quarta-feira, 17 de março de 2010

Iape volta a campo, contra o Mac

O vice líder Iape volta a entrar em campo nesta quinta-feira contra o Mac. O Canário da Ilha pode garantir a vaga nas semifinais antecipadamente caso vença o jogo de hoje. Já o Mac precisa da vitória para continuar na briga por uma vaga no G4.

O técnico Cabrera não tem problemas para escalar o Iape e deve usar a mesma formação que vem utilizando nos últimos jogos. Vanvan segue no ataque e Gilson no banco da equipe.

Já o Mac pode contar com as estréias dos zagueiros Glauber e Baiano, contratados no fim da última semana. O técnico Arlindo Azevedo espera que a equipe não volte a cometer erros, como nos últimos jogos, quando os atleticanos venciam por dois ou mais gols, mas deixaram os adversários empatarem e até virarem.

Se depender do retrospecto o jogo deve ser bastante equilibrado e o Iape tem uma grande vantagem em relação ao Mac. Em cinco jogos disputados a equipe atleticana venceu apenas um, e o Canário venceu três. O único empate ocorreu pela Taça Cidade quando os times ficaram na igualdade de 1 a 1.

Histórico: Mac x Iape
05.02.09 - Mac 2 X 1 Iape - Campeonato Maranhense
08.05.09 - Mac 0 X 1 Iape - Campeonato Maranhense
06.07.09 - Mac 0 X 1 Iape - Amistoso
20.08.09 - Mac 1 X 1 Iape - Taça Cidade
20.09.09 - Mac 0 X 1 Iape - Taça Cidade

Vitórias do Mac – 1
Gols pró (Mac) – 3

Vitórias do Iape – 3
Gols pró (Iape) – 5

Moto enfrenta o Imperatriz nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira Moto e Imperatriz jogam às 18h30, pela Copa União. As duas equipes perderam seus últimos jogos e precisam reagir na competição. No Moto a situação não é tão crítica, já que a equipe está no G4. Mas o Imperatriz precisa da vitória para continuar sonhando com uma vaga nas semifinais do primeiro turno.

No Moto o técnico Beato Lopes tem problemas para escalar a equipe. O atacante Jheymis e o lateral direito Delacy estão sentindo dores musculares e são dúvidas para o jogo. O lateral esquerdo Marcio Oliveira foi expulso no último jogo e cumpre suspensão.

Com isso é provável que Fernando vá para a lateral esquerda e Adriano para a direita. No ataque Dilton deve ter como companhia, o matador Gil Matinha, que vem ficando no banco depois das boas atuações de Jheymis.

Na equipe do Imperatriz o técnico Vinícius Saldanha não terá problemas quanto a escalação. Alguns atletas voltam a campo, como o volante Calebe, que cumpriu suspensão na última rodada.
O maior problema da equipe é a tabela da competição. O Cavalo de Aço está na vice lanterna, com apenas cinco pontos e precisa da vitória para continuar sonhando com uma vaga nas semifinais do primeiro turno.

Nacional recebe o imbatível JV Lideral

O Nacional encara o JV Lideral as 15h45 nesta quinta-feira no estádio Lourão, em Pindaré Mirim. O Naça espera surpreender mais uma vez, mas agora a missão é mais complicada. O JV Lideral está invicto e com o aproveitamento de 100% de aproveitamento na competição.

O Trator do Camaçari vai contar com a volta do lateral Jefferson e do volante Vagno, ambos cumpriram suspensão na última rodada. No caso de uma vitória na partida desta quinta o Tratorzão garante, matematicamente, a classificação para as semifinais.

Pitacos da rodada


Hoje tem Sampaio e Atlético-PR pela Copa do Brasil. O tricolor maranhense não tem um bom retrospecto contra a equipe paranaense, em dois jogos foram duas derrotas. A última por sinal ocorreu na Copa do Brasil no ano de 1999. O Sampaio fazia sua estreia na competição do ano e acabou levando um 3 a 1 do Furacão, e perdeu o direito de disputar a partida de volta, pois perdeu por dois gols de diferença em casa na primeira fase.

Para o jogo de hoje a torcida maranhense pode ter esperanças, já que o rubro negro paranaense não poderá contar com Alex Mineiro e o volante Alan Bahia, sem dúvidas fazem muita falta ao time. Por outro lado o experiente Paulo Baier estará em campo e pode complicar o jogo para os maranhenses.

O técnico Valter Ferreira mostrou que sabe armar o time e pode surpreender na partida de hoje a noite. Com isso meu pitaco é esse Sampaio 1x0 Atlético-PR. Resultado difícil mas não impossível.

Maranhenses e piauienses estão fora da Copa Nordeste

O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, declarou em entrevista, que apenas sete estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas) participarão da Copa Nordeste que deve voltar a ser realizada ainda neste ano.

Eduardo Rocha também informou que está sendo estudada a possibilidade do campeão da competição disputar uma vaga na Copa Sulamericana, com o último classificado pelo campeonato brasileiro. De acordo com o presidente este ponto ainda está sendo analisado pela CBF.

A Copa Nordeste ainda contará com uma espécie de segunda divisão. Na qual os times, dos sete estados da Liga, que não disputarem a competição principal, brigam por uma vaga no torneio do ano seguinte. Deste modo o último colocado seria rebaixado.

Pelas declarações de Eduardo Rocha nota-se que os estados do Maranhão e do Piauí não terão seus representantes na competição. Caso os estados queiram uma vaga na competição, ao que tudo indica deverão indicar uma equipe para a disputa da “segunda divisão” e brigar pelo título e pelo acesso.

Confira o aúdio da entrevista aqui

Moto cheio de desfalques

Para o jogo da próxima quinta-feira contra o Imperatriz pela Copa União, o Moto poderá ter alguns desfalques. Começando pelo lateral Marcio Oliveira, que foi expulso no jogo do último domingo. Para seu lugar Beato Lopes deve mandar o jovem Fernando.

Outra mudança é o goleiro Raul, que retorna ao gol rubro negro depois de cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Mas no ataque e na lateral direita, Jheymis e Dellacy, respectivamente, são dúvidas para o jogo.

Os dois atletas estão sentindo dores musculares e serão observados no treino desta tarde. Caso não estejam em condições de jogo, Adriano vai para a lateral e Gil Matinha formará o ataque motense.

Djair acerta com o Sampaio

O meia Djair está recuperado da lesão que sofreu no início da temporada, durante os treinos do Sampaio. O atleta que foi contratado para ser o camisa 10 da equipe tricolor chegou a ter sua aposentadoria cogitada ou, até mesmo podendo assumir o cargo no departamento técnico no próprio clube.

Mas como Djair é um excelente jogador, a diretoria tricolor fechar um contrato de risco com o meia. Caso o acordo seja feito é bem provável que ele já esteja na relação para o jogo de domingo, o Superclássico, contra o Moto pela Copa União.

Expectativa de casa cheia


Os ingressos para o jogo entre Sampaio e Atlético-PR, pela Copa do Brasil, estão a venda desde o último domingo. Na última terça-feira foi grande a movimentação dos torcedores para adquirir os ingressos do jogo desta quarta.

A exemplo da última partida, entre Sampaio e São Domingos-SE, também pela Copa do Brasil, a torcida tricolor deve lotar o estádio para apoiar a equipe maranhense. Foram colocados cerca de 15mil ingressos a disposição dos torcedores.