domingo, 1 de março de 2015

Moto 4x2 Expressinho: susto e reação Rubro-Negra no Castelão

Em tese, uma partida tranquila para o Moto. Na prática, novamente o Rubro-Negro voltou a se complicar, mas dessa vez garantiu uma boa vitória no Castelão. O triunfo por 4 a 2 recoloca o Moto no G-4 do Campeonato Maranhense e tranquiliza o ambiente no clube para a disputa do Estadual.

Apesar do técnico Filinto Holanda já comandar o time na beira do gramado, dificilmente grande influência do treinador no futebol apresentado pelo Moto. Na primeira etapa, jogando com extrema facilidade no ataque, chegando principalmente pela direita com Felipe Costa, o Moto empilhou chances perdidas. Somente Vavá perdeu três boas chances para abrir o placar.

Taticamente, o time apresentou poucas mudanças. Basicamente manteve a postura que teve contra o Imperatriz. A principal diferença é que Felipe Costa passava a centralizar quando o Rubro-Negro não tinha a posse de bola, além de Wanderley, que apesar de aparecer no ataque, apoiava mais o sistema defensivo.

Apesar de o Moto ser melhor em campo, o Expressinho explorou a fragilidade defensiva do lado esquerdo do Moto, para abrir o placar na etapa final, com Alex Campos. Bastou o gol do Furacão, para o Papão melhorar em campo. O primeiro gol veio após boa jogada de Felipe Costa, dessa vez pela esquerda, achando Felipe Dias para deixar tudo igual. O empate veio com Rodolfo, explorando a fragilidade aérea do Expressinho e a virada com Felipe Costa, em outra boa jogada pela esquerda, e tocando na saída do goleiro Laerte.

O Expressinho ainda voltou a assustar, assim como no primeiro gol, achando espaço na esquerda e a bola sobrando para Rogério fazer o segundo do Furacão da Cohab. Mas, em novo contra ataque do Moto, Wanderley arrancou pela e arrancou pela esquerda e marcou para garantir a vitória por 4 a 2 do Moto.

Apesar do bom apoio ofensivo do zagueiro Rodolfo, ficou nítido a fragilidade do setor defensivo com o atleta em campo, já que foi pelo lado do defensor que o Moto sofreu os dois gols. Outro aspecto que chamou a atenção é a questão do toque de bola. Na etapa final, o Moto passou a apresentar um futebol direto e com pouca preocupação de manter o controle da bola, algo que dificilmente aconteceria com Eugênio Souza no comando. Além disso, as ligações diretas voltaram a acontecer com frequência no Papão, no intuito de conseguir encaixar contra ataques diante do Expressinho, o que acabou funcionando neste domingo.