segunda-feira, 24 de março de 2014

O roteiro da queda atleticana

Maranhão: de campeão estadual a rebaixado
Pouca torcida, mas mesmo assim consolidado como a segunda força do Estado desde 2010. Mas isso não foi o suficiente para o Maranhão escapar de um doloroso rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Maranhense em 2015. Mas porque o atual campeão estadual termina o ano de 2014 sem um horizonte e terá que fazer uma temporada de recuperação no próximo ano?

1º Investimento errado
Em 2014 o Maranhão mudou sua forma de atuação no mercado e passou a contratar mais atletas de outros Estados, do que destaques locais, como foram nas últimas temporadas. Mas além disso, as contratações chegavam apenas pela indicação do treinador. Somente no primeiro turno, Pio, Eli, Emerson, Romarinho e George, metade dos contratados, não renderam e foram dispensados.

2º Faltou peça de reposição
Uma consequência do primeiro motivo apontado. O MAC iniciou o Campeonato Maranhense com apenas um lateral-direito e um centroavante. Terminou a competição sem um lateral-esquerdo em campo, com um lateral-direito improvisado na ala esquerda e sem centroavante, já que Neto Alagoano sofreu uma lesão que o tirou de todo o segundo turno. Além do atacante, os meias Janeudo e Jefferson, tido como esperança para dias melhores, também se lesionaram e o segundo sequer entrou em campo.

3º Faltou ataque
Costumeiramente um time rebaixado tende a ter as piores defesas, mas este setor não foi o de maior problema para o time atleticano. Apenas nos jogos contra o Santa Quitéria e o Cordino a equipe sofreu mais de um gol. O problema dessa vez foi no ataque. No segundo turno foram três jogos sem balançar as redes e com pouca criação no ataque. O gol é um dos princípios básicos do futebol e quem não faz, o máximo que consegue é um empate.

4º Empatou muito
Como citado acima, quem não faz gols, o máximo que consegue é empatar. E isso o MAC fez demais no Estadual. Curiosamente a equipe atleticana foi a única a empatar com Balsas e São José-MA. O time venceu apenas um jogo em todo o Estadual. Se o Maranhão tivesse, pelo menos, duas vitórias, mesmo perdendo para o Cordino, teria se livrado do rebaixamento e o Balsas é quem estaria de volta para a Série B Maranhense.

5º Não teve um time
Diferentemente de 2013, quando tinha uma escalação definida, o Maranhão não teve uma partida em que conseguiu repetir a formação. Opção do treinador, lesão, rendimento, tudo isso influenciou. Sem uma equipe base, o MAC sequer conseguiu apresentar força de reação, principalmente no segundo turno.