminar de Sampaio e Imperatriz. Com isso a partida passa para as 15h.

Campeonato Master de Beach Soocer

Devido ao grande sucesso do Interbairros de Beach Soccer, a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) vai organizar o I Interbairros Master da modalidade. A competição vai contar com apenas 16 equipes.

Para participar do Interbairros Master a equipe deve contar com atletas acima dos 38 anos e no ato da inscrição pagar uma taxa de R$50,00. As inscrições podem ser feitas na Arena da Lagoa da Jansen ou através do número 3217-4050.

O prazo para efetuar as inscrições vai até o dia 12 de março. Além das medalhas e troféus, haverá premio em dinheiro para os finalistas do certame.

Além da competição para a Categoria Master, a FMBS vai organizar um classificatório para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMS). Neste torneio eliminatório estarão presentes as categorias, infantil (12 a 14 anos), infanto (15 a 17 anos) e juvenil (18 a 20 anos).

O torneio também terá vagas limitadas e os interessados devem procurar a FMBS até o dia 4 de março. No ato da inscrição é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de R$30,00.

Preview Copa União 2010


A Copa União, que começa no próximo domingo, 21, vai substituir a Taça Cidade e transferiu o campeonato estadual para o segundo semestre. A competição contará com dez times e defini um dos representantes maranhenses na Copa do Brasil de 2011.

O certame começa após muita confusão, por parte da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e pelos clubes. Alguns não sabiam se iam participar ou não da Copa União, mas resolveram entrar na disputa. Por sua vez, outros já estavam confirmados, mas saíram em cima da hora.

A competição será realizada em dois turnos, onde todos jogam contra todos. Na primeira fase, de cada turno, se classificam quatro times para a semifinal. O campeão do primeiro turno disputará a final, em jogo de ida e volta, contra o campeão do segundo turno.

Caso o campeão do primeiro e segundo turno seja o mesmo, não haverá a necessidade da realização de uma final. Veja como os clubes devem chegar para a disputa do primeiro campeonato, de 2010 no estado:

Bacabal

Após um ano de 2009 sem muito que comemorar, a torcida do Bacabal, deve passar, pelo menos o primeiro semestre, sem ver o time conquistar um campeonato. Na última competição do ano passado, a Taça Cidade, a equipe do Bec não fez uma grande campanha e foi apenas o sexto colocado, entre sete equipes que participaram da competição.

Na Copa União, o Leão do Mearim, deve contar com um time formado por jogadores da base e outros selecionados em peneiras na cidade. Além disso antes do início da competição, o ex-técnico Dentinho pediu demissão, devido a falta de estrutura do clube. Para o cargo de treinador a diretoria do Bacabal efetivou Djalma Ramos, para comandar a equipe durante o certame.

Iape

Vice campeão da Taça Cidade em 2009, o Iape chega para a Copa União com o status de um dos favoritos ao título. Apesar de ter ficado no quase durante toda temporada do último ano, o time comandado pelo treinador Cabrera, promete fazer bonito e não decepcionar seus torcedores.

Em sua pré temporada, o Canário da Ilha mostrou que seu ataque vai provocar o terror nas zagas adversárias. Em apenas quatro partidas a equipe marcou 22 gols, destaque para o último amistoso, que o Iape goleou a seleção de Bacurituba por 7 a 1.

Imperatriz

O Imperatriz não fez uma grande temporada durante o ano de 2009, mas deve correr por fora na corrida pelo título da Copa União. A equipe do Cavalo de Aço ficou apenas na sétima colocação no estadual e não participou da Taça Cidade no ano passado.

Em sua pré temporada o Cavalo de Aço realizou amistosos contra selecionados de pequenas cidades do interior. Os jogos serviram apenas para o técnico Vinicius Saldanha fazer uma breve analise de quem está em dia com o condicionamento físico e definir uma base para a estréia da equipe, no dia 21 contra o Sampaio.

JV Lideral

Atual campeão maranhense, o JV Lideral é mais do que favorito ao título da Copa União. Apesar de ser um novato no futebol maranhense, este é apenas seu segundo ano na elite do estado, a equipe de Imperatriz, tem o respeito de todos seus adversários.

Antes de estrear na Copa União, o Trator do Camaçari fez sua estréia na Copa do Brasil contra a Ponte Preta, e agradou aos seus torcedores com o futebol mostrado. Um dos destaques da equipe é o habilidoso atacante Valdanes, que deve ser um dos tormentos das zagas adversárias.

Mac

Apesar de não ter feito nenhuma grande campanha nos campeonatos de 2009, o Mac está disposto a brilhar na Copa União. Em sua última competição, o time atleticano terminou na lanterna da competição, longe do rendimento esperado pela sua torcida.

Para a disputa da Copa União, Mac vai utilizar um time formado por jogadores das categorias de base, junto com outros veteranos, como o goleiro Raimundão, de 40 anos. O principal nome da equipe é o atacante Edgar, de 24 anos. Nos amistosos da pré temporada o atacante já mostrou que está com a pontaria em dia.

Moto

Um dos times de maior torcida do Maranhão teve um 2009 negro. Rebaixado para a segunda divisão do futebol maranhense e rebaixado na Série D do Campeonato Brasileiro, o rubro negro espera reverter este quadro e dar a volta por cima em sua primeira competição do ano.

Mas ao que tudo indica não será tão fácil a missão do Papão do Norte. Apesar de ter montado um bom elenco o Moto já trocou seu diretor de futebol e está sem treinador, já que demitiu Raimundinho Lopes e está aguardando uma resposta de Dirceu Matos. Mesmo com os problemas internos a diretoria acredita que o rubro negro pode levar o caneco da competição.

Nacional

Apesar de ter surpreendido os torcedores no estadual de 2009, quando terminou em terceiro lugar na competição, o Nacional não participou da Taça Cidade devido a problemas financeiros. Como ficou paralisado durante todo o segundo semestre do ano passado a equipe vem com um elenco totalmente reformulado para este ano.

Mesmo com a participação confirmada na Copa União desde as primeiras semanas do anúncio da competição, o Nacional chegou a cogitar sua desistência da competição, a menos de duas semanas do inicio da competição. Mas a equipe do Naça, garantiu presença e vem com um elenco formado por jogadores da cidade, o que significa que o time teve poucos recursos para montar seu plantel.

Sampaio

Campeão da Taça Cidade e vice campeão do Campeonato Maranhense em 2009, o Sampaio espera repetir as boas atuações das últimas competições na Copa União. O tricolor promete realizar uma grande campanha na competição.

Antes da estréia na Copa União, o Sampaio estreou na Copa do Brasil, com um empate contra o São Domingos-SE. Na partida válida pela competição nacional, o tricolor mostrou que tem um bom elenco, e vai dar trabalho aos adversários na competição. O goleiro Rodrigo Ramos, eleito o melhor do último estadual, é o grande destaque da equipe.

Santa Quitéria

Atual campeão da segunda divisão do campeonato Maranhense, o Santa Quitéria, chega como candidato a azarão da Copa União. Na última temporada, o Santa Quitéria ganhou destaque ao vencer o Moto durante a segunda divisão e com isso garantir seu acesso para a elite do futebol maranhense.

Para a Copa União, a Raposa do Baixo Parnaíba, montou um elenco modesto, a exemplo das equipes do interior do estado. Mas mesmo assim o Santa Quitéria merece o respeito de seus adversários, ate mesmo por seus feitos no ano de 2009.

Viana

Um dos envolvidos no escândalo da segundona em 2009, o Viana espera conseguir sua firmação no cenário estadual. Apesar de ainda não ter sua vaga na primeira divisão do estadual confirmada, o Viana manteve boa parte do elenco de 2009 e trouxe alguns jogadores para reforçar a equipe.

Para a Copa União, o time comandado pelo técnico Braide, espera fazer uma boa campanha. Mas com o elenco limitado que possui vai ser difícil para o time de Viana, se quer conseguir uma vaga na segunda fase da competição.