quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sampaio 2x2 Vasco: marcação Tricolor perfeita e falta de espaços para os cruz-maltinos

Um jogo com arbitragem equivocada em vários lances, pênalti não marcado para os dois lados e com o Sampaio melhor em campo. Assim foi o empate de 2 a 2 entre o Tricolor e o Vasco na noite da última terça-feira pela 25ª rodada da Série B.

A partida no geral foi um reflexo das equipes no primeiro tempo, com o Sampaio mantendo o 4-3-3, com Cascata como falso nove e a novidade de Eloir atuando na lateral-esquerda por 90 minutos, enquanto Marino apoiou o meio-campo formado por Uillian e Jonas. Outra novidade no time maranhense foi o retorno do lateral-direito Tote, mas sempre apoiando o ataque Tricolor.

No Vasco, Joel Santana manteve o 4-3-1-2 com Douglas armando a dupla de ataque, inicialmente formada por Kleber e Maxi Rodriguez, que no segundo tempo daria lugar a Rafael Silva. A principal diferença das equipes foi em na postura adotada no jogo. O Vasco, quando tinha o domínio da bola trocava passes até conseguir achar uma brecha na defesa do Sampaio, que por conta da aproximação dos três meias, sempre deixava todos do ataque cruz-maltino marcados e praticamente sem opção de passe.

Tricolor levou vantagem na marcação e priorizava os contra ataques com Edgar e Pimentinha nas pontas
O Sampaio, nessa postura de fechar os espaços, adotou o contra ataque como arma principal para conseguir chegar ao gol. O caminho sempre pela direita, com Pimentinha avançando em velocidade nas costas de Marlon ou Edgar pela esquerda.

Uma demonstração de como a defesa do Sampaio conseguiu fechar todos os espaços diante do Vasco, é que o primeiro gol dos cruz-maltinos veio com Douglas de pênalti e a virada após uma cobrança de escanteio, com Douglas Silva aproveitando o rebote do goleiro Rodrigo Ramos. No Sampaio, apesar do primeiro gol ter começado em uma jogada de bola parada, o time conseguiu criar mais oportunidades, fechando o jogo seis chutes na direção do gol, contra dois do Vasco, justamente os que foram para a rede. O empate tricolor veio depois de boa jogada com a movimentação de Valber e William Paulista aproveitando o rebote.

Outros dados que mostram como o Vasco tentou trabalhar mais a bola é a posse de bola, (Sampaio 46,1% x 53,9%) e o número de passes trocados (Sampaio 252 x 402 Vasco). para finalizar, vale destacar que o 4-3-3 deve ser consolidado como o esquema base do Tricolor maranhense sob o comando do técnico Lisca.