terça-feira, 14 de abril de 2015

Radar da B: regionais na fase final, times em reformulação e buscando reforços

Faltando três semanas para o início da Série B, os estaduais vão se afunilando e os times que já foram eliminados iniciam a reformulação. Entre as novidades nos bancos de reserva, ficam por conta da chegada de Moacir Junior no Criciúma e Edinho que deverá assumir o Mogi Mirim.

Na busca por jogadores, o Atlético-GO iniciou a limpa em seu elenco e o Náutico anunciou os primeiros reforços. Destaque ainda para Bahia e Ceará, que garantiram a classificação para a decisão da Copa do Nordeste.

ABC
No fim de semana o alvinegro potiguar goleou o Santa Cruz-RN por 4 a 0, com destaque para os três gols do zagueiro Leandro Amaro. O time ainda não perdeu em 2015, com 15 jogos de invencibilidade, e conquistou a quarta vitória consecutiva sob o comando de Josué Teixeira.

América-MG
Eliminado do Campeonato Mineiro, o Coelho terá todo o tempo disponível para realizar a preparação para a Série B. Além disso, Givanildo Oliveira já indicou possíveis reforços e irá priorizar o setor ofensivo do time, que terminou o Estadual com 12 gols marcados em 11 jogos.

Atlético-GO
Fora das semifinais do Campeonato Goiano, o Dragão já iniciou a reformulação do seu elenco. Os primeiros dispensados foram goleiro reserva
Rafael Roballo, o zagueiro Mateus Alonso, que foi titular em 10 jogos, o meia Felipe Ferreira, que jogou somente seis vezes e o atacante Arthur, que marcou um gol em três jogos.

Quem também deve deixar o time é o lateral-esquerdo Mateus Muller, de 19 anos, já que deve ser chamado de volta ao Palmeiras. O volante Mahatma, que jogou apenas duas vezes, e o meia-atacante Yago, que marcou dois gols em sete jogos, também devem ser liberados. Destes sete jogadores, cinco
chegaram em 2015 juntos com outros 12 atletas, dos quais, a maioria, não conseguiu se firmar no clube.

Bahia
Após a classificação heroica para a final da Copa do Nordeste, eliminando o Sport, com três gols de Souza e a vitória por 3 a 2 na Fonte Nova, o Bahia volta as atenções para a Copa do Brasil. Apesar do resultado, o treinador admitiu o peso da ausência do meia Tiago Real e destacou a necessidade de tranquilidade na volta do intervalo.

Agora, na Copa do Brasil, o adversário será o Nacional-AM. Na ida empate sem gols no Amazonas e para o jogo de volta, Sérgio poderá escalar até um time misto, por causa da sobrecarga de jogos. Vale lembrar que o Tricolor ainda tem pela frente a volta da semifinal do Campeonato Baiano, no próximo domingo contra o Jacuipense.

Boa Esporte
Aliviado após escapar do rebaixamento no Campeonato Mineiro todo o foco do Boa Esporte é na Copa do Brasil. Após o empate em 1 a 1 com o Moto na ida, o time de Varginha quer confirmar a classificação para a segunda fase jogando em casa.

No mercado, o time perdeu durante a semana o meia Hiltinho, que foi para o Náutico. Apesar disso, a equipe deve realizar novas contratações para a disputa da Série B. O principal reforço dos últimos dias foi o meia Chapinha, de 31 anos, que estava no Botafogo-PB.

Botafogo
No primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, a equipe comanda por Renê Simões, perdeu por 2 a 1 para o Fluminense. Agora, o Alvinegro de General Severiano precisa de uma vitória por dois gols de diferença para garantir a vaga na final.

Antes de voltar as atenções para o Estadual, o Bota volta a campo para o jogo de volta contra o xará paraibano pela Copa do Brasil. No mercado, um dos principais reforços que o clube busca é o meia Fellype Gabriel, que também está na mira do Vasco.

Bragantino
O Massa Bruta tenta juntar os cacos após o rebaixamento no Campeonato Paulista e se prepara para encarar o Lajeadense, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Além disso, a diretoria ainda terá que definir o futuro de Vagner Benazzi, que assinou contrato somente até o fim do Campeonato Paulista.

Caso Benazzi não chegue a um acordo, o Braga irá buscar o seu quarto treinador somente em 2015. Anteriormente, Marco Aurélio e Márcio Araújo comandaram o Massa Bruta.

Ceará
O Vozão eliminou o Vitória pela terceira vez na semifinal da Copa do Nordeste. Em um jogo, com um primeiro tempo apático e o segundo tempo emocionante, o Ceará empatou em 2 a 2 com o Rubro-Negro baiano e carimbou a vaga na decisão da Copa do Nordeste.

CRB
O Galo venceu o Coruripe nesta segunda-feira e emplacou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Alagoano. Apesar disso, o time do técnico Alexandre Barroso ainda não entrou na zona de classificação para a próxima fase do Estadual.

Criciúma
Na despedida do técnico Luizinho Vieira, o Criciúma venceu o Metropolitano por 1 a 0 no último domingo. Agora, a missão de preparar o elenco para a Série B e para o último jogo da equipe no Catarinense ficará com Moacir Junior.

O ex-treinador do Náutico, que se destacou pela boa campanha do América-MG em 2014, antes da perda dos pontos por causa da escalação do lateral-esquerdo Eduardo, foi anunciado na última sexta-feira. Luizinho deixa o cargo que ocupava desde a saída de Wagner Lopes, nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Luverdense
Apesar do empate em 1 a 1 com o Dom Bosco no último domingo, o time comandado por Junior Rocha, já está com a vaga garantida na semifinal do Campeonato Mato-grossense. O time de Lucas do Rio Verde agora tenta reagir na Copa Verde, após perder o primeiro jogo da semifinal por 1 a 0 par o Cuiabá.

No mercado, a última contratação confirmada pela equipe foi Deyvid Sacconi. O meia de 28 anos disputou apenas três jogos pelo Atlético Sorocaba no Paulistão e será mais uma opção para Junior Rocha escalar a equipe na temporada.

Macaé
Após o fim do Carioca, o Alvianil fluminense se movimenta para reforçar o elenco que disputará a Série B. O primeiro contratado é Vitinho, de 27 anos, artilheiro do Barra Mansa com quatro gols no Campeonato Carioca. Além de jogar na lateral-esquerda, também atua como meia.

Entretanto, o time já sofreu a principal baixa, com a saída do atacante Giancarlo. O jogador foi o artilheiro do Macaé no Estadual com quatro gols, além de superar as expectativas e se firmar como titular da equipe no lugar de Pedro Oldoni, que deixou a equipe durante o Campeonato Carioca.

Mogi Mirim
Após o fim do Campeonato Paulista, o presidente Rivaldo iniciou a reformulação no Mogi Mirim para a disputa da Série B. O técnico Claudinho Batista foi o primeiro demitido, deixando o clube após 10 meses. Neste período, o treinador comandou o clube na conquista do acesso para a Série B em 2014.

Edinho comandará o time na Série B. O filho de Pelé está iniciando a carreira de treinador e será o seu primeiro trabalho.

Náutico
Fora do Campeonato Pernambucano, o Náutico foca as atenções na Copa do Brasil e na Série B. O time ainda tenta confirmar a vaga na segunda fase e
volta a encarar o Brasília nesta quarta-feira, precisando de apenas um empate, já que venceu na ida por 1 a 0.

No processo de montagem do elenco para a Série B, o Timbu deverá realizar até 12 contratações. Os primeiros reforços foram o volante Marino e o meia Hiltinho, indicados por Lisca, que estavam, respectivamente, no São Bernardo e no Boa Esporte. Ambos trabalharam com o treinador, quando comandou o Sampaio em 2014.

Oeste
o Rubrão voltou a vencer na Série A2 do Campeonato Paulista, dessa vez superando o Guaratinguetá por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por Leandro Melo. Com a vitória, o time do técnico Roberto Cavalo subiu para a terceira colocação, com 33 pontos.

A equipe ainda terá mais três jogos no Estadual e tem quatro pontos a mais que o Água Santa, quinto colocado e primeiro time fora da zona de acesso.

Paraná
A equipe de Luciano Gusso caiu nas quartas de final do Campeonato Paranaense, após perder por 3 a 0 na volta para o Operário. Além da eliminação, a derrota amplia o jejum de títulos paranista para nove anos. Agora o Tricolor terá duas semanas de folga para o jogo de volta pela Copa do Brasil, contra o Jacuipense.

De olho na Série B, a diretoria deverá enxugar o elenco, que contou com 29 jogadores em campo na temporada, além de 14 que nunca jogaram uma partida sequer. O perfil dos reforços, em virtude da situação financeira complicada, deverá seguir a linha de "bons e baratos".

Paysandu
Após ter a série de três vitórias consecutivas interrompida pelo Parauapebas, que venceu por 3 a 1, o Paysandu reagiu no último domingo. Diante do São Francisco, a equipe comandada por Dado Cavalcanti, goleou o São Francisco por 9 a 0. Bruno Veiga marcou dois na ocasião e assumiu a artilharia do Papão na temporada com oito gols.

Nas semifinais o time terá pela frente, novamente, o Parauapebas. Vale lembrar que para ser campeão, o Paysandu precisa conquistar o segundo turno e ir para a decisão contra o Independente. Antes disso, o Papão volta a campo pela Copa Verde para o jogo de volta contra o Remo, na semifinal. No primeiro confronto, vitória bicolor por 2 a 0.

Sampaio
O Tricolor se garantiu nas semifinais do Campeonato Maranhense após empatar sem gols com o Moto na última rodada. Entretanto, o Tricolor se classificou como quarto colocado e precisará de, pelo menos, uma vitória nos dois jogos da semifinal, para garantir a vaga na decisão.

Além disso, o Tricolor conta com uma sequência de quatro empates consecutivos no Campeonato Maranhense. No mercado, durante a semana, o meia Fábio Lopes deverá ser confirmado como um dos reforços para a Série B.

Santa Cruz
Na expectativa para o início das semifinais do Campeonato Pernambucano, o Santa também corre na recuperação do goleiro Tiago Cardoso. O goleiro sofreu uma lesão em novembro de 2014, teve que passar por uma cirurgia no joelho direito e ainda não sabe quando retornará aos campos. Enquanto isso, Fred segue como titular na meta Tricolor. O primeiro confronto contra o Central será no próximo sábado.

Vitória
Após a eliminação na Copa do Nordeste diante do Ceará, a terceira contra o Vozão, o Rubro-Negro tenta se recuperar garantindo a vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Para o confronto contra o Anapolina, as novidades do Leão ficam por conta do atacante Rhayner e do zagueiro Mansur, que desfalcaram o time na Copa do Nordeste.

Além disso, de olho na Série B, assim como a maioria das equipes, o Rubro-Negro contará com reforços. O elenco será analisado e alguns atletas podem ser dispensados.