segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sampaio 5x1 Brasiliense - susto e goleada na estreia

Nem o mais otimista boliviano poderia esperar uma estreia grandiosa como a que aconteceu diante do Brasiliense. A goleada do Sampaio por 5 a 1, deixa o time maranhense na liderança do grupo A e ascende a esperança da equipe brigar pelo acesso para a Série B em 2013, após os fiascos no Campeonato Maranhense e na Copa do Brasil. Muito disso, por dois fatores: Flávio Araújo e Tiago Cavalcanti.

Apesar da goleada e do domínio do Sampaio durante todo o jogo, a partida começou com um susto no primeiro tempo. Aos 13 minutos, Baiano marcou um belo gol de falta, onde Rodrigo Ramos não alcançou a bola. Após o gol, o jogo foi só Sampaio. Cleitinho, Pimentinha e Célio Codó, mas sempre parando nas defesas do goleiro Welder.

Entretanto, na etapa final, abusando das jogadas pela direita, principalmente com Pimentinha e Cleitinho, além dos contra ataques, o Sampaio encontrou o caminho para a goleada. Sempre aproveitando a sobra de bola, Mimica e Tiago Cavalcanti garantiram a virada logo nos primeiros 10 minutos do segundo tempo. Com a vantagem no placar e o time visitante recuado, o Tricolor manteve a pressão e foi a vez de Pimentinha aparecer com boa jogada individual, novamente pela direita, driblando os marcadores e fazendo o terceiro.

Outro ponto explorado foi o contra ataque. Logo que entrou no jogo, Edgar recebeu um lançamento de Paulo Sérgio e arrancou com uma avenida pela esquerda. Sem defensores para dar combate e o goleiro Welder indeciso na saída, o atacante marcou o quarto gol. Tiago Cavalcanti ainda fez o quinto, aproveitando nova sobra de bola, sacramentando a goleada maranhense.

Com o resultado, o Sampaio lidera o grupo A e ganha uma semana de preparação para a segunda rodada da Série C, antes da pausa para a Copa das Confederações. O próximo desafio será no sábado, às 19h contra o Treze, no Amigão.

Gurupi 3x2 Maranhão - vacilo na estreia

Uma estreia quase perfeita, mas que terminou frustrada. Assim pode ser resumido o primeiro jogo do Maranhão na Série D, onde a equipe desperdiçou pontos importantes para pensar na classificação para a segunda fase do torneio. Agora, terá de tentar a recuperação em casa contra a boa equipe do Salgueiro, que goleou o Parnahyba por 4 a 0, na rodada de abertura, confirmando o favoritismo na briga pela classificação.

O primeiro tempo foi equilibrado e o Gurupi saiu na frente com gol de Lourival, artilheiro da equipe na temporada. O atacante aproveitou um rebote, o que vem sendo frequente na defensiva atleticana, e marcou o primeiro gol do jogo. Ainda na primeira etapa, o MAC desperdiçou algumas boas chances para empatar o jogo.

Na etapa final, em sete minutos, Casagrande empatou o jogo, Hiltinho sofreu pênalti e Casagrande virou a partida. A partir daí, o MAC parecia dominar o jogo. Entretanto, o cenário mudou com a entrada de Urubu e Héder no Camaleão, que passou a pressionar. Pressão que deu resultado. Em jogadas pelo lado direito, bola cruzada para Lourival, que marcou mais duas vezes e garantiu a vitória por 3 a 2 do Gurupi.

Agora o MAC volta para São Luís, onde inicia a preparação para as finais do Campeonato Maranhense, contra o Imperatriz. Pela Série D, a equipe atleticana terá o difícil desafio diante do Salgueiro, de Clebson, que marcou três gols na primeira rodada da Série D.