segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Moto 1x2 Sabiá – não faça festa sem combinar

Sabiá surpreendeu o Moto
Estreia empolgante, marketing funcionando, elenco montado, contas sendo colocadas em dia e o apito inicial. Começa a Série B Maranhense para o Moto, que quer retornar ao Campeonato Maranhense de 2014. Mas as coisas não serão tão fáceis quanto o esperado, ou serão. O Sabiá deu provas disso.

Uma partida muito bem disputada, com as duas equipes bem em campo, mas com uma arbitragem lamentável, o que estragou até parte do jogo. Com a bola rolando, o Moto logo se mostrou superior ao Sabiá, e buscou o primeiro gol. Com Kleber Pereira e Wescley centralizados, o rubro-negro explorava bastante as bolas cruzadas na área. Mas tinha que ter cuidado com o rápido contra ataque do Sabiá, puxado por Sharlysson, Mangaia e Inácio.

Entretanto, foi o Moto que saiu na frente. Cobrança de falta, Kleber Pereira na área, cabeceio e gol. O placar que era justo aos 20 minutos do primeiro tempo. E o Moto parecia que sairia com os três pontos conquistados. Parecia. Porque a zaga rubro-negra bateu cabeça. Com os avanços excessivos de Luís Jorge, o Sabiá achou o espaço que precisava na esquerda. Inácio cruzou, Gleisson tentou desviar e fez contra. O empate que deu nova vida ao jogo.

O Moto, que atacava bastante, também ficava bastante exposto, jogo equilibrado e de muitas chances para os dois times. Veio o segundo tempo e o Sabiá viu que podia buscar a vitória. E foi isso que o time caxiense fez. Mangaia cobrou falta, contou com a falha do goleiro Alberto e virou o jogo. E aí entra um capítulo a parte do jogo: a arbitragem.

Enquanto os jogadores do Sabiá ainda estavam fora das quatro linhas, comemorando o gol, o árbitro Juscelino Sousa Santos autorizou o reinício do jogo, e com o time caxiense totalmente desorganizado, Kleber Pereira quase marcou o gol do empate. O fato gerou revolta e muita reclamação dos visitantes. Além do erro na saída de bola, que só deve ser autorizada quando todos os jogadores estiverem dentro do campo, Juscelino ainda aplicou cartão amarelo para o goleiro Miro e expulsou o volante Ivan, o que mudou o cenário do jogo.

Com um a menos o Sabiá abdicou do ataque, e ainda assim chegava esporadicamente com perigo, enquanto que o Moto se dedicou somente a atacar, mas de forma desorganizada. Wescley, Marcinho e Kleber perderam boas chances do empate, mas o Sabiá garantiu uma importante vitória, e principalmente, mostrou um bom futebol em sua estreia.

Vitória do Sabiá que deixa algumas reflexões para o time rubro-negro. Alberto será mesmo o goleiro titular? A zaga será mesmo Alisson e Gleisson? É cedo para análises, mas a Série B Maranhense é curta e promete ser complicada. No interior, JV Lideral e Itapecuruense empataram em 2 a 2, o que deixa o Moto na lanterna. Além disso, o Araioses ainda não estreou. E para finalizar, é bom que a arbitragem deixe de errar tanto.

Frustração atleticana

O que esperar de um time que acaba de conquistar um Estadual na Série D? Uma campanha brilhante? Talvez não, mas sim uma campanha razoável, brigando com as principais equipes do grupo pela classificação. Então esta é a situação do MAC, correto? Não. Decepcionante. Frustrante.

Nova derrota, dessa vez por 2 a 0 para o Parnahyba. Cinco jogos, nenhuma vitória, dois empates, três derrotas, lanterna do grupo A2 e a confirmação da eliminação com três rodadas de antecedência. O que aconteceu? O elenco mudou? Não, é o mesmo. O técnico mudou? Em parte, sim.

Meinha montou e deu um padrão de jogo ao MAC durante o Estadual, não foi bem na Copa do Brasil e depois, injustamente, demitido. Saldanha chegou, manteve o trabalho e levou o time ao título Estadual, com méritos, até invertendo situações praticamente perdidas, como contra o Bacabal na semifinal do segundo turno e contra o Imperatriz na final do Estadual.

Mas aí entram as mudanças. Em campo até que o time não foi tão mal nestes jogos, razoável. Mas porque perdeu? Futebol é resultado. Após o Estadual, Saldanha tentou mudar o estilo de jogo do MAC e não deu certo para reagir no torneio na volta da pausa para a Copa das Confederações. Agora é juntar os cacos, cumprir a tabela da Série D, que ainda prevê três jogos para os atleticanos e pensar no futuro.

Aliás, futuro que deve ser muito bem pensado pela diretoria atleticana. O time já tem uma vaga na Copa do Brasil de 2014, então nada melhor do que já pensar no elenco da próxima temporada. Jogadores que não corresponderam? Saca do time. O MAC tem histórico de excelentes contratações, então nada melhor do que já olhar para o mercado, em busca dos tradicionais jogadores bons e baratos, que fazem o perfil da equipe. Quem sabe assim 2014 será mais promissor para o time.