sexta-feira, 1 de julho de 2011

Titulares, Codó e Miracema devem estrear na Champions League no dia 12

Os atacantes maranhenses, Célio Codó e Thiago Miracema, que pertencem ao Sampaio, podem estrear no dia 12, na UEFA Champions League. Ambos estão emprestados Litex Lovech, atual campeão búlgaro, até o final da temporada 2011-12.

Como a Bulgária ocupa as posições inferiores no ranking europeu o país tem apenas uma vaga na pré-Champions League. No caso do Litex, a equipe caiu na segunda eliminatória e para garantir uma vaga na fase de grupos, terá que passar por pelo menos três adversários.

A caminhada da equipe dos atacantes maranhenses começará no dia 12, quando encaram o campeão de Montenegro, o Mogren. O primeiro jogo será realizado na casa dos rivais e o jogo de volta será no dia 19, quando o Litex contará com o apoio de sua torcida, no Lovech Stadium.

Codó e Miracema são titulares no Litex / Foto: Site do Litex
Se passar pelo Mogren, o Litex aguardará o sorteio da UEFA para conhecer seu segundo adversário nas eliminatórias. Na terceira eliminatória já estão garantidas equipes mais tradicionais como o Benfica-POR, Dynamo de Kiev-UCR, Genk-BEL, Panathinaikos-GRE, Rangers-ESC, Rubin Kazan-RUS, Standard de Liege-BEL, Trabzonspor-TUR, Tweent-HOL, Odense-DIN, Vaslui-ROM e Zurich-SUI. Um destes times deverá ser o adversário do Litex, caso a equipe avance de fase.

Mas antes da estreia nas eliminatórias da Champions League, o Litex já realizou dois amistosos, onde contou com a presença de Codó e Miracema. No primeiro jogo o Lovech perdeu por 2 a 1 para o Wisla, atual campeão polonês. Na ocasião os atacantes do Sampaio estrearam pelo time búlgaro, entrando apenas no segundo tempo.

Mas no jogo seguinte, Codó e Miracema já foram promovidos ao time titular, atuando somente nos primeiros 45 minutos. Na ocasião a equipe perdeu para o Duisburg, por 3 a 2.

Mesmo com a derrota, os dois atacantes foram mantidos na equipe titular e nesta sexta-feira,1 , foram titulares no empate sem gols com o Otselul, que disputa o Campeonato Romeno. Neste jogo o Litex apresentou o seu principal reforço para a temporada, o meia uruguaio Robert Flores, emprestado pelo Villarreal.

O Litex na Champions League

O Litex Lovech voltou a disputar a fase eliminatória da Champions League na temporada passada, após mais de uma década longe da competição. Na última temporada a equipe foi eliminada na terceira eliminatória da competição, ficando fora da fase de grupos.

Na temporada 2011-12, o clube búlgaro fará apenas a sua terceira participação na Champions League. Em toda a história da competição, o time disputou apenas 12 jogos e na temporada passada foi quando o Litex teve o melhor desempenho no certame.

 

Volante Ismael pede dispensa do Sampaio

Ismael deixará o Sampaio
O volante Ismael, que foi titular em grande parte dos jogos do Sampaio no Campeonato Maranhense, pediu dispensa nesta sexta-feira, 1. O jogador ainda não se desligou do time e  conversará com o presidente Sérgio Frota, antes de deixar o clube.

Vale destacar que no início de junho, Ismael foi afastado do time titular por causa de um atrasar em um dia sua reapresentação ao Tricolor, sem avisar à diretoria e a comissão técnica do clube. Apesar disso, o volante destaca que seu pedido de dispensa não tem nada a ver com qualquer possível desentendimento com a comissão técnica ou algum jogador do clube.

Ismael está apenas emprestado ao Sampaio até o final do ano, pelo JV Lideral. O passe do jogador pertence ao empresário Walter Lira, presidente do time imperatrizense. Apesar da decisão, Ismael destacou que ainda irá conversar com Sérgio Frota antes de deixar o Tricolor.

A possibilidade do jogador estar negociando com outra equipe foi negada pelo próprio volante. Ismael destacou que vai tirar 15 de férias e somente depois disso vai decidir qual deve ser seu futuro. Vale lembrar que recentemente o lateral Carlinhos, que também era emprestado pelo JV Lideral, deixou o Tricolor para acertar com o Figueirense.

 

Após o Campeonato Maranhense, clubes têm futuro incerto

No próximo sábado, 2, o Campeonato Maranhense chegará ao seu final e sete clubes ainda não sabem como será o segundo semestre. Apesar disso, alguns times se movimentam na expectativa pela Copa União, que ainda tem sua realização incerta.

O único clube que tem trabalho programado pós-Estadual é o Sampaio, que disputará a Série D. O Tricolor estreará no certame no dia 17, contra o São Raimundo e o foco é o acesso, tanto que pouco se fala em Copa União no CT José Carlos Macieira.

Já os demais clubes ainda não sabem se a Copa União sairá do papel, apesar da competição já ter tido uma tabela divulgada. Era esperado que o certame começasse no final de julho ou no início de agosto, mas essa hipótese já foi descartada.

A FMF não se pronuncia oficialmente e rumores dizem que a competição começará somente daqui a dois meses, provavelmente no início de setembro. Mas vale lembrar que para o torneio ser realizado os clubes exigem a garantia do Viva Nota, que até agora está somente na palavra.

Apesar de todas estas incertezas, os times já começam a se movimentar. O Moto espera acertar com uma administradora de cartões, o Cordino deve sofrer uma nova reformulação no elenco, Maranhão, Santa Quitéria e Imperatriz devem contratar, mas mantendo a base do Estadual, e o São José deve incorporar meio time do Iape, que paralisou as atividades profissionais.

Como a possibilidade da não realização da Copa União, ou qualquer outro torneio no segundo semestre, é real, há uma expectativa por parte do Maranhão. Isso porque a equipe já assegurou o título de vice-campeão maranhense e agora aguarda o seu retorno ao cenário nacional em 2012.

A primeira possibilidade é com o acesso do Sampaio para a Série C, o que deixaria o MAC com a vaga na Série D do próximo ano. Caso a Copa União não ocorra, a equipe do Parque Valério Monteiro ainda pode garantir a vaga na Copa do Brasil.

Vale destacar a observação sobre a vaga na Copa do Brasil, pois o vice-campeonato só assegurará esta vaga caso a Copa União não seja realizada. Se o certame vier a ocorrer, o segundo representante do Estado será o campeão da disputa, o Sampaio como campeão maranhense já assegurou a participação na Copa do Brasil de 2012.

 

Moto tem quatro desfalques para o Superclássico

Jogando apenas pelo amor à camisa na última rodada do Campeonato Maranhense, já que a o campeão e o vice foram definidos com antecedência, o Moto tem quatro desfalques para o jogo contra o Sampaio. O zagueiro Jonathan, suspenso, o volante Fabinho e os atacantes Maurício e Ricardo, lesionados, são as ausências para o jogo.

Na zaga, quem deve ganhar a vaga é o garoto Denilson e para ser um dos volantes da equipe, Ferdinando deve voltar. Na linha de frente devem atuar Gilson e Bruno Chocolate, este último vinha atuando no meio campo, mas Pelezinho deve reassumir a vaga.

Com 19 pontos, o Moto é apenas o quinto colocado no Campeonato Maranhense. A equipe ainda pode assumir a terceira posição, mas para isso precisa vencer o Sampaio e torcer para que Santa Quitéria e Imperatriz não vençam seus jogos.

 

Moto pode acertar com administradora de cartão e Kleber Pereira deve ajudar

Os dias negros no Moto parecem que estão com os dias contados. Após mais de dois anos em crise administrativa e financeira, o rubro-negro pode acertar com uma administradora de cartões, como patrocínio master do clube.

As negociações estão sendo coordenadas pelo diretor Ithamar Ferreira, que esteve reunido com os representantes da Bancreci na última quinta-feira, 30. De acordo com as informações, as duas partes já chegaram a um acerto e agora fica faltando apenas a assinatura do contrato, que pode ocorrer na próxima semana.

Para ajudar no acerto, o atacante Kleber Pereira deve ficar a disposição para ajudar no marketing da operadora de cartões. Além disso, o atacante que estava treinando com o restante do elenco do Moto, também pode anunciar o seu acerto com o clube para o segundo semestre, quando é esperada a Copa União.

Com o acerto o Moto pode lucrar além do valor acertado em contrato. De acordo com informações apuradas, o Papão poderá ganhar também com a emissão de cartões com as cores e o escudo do clube, além de receber um percentual, não divulgado, das faturas destes cartões.

 

Confira os destaques de cada seleção na Copa América

A 43ª edição da Copa América será realizada neste ano na Argentina. A competição começa nesta sexta-feira, 1, e teremos em campo um grande desfile de craques pelos gramados hermanos. Confira aqui, por grupo, os principais destaques de cada seleção.

Messi, atualmente o melhor jogador do mundo
Grupo A

Argentina – Lionel Messi. O melhor jogador do mundo nos dois últimos anos chega agora com a responsabilidade de mostrar que pode jogar pela Seleção o mesmo que joga no Barcelona.

Colômbia – Falcão Garcia. Um dos principais artilheiros da Europa na temporada vestindo a camisa do Porto, espera mostrar seu faro de gol na Copa América e complicar os adversários.

Bolívia – Marcelo Moreno. Brasileiro naturalizado boliviano e com um vasto currículo internacional. Na seleção brasileira não teria chances, mas na Bolívia é o principal destaque.

Costa Rica – Joel Campbell. Zagueiro de apenas 19 anos e considerado uma das maiores revelações do país.

Neymar a maior promessa brasileira
Grupo B

Brasil – Neymar. Com apenas 19 anos o atacante conquistou recentemente a Libertadores e agora terá sua primeira competição oficial pela Seleção principal.

Equador – Valência. Com 25 anos o meia vem se destacando na Manchester United e chega com a responsabilidade de carregar o mediano selecionado equatoriano na Copa América.

Paraguai. – Lucas Barrios. Argentino naturalizado paraguaio e na ausência, ainda sem justificativa, de Oscar Cardozo, virou a referência do selecionado paraguaio.

Venezuela – Salomon Rondon. Atualmente no Málaga, Rondon chega com referência no ataque e divide os holofotes na frágil seleção venezuelana com o meia Juan Arango.

Forlán o melhor jogador da Copa de 2010
Grupo C

Chile – Alexis Sanchez. Após uma excelente temporada pela Udinese e suas atuações na Copa de 2010, o jovem atacante, de 21 anos, é considerado uma das grandes promessas do futebol.

México – Giovanni dos Santos. Em meio a garotada sub-22, este é o que tenha talvez a maior experiência profissional, depois de já ser considerado uma grata promessa ainda no Barcelona.

Peru – Manuel Vargas. Com as ausências de Pizzarro e Farfán, o meia Vargas, destaque na Fiorentina, assume o papel de protagonista no selecionado peruano.

Uruguai – Diego Forlán. Mesmo com a queda de rendimento na última temporada, Forlán chega para a Copa América ainda com o peso de ter sido o melhor jogador e o artilheiro da Copa de 2010.

Brasil e Argentina sempre favoritos na Copa América


Nesta sexta-feira, 1, terá início a 43ª edição da Copa América. Neste ano a competição será realizada na Argentina, maior detentora de títulos da competição, com 14 conquistas, mas não levanta uma taça desde 1993.

Como sempre Brasil e Argentina chegam para a competição como favoritos e este ano o Uruguai também entra como forte candidato ao título. No segundo escalão, quem corre por fora no certame deste ano são o Paraguai, Chile, Equador e Colômbia.

Vale destacar que as seleções da Costa Rica e do México aturam com seus times sub-22, pois a Concacaf exigiu que as equipes disputassem a Copa Ouro com seus times titulares. Desta forma, estes dois times, onde o México poderia até ser uma pedra no caminho, chegam apenas para figurarem e podem até avançar de fase, mas devem cair logo nas quartas de final.

No grupo A (Argentina, Bolívia, Colômbia e Costa Rica), os hermanos não devem ter trabalho para conquistarem o primeiro lugar. A Colômbia deve ficar com a segunda posição, enquanto que Bolívia e Costa Rica brigarão para conquistar a classificação por índice técnico.

No grupo B (Brasil, Equador, Paraguai e Venezuela), o time canário não deve ter problemas para garantir a classificação. O Paraguai, que não teve o homem gol Cardozo convocado, e o Equador brigam pela segunda vaga no grupo e devem garantir também uma das vagas nas quartas de final pelo índice técnico.

No grupo C (Chile, México, Peru e Uruguai), uruguaios e chilenos devem passar com tranqüilidade. O México, como explicado anteriormente não deve ser problema já que vai atuar com a equipe sub-22 e o Peru já deve se considerar campeão se avançar de fase.

Ainda vale destacar um duelo especial nesta Copa América, entre Messi, melhor jogador do mundo, e Neymar, que já pensa em ser o melhor jogador do mundo. O possível duelo entre os dois só poderá ocorrer em uma final, já que dificilmente o Brasil não deve conquistar a vaga para as quartas de final como um dos dois melhores do seu grupo.