domingo, 3 de julho de 2011

Brasil 0x0 Venezuela - Estreia decepcionante


A expectativa pela Seleção Brasileira com postura ofensiva era grande. Logo na estreia o  duelo contra o mediano selecionado da Venezuela. Dava pra vencer, mas o jogo acabou sem gols e com gosto de frustração para todos os lados.

Sem ter o que temer diante da Venezuela, a escalação ofensiva de Mano logo levou pressão aos adversários. Em boas chegadas nos minutos iniciais, com Pato mandando a bola pra fora.

Em nenhum momento o Brasil foi pressionado pela Venezuela, mas para o que pode, a Seleção fez pouco. Pato procurava e chamava a responsabilidade no ataque, já que era o único centroavante da equipe.

Neymar mais driblou do que levou perigo, mas assustava os venezuelanos. As melhores chances da primeira etapa foram quando Ramirez acertou um lançamento majestoso, de antes da linha de fundo e Pato ajeitou, encheu o pé, mas o chute saiu fraco, para fácil defesa do arqueiro. O segundo, quando Ganso achou Neymar na grande área, mas o camisa 11 errou, por muito, o gol.

Ainda na primeira etapa vale o destaque para o cachorro que invadiu o campo. Diferentemente de outros episódios caninos em jogos, o vira-lata deixou o gramado sem precisar ser expulso por ninguém. Mas, fica a dúvida: Como esses cachorros invadem os estádios?

Na etapa final, quando se esperava o time melhor em campo, o que vimos foi um futebol bastante sonolento. Ganso e Neymar sumiram de campo, Pato tentava milagre sozinho. Lucas e Fred não foram capazes de decidir o jogo para o Brasil.

A Venezuela aproveitou e tentou levar perigo. Subiu mais ao ataque, mas graças a boa atuação da dupla de zaga canarinha, Júlio César pouco teve trabalho nesse jogo.

O próximo desafio do Brasil é contra o Paraguai, adversário tradicionalmente difícil. Para superar os guaranis será necessário apresentar um futebol muito superior ao da estréia.

Destaque do jogo: Alexandre Pato. Foi o destaque no primeiro tempo e não jogou no segundo tempo porque a bola não chegou

Perna de pau: Ganso. Quase não apareceu no primeiro tempo e no segundo tempo, ao lado de Neymar, virou o homem invisível.

JV Lideral é goleado pelo Bahia

No último sábado, 2, o JV Lideral estreou na Copa 2 de Julho e foi goleado por 5 a 0 pelo Bahia. Os gols do jogo foram marcados Railan, duas vezes, Anderson Talisca, Paulinho e Wisner.

Com a goleada o JV Lideral é o lanterna do grupo, que conta com o Bahia na liderança e o Mata de São João, que venceu Pojuca, por 3 a 0, na vice liderança. Ainda pelo grupo C, o Avaí venceu o FEFA por 1 a 0.

O JV Lideral tentará sua recuperação no certame neste domingo, 3, quando encara o vice-líder Mata de São João. Ainda por este grupo C, o Bahia encara o Avaí e o Pojuca joga contra o FEFA.

Seleção Campeonato Maranhense 2011

Após o término do Campeonato Maranhense, o blog traz a lista dos melhores da competição. Como não há uma votação oficial, aqui apresento a relação do que seria a possível seleção do certame no 4-4-2.

O Sampaio, bicampeão maranhense, conta com o goleiro Rodrigo Ramos, o volante Robson Simplício, o meia Cleiton, o atacante Roni e o técnico Josué Teixeira. O Maranhão vice-campeão tem como representantes o lateral direito Denílson, o zagueiro Paulo Ricardo e atacante Naoh.

O Moto tem o zagueiro Jonathan e o São José o lateral esquerdo Pedro Junior. Os únicos representantes do interior são os meias Daniel Barros, do Imperatriz, e Ulisses, do Cordino.

O melhor jogador do campeonato foi o goleiro Rodrigo Ramos. O arqueiro sofreu apenas 12 gols e na última rodada mostrou caráter ao negar-se a cobrar o pênalti, mesmo com pedido da torcida.

Confira abaixo a Seleção do Campeonato Maranhense

Rodrigo Ramos (SAM) – Atualmente o melhor goleiro do Estado. Além disso, melhor jogador do certame
Denilson (MAC) – As laterais são posições crônicas até mesmo a nível nacional. Denílson foi regular e pouco falhou.
Paulo Ricardo (MAC) – Fruto das categorias de base do Maranhão, Paulo Ricardo é o verdadeiro xerife Quadricolor.
Jonathan (MOT) – Zagueiro artilheiro. Marca bem e ainda faz gols.
Pedro Junior (SJO) – Chegou na reta final do Campeonato Maranhense. Em 2010 já havia sido eleito o melhor da posição e retornou para reconquistar o posto.
Robson Simplício (SAM) – Retornou ao Sampaio e logo assumiu a titularidade. Cão de guarda quase instransponível e incansável. Atualmente não há melhor no futebol maranhense.
Daniel Barros (IMP) – Desde os tempos de JV Lideral ele mostra seu bom futebol. Disparado foi o melhor jogador do Imperatriz no Estadual.
Cleiton (SAM) – Quando apostaram nele as coisas fluíram. Ganhou as chances nas últimas rodadas e desbancou nomes como Juninho e Tupã, ambos do Maranhão.
Ulisses (COR) –Desde o ano passado no time, arrebentou este ano e com nove gols é um dos artilheiros do Campeonato Maranhense.
Roni (SAM) – Sempre que esteve em campo mostrou seu bom futebol. Manteve a regularidade e perdeu a posição somente quando sofreu uma lesão e enquanto Célio Codó e Miracema estiveram brevemente no Sampaio
Naoh (MAC) – Artilheiro da competição. Faro de gol presente. Apesar de ter passado alguns jogos em branco, já mostrou que é matador.
Josué Teixeira (SAM) – Pegou o time do Sampaio em uma situação complicada e ainda golpeado pela eliminação na Copa do Brasil. Botou ordem na casa e em dois meses foi campeão invicto.

Balanço do campeonato maranhense de 2011

Naoh foi o artilheiro do Campeonato Maranhense de 2011
Com a conquista de 2011, o Sampaio atinge o bicampeonato 2010-11, e após o término da competição, um resumo em números de como foi o certame deste ano. O título tricolor se justifica pelo desempenho da equipe na competição, onde terminou com a melhor defesa e o segundo melhor ataque.

O Sampaio também foi o time que mais venceu, além de ter apenas uma derrota. O Tricolor também teve a melhor defesa do certame e o Maranhão vice-campeão teve o melhor ataque o artilheiro do certame, Naoh. Pelo segundo ano seguido o vice-artilheiro foi da equipe do CT José Carlos Macieira.

Apesar disso, o certame deste ano foi manchado pela bagunça causada pela eliminação do Nacional, no TJD, e devido ao abandono do Iape no final do primeiro turno. Com isso, os dois times foram automaticamente rebaixados.

Quem mais agradeceu a estes fatos foram Bacabal, São José e Moto. O rubro-negro retornou a primeira divisão maranhense e em meio à grave crise financeira mostrou que lutaria para não retornar à Segundona Estadual.

Confira os números da competição*

Participantes: 10
Clubes: Bacabal, Cordino, Iape, Imperatriz, Maranhão, Moto, Nacional, Sampaio, Santa Quitéria e São José
Rebaixados: Nacional (eliminado no TJD) e Iape (abandonou a competição)
Jogos: 71
Gols: 221
Maior goleada: Sampaio 5x0 Moto (Nhozinho Santos – 02/07)
Time com mais vitória: Sampaio (12 vitórias)
Time com mais derrota: Bacabal (8 derrotas)
Time com mais empate: Bacabal e Santa Quitéria (6 empates)
Time com menos vitória: Bacabal (2 vitórias)
Time com menos derrota: Sampaio (1 derrota)
Time com menos empate: Sampaio (3 empates)
Melhor ataque: Maranhão (39 gols)
Melhor defesa: Sampaio (13 gols sofridos)
Pior ataque: São José (17 gols)
Pior defesa: Cordino (39 gols sofridos)
Artilheiro: Naoh (Maranhão - 11 gols)
*Dados não contaram com jogos do Iape e Nacional