quarta-feira, 8 de maio de 2013

Campeão do turno, desempenho do Imperatriz cai pela metade no segundo turno

No primeiro turno apenas duas derrotas, diante do Maranhão e do Sampaio, mas ainda assim o título conquistado. Na fase de classificação, uma campanha intermediária, que garantiu o terceiro lugar ao time do técnico Celinho, com 14 pontos ganhos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Na fase decisiva, dois empates e duas vitórias, que ajudaram o Cavalo de Aço a assegurar o título do primeiro turno.

Após a conquista, poderia ser esperado uma campanha semelhante, ou melhor no segundo turno. Entretanto, o Imperatriz fez o caminho inverso e viu o seu desempenho despencar pela metade no returno do Campeonato Maranhense. Além disso, a equipe alvirrubra chega à última rodada da fase classificatória sem chances de ser semifinalista e viu Maranhão, Sampaio e Bacabal dispararem na classificação geral, garantindo a vantagem para uma eventual decisão do Campeonato Maranhense.

Para notar a queda de rendimento do Imperatriz, basta observar que as duas vitórias da equipe foram contra Cordino e Balsas que brigam contra o rebaixamento, além da equipe ter sofrido quatro derrotas, uma destas para o Americano-MA, que já está rebaixado. Até a penúltima rodada, o alvirrubro soma apenas sete pontos no returno e se perder para o Bacabal na última rodada, terminará com a metade dos pontos que terminou a fase de classificação do primeiro turno.

Se considerar a classificação geral (somando os pontos das semifinais e finais), o Imperatriz terminou o primeiro turno com 22 pontos. Na atual situação, o rendimento da equipe sofreu uma baixa de 68,18%. Coincidentemente, neste período, quem também caiu de produção foi o artilheiro da equipe, Lindoval, que no primeiro turno marcou oito gols, mas no returno balançou as redes adversárias apenas três vezes.

Agora resta ao Imperatriz procurar os erros do segundo turno e corrigi-los a tempo das finais do Campeonato Maranhense. Para corrigir estes erros, a equipe terá praticamente um mês, já que a final do segundo turno está marcada para o dia 26 de maio.