sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ranking de Clubes de 2012 virá com mudanças

O ano de 2011 será marcado pelas mudanças anunciadas pela CBF. Primeiro foi a Copa do Brasil, que em 2013 passará a ter 86 clubes, incluindo os que disputarem a Libertadores. Agora no RNC (Ranking Nacional de Clubes), que será divulgado na próxima semana, a entidade passará á considerar a polêmica unificação de todos os títulos brasileiros, desde 1959.

Vale lembrar que desde o final do ano passado a CBF unificou todos os títulos brasileiros, considerando como ano de início, 1959. A decisão gerou polêmica e continua gerando, mas este não é o assunto aqui. A decisão mais polêmica fica por conta do ano de 1987, devido á Copa União e devido à várias decisões jurídicas, a entidade reconhece apenas o Sport como campeão daquele ano.

Polêmicas à parte, o Grêmio deverá deixar a ponta do ranking. O RNC serve para definir os times classificados para a Copa do Brasil, a qual deverá ter a tabela divulgada um dia depois do anuncio dos rankings de clube e de federações.

Voltando ao assunto do reconhecimento dos títulos de 1959 até 1970, no RNC de 2011, a CBF ainda não havia considerado os títulos, que passaram a ser oficiais. Abaixo segue o número de títulos dos clubes segundo a CBF.

8 – Santos e Palmeiras
6 – São Paulo
5 – Corinthians e Flamengo
4 – Vasco
3 – Internacional e Fluminense
2 – Cruzeiro, Bahia, Grêmio e Botafogo
1 – Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Guarani e Sport

Com informações de Wellington Campos (@wellingcampos)

Três jogadores deixam o MAC

Após a disputa da Copa União e o anúncio da saída do técnico Arlindo Azevedo, a diretoria do Maranhão vai acertando as primeiras rescisões contratuais. Pelo menos três jogadores já têm futuro fora do clube, enquanto que os demais ainda serão chamados pela diretoria para definirem seus futuros.

O zagueiro Lucas e o volante Francisco Junior estavam emprestados somente até o final do ano. Lucas retornará ao Sampaio, enquanto que Francisco Junior volta para o Bahia de Feira. O volante Wellington já acertou com o Icasa e deve desembarcar no clube cearense nos próximos dias.

O Icasa poderá ser o destino do lateral Denílson, que foi indicado pelo técnico Oliveira Canindé e deverá ser emprestado pelo MAC. Os demais jogadores ainda serão chamados pela diretoria para definirem suas situações no clube para 2012.

MAC pretende negociar Edgar ou mantê-lo no time em 2012

Chances de Edgar permanecer no Sampaio são remotas
O atacante Edgar dificilmente deverá ter seu empréstimo renovado com o Sampaio para 2012. A diretoria atleticana trabalha com duas possibilidades para a próxima temporada que é negociar o jogador ou mantê-lo no elenco Quadricolor em 2012.

Com 25 anos, Edgar viveu em 2011 sua melhor temporada até aqui, defendendo o Sampaio na Série D, onde foi um dos destaques do time e chamou atenção de outras equipes. O Tricolor ainda sonha com a manutenção do atacante para 2012, mas a diretoria atleticana, já sinaliza que não deverá renovar o empréstimo do atacante.

Dirigentes do MAC trabalham com a prioridade de negociá-lo em 2012 ou mantê-lo na equipe da próxima temporada, com um reajuste salarial. Especula-se que o atacante tem um salário de R$ 4mil no Tricolor, enquanto que antes receberia apenas R$ 2,5 mil no Parque Valério Monteiro.

Caso o atacante seja negociado, especula-se que o futebol goiano poderia ser seu destino, quase certo. Entretanto, os dirigentes atleticanos negam a existência de qualquer proposta pelo jogador.

Sobre o futuro de Edgar apenas um fato é certo. O presidente do Sampaio, Sérgio Frota, se reunirá com a diretoria atleticana para discutir a possibilidade de permanência do jogador no Tricolor para 2012, onde o clube disputará, além do Campeonato Maranhense, a Copa do Brasil e a Série D.

Já o Maranhão tem interesse em contar com o jogador para poder voltar à disputar uma competição nacional. Em 2008 foi o último ano do clube no cenário nacional, disputando a Copa do Brasil, mas sendo eliminado ainda na primeira fase após escalar vários jogadores que não estavam registrados no BID.

Cordino terá nova diretoria eleita para 2012

Após os péssimos resultados em 2011, onde o Cordino terminou em quinto no Campeonato Maranhense e foi o lanterna na classificação geral da Copa União, a Onça de Barra do Corda sofrerá mudanças para 2012. As primeiras ocorrerão fora das quatro linhas, onde a diretoria será totalmente reformulada, já que os atuais dirigentes estão dispostos à permanecer na equipe.

O atual presidente do clube, Antônio Filho já anunciou que não irá concorrer á eleição e dessa forma a Onça deverá esperar a nova diretoria para serem traçados os objetivos do time. O pleito está marcado para ser realizado no dia 16 de dezembro.

Com a saída da atual diretoria, Magno Barros, que vinha atuando como técnico e diretor de futebol, também deve deixar a equipe. Apesar da indefinição nos bastidores, já foi divulgado que o time se reapresentará no dia 2 de janeiro, para iniciar os preparativos para o Campeonato Maranhense de 2012.