sábado, 11 de outubro de 2014

Após péssimo primeiro tempo, Sampaio se recupera e empata com o América-RN

Após um primeiro tempo horrível e repleto de erros, o Sampaio conseguiu se recuperar e arrancar um empate com o América-RN na Arena das Dunas. O Dragão, superior durante os primeiros 45 minutos, chegou a vencer o jogo por 2 a 0, mas não conseguiu segurar Pimentinha no segundo tempo, fundamental para o empate em 2 a 2. Apesar do resultado heróico para o Sampaio, o time basicamente se consolida no meio da tabela, ficando a sete pontos do G-4, enquanto o América-RN segue na zona de rebaixamento, com apenas 29 pontos.

Escalado no 4-2-3-1 pelo técnico Marcelo Martelote, o América-RN dominou o jogo, principalmente pelas laterais, com os avanços de Marcelinho e Tiago Dutra pela direita, enquanto Wanderson e Paulinho eram os responsáveis no setor esquerdo. Com o Sampaio errando muitos passes, logo o Dragão tomou completamente conta do jogo. O primeiro gol saiu justamente com Wanderson avançando na esquerda e cruzando para Isac, em posição irregular, abrir o placar.

No 4-2-3-1, América-RN explorou as laterais do Sampaio e dominou o primeiro tempo
O América-RN ainda criou duas boas oportunidades, contando principalmente com a movimentação do trio Tiago Dutra, Jefferson e Paulinho, mas não conseguiu ampliar o placar na Arena das Dunas. Um fator que colaborou para o domínio americano no primeiro tempo, foram os muitos passes errados do Sampaio na primeira etapa. Segundo os números do Footstas, Eloir, um dos principais jogadores da equipe, errou cinco passes, assim como Gilton, seguidos por Cascata com quatro erros, e Uillian com três.

Consequentemente, o Sampaio também não conseguia criar chances de gols. Exemplo disso é que o América-RN terminou o primeiro tempo com 11 finalizações, contra apenas duas do Tricolor.

Na etapa final, o Sampaio voltou melhor a campo, mantendo a mesma postura tática, mas corrigindo os erros de passes. Apesar do América-RN chegar ao segundo gol logo aos dois minutos, com Isac. Após o novo golpe, o Sampaio dominou a partida, criando boas chances. Com Pimentinha de volta para a direita, Uillian iniciou o contra ataque, que originou o primeiro gol do Tricolor, com Paulista concluindo a jogada.

Pimentinha voltou a aparecer um minuto depois, recebendo a bola na área e realizando bela jogada individual, antes de finalizar e empatar o jogo. Com o placar igual, o Tricolor controlou todo o jogo. Cleitinho entraria no lugar de Cascata para executar a função de falso 9. O Sampaio ainda teve a chance de empatar com Mimica, que chutou em cima do zagueiro, na linha, enquanto o Dragão quase garantiu a vitória, com Isac, após uma saída erra de Rodrigo Ramos. Apesar disso, o empate se confirmou no placar.

Apesar de errar menos passes no segundo tempo, o Sampaio ainda terminou o jogo com 38 passes errados contra 27 do América-RN. Por causa da atuação ruim do time no primeiro tempo, o quarteto Gilton, Eloir, Cascata e Uillian deixaram a Arena das Dunas com 29 passes errados. Além disso, o empate foi o 13º do Sampaio na Série B, deixando a equipe como líder neste quesito, e praticamente encerrou as possibilidades de brigar pelo acesso, por causa da distância de sete pontos para o G-4.