terça-feira, 6 de novembro de 2012

Novo ranking da CBF: Sampaio melhor do MA, Moto é o terceiro

A CBF anunciou novos critérios para a construção do Ranking Nacional de Clubes a partir de 2013. Uma das principais mudanças é que o ranking será mais atual, considerando apenas as competições dos últimos cinco anos, com peso maior para as competições mais recentes. Apesar das mudanças anunciadas, o ranking atualizado deverá ser divulgado apenas no dia 3 ou de dezembro, após o fim do Brasileirão.

Segundo o comunicado, a mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança está na diferença de pontos atribuídos a campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para 4, 3, 2 e 1.

São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).


Com as mudanças, o RNC sofrerá mudanças consideráveis e aqui trazemos a provável pontuação dos clubes maranhenses, considerando os novos critérios da CBF. Neste período oito times maranhenses participaram de competições nacionais e com isso a pontuação dos clubes (considerando os pesos para cada temporada) ficaria da seguinte forma.


Com isso, o Sampaio assume a liderança entre os maranhenses, enquanto que o Moto, que era o melhor no ranking anterior, cai para a terceira posição, sendo ultrapassado pelo JV Lideral, que disputou a Série D e a Copa do Brasil em 2010. A queda do rubro-negro ainda é explicada pelo fato da equipe ter em 2009 suas últimas participações nacionais e desde então não conseguiu voltar a disputas deste nível.

Assim como o Moto, os times do Maranhão e Imperatriz caem no RNC por terem disputado a Copa do Brasil pela última vez em 2008, somando apenas 25 pontos. O Bacabal ainda disputou a Série C em 2008, mas terminou em 38ª lugar, fora da zona de pontuação para o RNC.

Confira abaixo como foi a pontuação dos maranhenses para o novo RNC, considerando apenas os últimos cinco anos e os pesos de cada temporada.

2012
Copa do Brasil – Sampaio e Santa Quitéria (1ª fase) – 125
Série D – Sampaio (campeão) – 500

2011
Copa do Brasil – Sampaio (2ª fase)  200 Iape (1ª fase) – 100
Série D – Sampaio (15º) – 236

2010
Copa do Brasil – Sampaio (2ª fase) – 150; JV Lideral (1ª fase) – 75
Série D – Sampaio (9º) – 195; JV Lideral (23º) – 153

2009
Copa do Brasil – Moto e Sampaio (1ª fase) – 50
Série C – Sampaio (17º) – 228
Série D – Moto (22º) – 104

2008
Copa do Brasil – Maranhão e Imperatriz (1ª fase) – 25
Série C – Sampaio (17º) – 114; Bacabal (35º) – não pontuou

Ulisses: três anos no Cordino e 41 gols

A sensação das últimas temporadas do futebol maranhense vai deixar o Estado. Ulisses acertou com o Passo Fundo, que disputará o Gauchão em 2013, e tentará alçar voos mais altos no auge dos 28 anos.

Jogador conhecido no Maranhão, mas que antes do Cordino era apenas mais um. Talvez isso explique porque Ulisses não deixou a equipe de Barra do Corda para defender o Sampaio, e ainda resistiu ao interesse do Noroeste, após o Campeonato Maranhense deste ano.

A ida para o Passo Fundo contou com a vontade do jogador, que também recebeu o apoio da diretoria pelos bons serviços prestados desde a fundação do Cordino. Isso mesmo, Ulisses estava no Cordino desde a profissionalização da equipe em 2010.

Foram três anos com 41 gols marcados e em 2012 sua melhor temporada. Com 16 gols marcados pelo Campeonato Maranhense, e os quatro pela Copa União, o jogador é o artilheiro do time na temporada com 20 gols e foi titular em todos os 32 jogos de 2012.

Além disso, a evolução de Ulisses no Cordino é impressionante. Em 2010, foram apenas quatro gols marcados na Série B Maranhense. Em 2011 o jogador balançou as redes 17 vezes, antes de chegar aos números de 2012.

Agora Ulisses tentará a sorte no vice-campeão da Divisão de Acesso Gaúcha. A apresentação do artilheiro maranhense será na próxima segunda-feira e a estreia deve acontecer no dia 20 de janeiro, quando o Passo Fundo encara o Internacional no Gauchão de 2013.

Premiação modernizada

Entrada da festa de encerramento do Brasileirão
Campeão da Série D, o Sampaio será um dos quatro clubes participantes na festa de premiação da CBF, que ainda contará com os campeões das Séries A, B e C. O time maranhense será representado apenas pelo capitão Arlindo Maracanã, o presidente Sérgio Frota e o técnico, provavelmente Djair Ferreira.

Somente o campeão da Série A levará o time completo para a premiação, enquanto que os campeões da B, C e D serão representados apenas por estes três integrantes. A cerimônia será realizada na HSBC Brasil, em São Paulo, e contará com Cléber Machado e Carolina Galan como apresentadores. A festa ainda terá painéis gigantes de LED que irá interagir com os participantes e de uma das telas irá "sair" a musa do Brasileirão 2012.