sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A arrancada promissora do Moto de 2014

Rubro-negro está próximo da classificação / Foto: Honório Moreira
Duas vitórias, oito gols marcados, melhor ataque do campeonato e a liderança do grupo A, dependendo de apenas mais um ponto para garantir a vaga na semifinal do primeiro turno. Assim o Moto começa o ano de 2014 dentro de campo, com um time consistente armado pelo técnico Edson Porto e baseado nos talentos de Felipe Henrique, que chamam a responsabilidade pelas pontas do campo.

As duas vitórias, diante do Imperatriz e São José, aconteceram de forma natural e até com algum susto. Entretanto adversários que foram frágeis, mas mesmo assim levaram algum perigo, principalmente o Peixe Pedra, apesar de ter sofrido a goleada de 5 a 0.

Um dos pontos fortes da equipe armada por Edson Porto, é a semelhança do jogo com o arquirrival Sampaio. Dois times armados no 4-2-3-1, que exploram demasiadamente os avanços dos laterais com os pontas Henrique e Felipe. Além disso, o volante Pierre sempre se aproxima do ataque, o que faz com que o rubro-negro ataque, com no mínimo, seis jogadores, sufocando o adversário.

Ofensividade que tem um ganho com as bolas paradas, onde Kléo é o principal cobrador. Inclusive, assim surgiu o quarto gol do Moto diante do São José, com Kléo cobrando falta e Gilson subindo para cabecear.

Para um time que até 20 dias antes do campeonato sequer estava montado, o Moto vai muito bem e mostra que é um dos favoritos para chegar na final. Entretanto, assim como o seu rival, um dos pontos fracos da equipe está justamente nas laterais. Como Diego Renan e Jefferson Abreu sempre sobem para apoiar o ataque, fatalmente, os contra ataques pelos lados são fatais.

O Imperatriz explorou pouco isso, mas o São José, com Luiz Henrique, criou cerca de quatro boas oportunidades, que se o time estivesse inteiro, poderia complicar o rubro-negro. Sempre que Luiz avançava, principalmente na direita, os zagueiros do Papão tinham problemas.

Apesar disso, ainda não comprometeu a campanha perfeita do Moto até aqui. Méritos para o técnico Edson Porto, que, em apenas 15 dias, conseguiu definir um time e uma forma de jogar, quando o elenco ficou completo faltando apenas uma semana para a disputa do Campeonato Maranhense.