domingo, 6 de maio de 2012

Apesar dos erros da FMF, última rodada é recheada de emoções

Como esperado a briga pela classificação para as semifinais do returno e contra o rebaixamento colocaram um tempero a mais na última rodada do Campeonato Maranhense. Apesar do erro extremo da FMF, que colocou jogos em horários e dias diferentes, a rodada não perdeu a emoção, mas os times sabem o que fazer para conquistarem seus objetivos.

No primeiro jogo de domingo, o Santa Quitéria goleou o Bacabal por 4 a 0 e ia encaminhando a classificação para as semifinais. Em Barra do Corda, Cordino e Imperatriz empataram sem gols e o time de Barra do Corda segue com chances de escapar do rebaixamento além de avançar para as semifinais do Estadual.

O Santa Quitéria ia se classificando com a goleada, e o Sabiá foi rebaixado após perder por 2 a 1 para o São José, também classificado para as semifinais. Entretanto, o que a Raposa da Baixada não esperava era que o Viana também goleasse o Maranhão por 4 a 0 em pleno Nhozinho Santos e garantisse, pelo menos até o Superclássico a vaga nas semifinais.

Agora o Viana torce para o Moto não vencer o Sampaio. Mas vale lembrar que os rubro-negros entram em campo, além de brigar pela vaga nas semis, mas principalmente contra o segundo rebaixamento do time no Maranhense.

***Rapidinhas***

Os quatro últimos na classificação geral
O Sabiá, já rebaixado, terminou o Maranhense em 10º lugar com 14 pontos, enquanto o Cordino, ainda com chances de escapar (por causa dos dois jogos da semifinal) soma 14 pontos na nona posição. O Moto, que ainda encara o Sampaio, tem 16 pontos e o Imperatriz com o empate na última rodada chegou aos 18 pontos, na sétima posição.

As semifinais
As semifinais estão quase definidas, com Sampaio e São José tendo a vantagem de jogar por dois empates. No momento, o Cordino encara o Peixe Pedra e o Viana terá pela frente o Tricolor. Mas se o Moto vencer o Superclássico, o rubro-negro encara o time ribamarense e o Cordino passará a ser adversário do atual bicampeão maranhense.

Quem ainda pode cair
Cordino, Moto e Imperatriz seguem na briga contra o rebaixamento. O Cordino só escapa se o Moto perder para o Sampaio e o time de Barra do Corda vencer um dos jogos nas semifinais. Para o rubro-negro se salvar terá que vencer o Sampaio e aí coloca o Imperatriz na corda bamba. Mas para o Cavalo de Aço ser rebaixado, somente se o Cordino conseguir a vaga na final do segundo turno.

Que fique a lição para a FMF
Uma rodada decisiva com jogos em horários e dias diferentes, só mesmo no Maranhão para isso acontecer. Mas que fique a lição para os cartolas da FMF e nas próximas competições não cometam o mesmo erro.

Hat tricks de Rogério e Toninho
Em Santa Quitéria, Toninho marcou três vezes e comandou a goleada de 4 a 0 do Santa Quitéria diante do Bacabal. Pelo mesmo placar o Viana venceu o Maranhão, sendo comandado por Rogério, que chegou aos 13 gols no Campeonato Maranhense.