domingo, 1 de dezembro de 2013

Santa Cruz 2x1 Sampaio: título merecido para os pernambucanos

Caça Rato foi novamente o herói do Santa / Aldo Carnero
O público não chegou na casa dos 100 mil, mas as duas torcidas fizeram a festa na final da Sèrie C. Entretanto, após os 180 minutos, foi o torcedor pernambucano que teve motivo para comemorar com a conquista do primeiro título nacional do Santa Cruz, enquanto o Sampaio perdeu a chance de ampliar para quatro o número de conquistas.

Uma conquista merecida para o Santa Cruz, que nos números gerais da competição teve a melhor campanha do torneio. E justificou isso no jogo de volta. Apesar do Sampaio explorar alguns ataques nos primeiros 15 minutos, principalmente com bolas cruzadas, o Santa Cruz era mais perigoso. As duas equipes bastante fechadas, obrigavam os jogadores a arriscar de fora da área.

Foi o que Luciano Sorriso fez, Rodrigo Ramos deu rebote e Dedé abriu o placar no primeiro tempo. Após o gol, o Santa Cruz seguiu melhor na etapa inicial e garantiu a vitória parcial por 1 a 0.

Os principais jogadores do Sampaio, Lucas e Cleitinho, pelos lados, não estavam sendo eficientes, enquanto que o Santa ampliava a força no ataque, com a chegada de três, dos dois volantes.

No retorno ao segundo tempo, antes do primeiro minuto, Dedé, novamente pela direita, avançou, Robinho falhou na marcação em Caça Rato, que invadiu a área para fazer 2 a 0. Parecia que estava tudo selado. Mas o Sampaio acordou após o segundo gol e mesmo indo para o ataque sem organização chegou ao gol, com Cleitinho. Era tarde demais e o Santa teve a paciência para segurar o jogo e garantir o seu primeiro título nacional.

O Santinha terminou a Série C com o melhor aproveitamento do torneio, 64,1%, com 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas, além de 40 gols marcados e 22 sofridos. Por outro lado, o Sampaio teve a segunda melhor campanha com 53,8% de aproveitamento, com 11 vitórias, nove derrotas e seis derrotas, além de ter o melhor ataque com 43 gols marcados e 26 gols sofridos.