terça-feira, 12 de junho de 2012

Campeonato Maranhense levou somente 96 mil pessoas aos estádios

Como esperado, o público do Campeonato Maranhense de 2012 decepcionou. O certame que durou quase seis meses (começando no dia 21 de janeiro e terminando no dia 7 de junho) levou apenas 96.701 torcedores em 104 jogos realizados.

Como esperado, o Sampaio, tricampeão maranhense, também faturou o título nas bilheterias. O Tricolor levou 28.052 torcedores aos estádios, com uma média de 2.158 torcedores. Em segundo lugar, a grande surpresa foi o São José, com 11.872 torcedores e média de 1.187, seguido pelo Moto, que levou 10.230 torcedores, com uma média de 1.137.

Como esperado, os maiores públicos foram registrados nos clássicos e nas decisões. Abrindo a contagem dos cinco maiores públicos, em quinto lugar, está o jogo entre Sampaio e Viana, com 3.339 torcedores, seguido pelo Samará, do primeiro jogo da final do Maranhense, com 4.640, e o Superclássico do dia 8 de maio, com 4.658 torcedores.

Abrindo o top 3, está o jogo entre São José e Cordino, pela semifinal do returno, que culminou com a primeira vitória do time de Barra do Corda fora de casa, rebaixando o Moto. O jogo teve público de 4.923 torcedores, reforçado com o jogo entre Sampaio e Viana.

O jogo com maior público foi o último do certame. A vitória por 2 a 1 do Sampaio diante do Maranhão levou ao Nhozinho Santos, 9.391 torcedores à campo.

O levantamento completo das médias de público do Campeonato Maranhense pode ser conferido no blog do Rodolfo Brito, o @rbrito1984.

Segue a novela das Séries C e D

Se as Séries C e D já tivessem começado, no último domingo a terceira rodada das competições já estaria completada. Na Série C, ainda haveria o clima de definição, já que são dois grupos de 10 times, mas na Série D já seria possível encontrar um desenho inicial de quais os possíveis classificados para as oitavas de final.

Mas nada disso está acontecendo. A briga judicial segue a o Treze, pelo que vai se desenhando deve ficar com a vaga do Rio Branco na Série C. Isso porque na última segunda-feira, o STJ anulou as decisões dos TJs do Acre e Tocantins e determinou que a competência para julgar qualquer decisão sobre as Séries C e D será no TJ-PB.

Ou seja, a CBF, que ainda tenta iniciar as Séries C e D no dia 17 de junho, pode ter os planos “frustrados” de deixar o Treze e Brasil-RS de fora, como forma de punição.

Mas enquanto a Série C vai caminhando para uma definição, ficam dúvidas sobre a Série D.

Caso o Rio Branco perca a vaga na Série C, para onde irá o time acreano? Vale lembrar que no grupo do Rio Branco, o Araguaína foi o time rebaixado, enquanto os acreanos tinham perdido apenas a vaga na segunda fase da competição. Poderá a Série D contar com 41 times? Se for assim, um grupo teria seis equipes.

Enfim, enquanto a Série C caminha para uma definição, a Série D pode estar cada vez mais indefinida. Mas a CBF diz estar trabalhando em prol de todas as competição, só que não custa nada lembrar que caso as Séries C e D não fossem realizadas a entidade teria uma economia de R$ 30 milhões.