domingo, 20 de novembro de 2011

Nas semifinais, MAC encara o Santa Quitéria e Sampaio o São José

Após a última rodada da fase de classificação do returno da Copa União, realizada neste domingo (20), foram conhecidos os confrontos das semifinais. Além disso, Sampaio e São José confirmaram as suas classificações para a semifinal, já que Santa Quitéria e Maranhão garantiram a classificação com antecedência.

Após os resultados do domingo, onde São José, Sampaio e Santa Quitéria venceram e apenas o Maranhão tropeçou, os cruzamentos das semifinais ficaram definidos. Os jogos decisivos que serão disputados á partir da próxima quinta-feira (24) vai ter o São José encarando o Sampaio e o MAC contra o Santa Quitéria.

Para esta fase decisiva da competição, Santa Quitéria e Sampaio, que se classificaram, respectivamente, em primeiro e segundo, jogam por dois empates para serem finalistas, ou uma derrota e uma vitória com o mesmo saldo. No caso da Raposa, ainda vale destacar que a equipe fará o jogo de volta no Rodrigão e se avançar para a final também atuará com vantagem.

Em jogo de seis gols, Imperatriz vence o MAC

Na noite deste domingo (20), o Imperatriz venceu o Maranhão por 4 a 2 no Frei Epifânio. Elton, Café e Rubsen, este com dois gols, marcaram para o Cavalo de Aço, enquanto que Gilson, também com dois gols, descontou para os atleticanos.

A partida começou com 20 minutos de atraso devido á problemas com a ambulância. Com a bola rolando, o Imperatriz saiu na frente, quando aos 24, Elton arriscou da intermediária e acertou uma belo chute para inaugurar o placar. No minuto seguinte, Elton fez bela jogada e tocou para Café, que chutou, Raimundão ainda tentou defender, mas falhou e viu o Cavalo de Aço ampliar a vantagem.

Na segunda etapa o MAC voltou melhor e pressionando, em busca do gol. Até que aos 14, na cobrança de falta, Curuca colocou a bola na cabeça de Gilson, que descontou para o Quadricolor. Mas no minuto seguinte, em um ataque de velocidade do Imperatriz, Bruno Limão cruzou para Rubsen que ampliou a vantagem alvirrubra.

Rubsen voltaria a balançar as redes aos 25, fazendo o quarto do Imperatriz. O MAC ainda chegou ao segundo gol, após Curuca ser derrubado na área e na cobrança da penalidade, aos 32, Gilson diminuiu para o Quadricolor mas não evitou a derrota do time do parque Valério Monteiro.

Com a derrota o Maranhão terminou em quarto, com 10 pontos, enquanto que o Imperatriz, na última rodada, chegou aos 10 pontos e deixou a lanterna do returno para o Moto. O Quadricolor inicia a decisão na semifinal na próxima quinta-feira (24), quando encara o Santa Quitéria.

Ficha técnica

Imperatriz: Emanoel; Bruno Limão, Jackson, Fagundes e Alberto Piauí; Alan, Cristiano (Leone), Naldo (Vagno Pereira) e Elton; Café e Rubsen
Técnico: Vinícius Saldanha

Maranhão: Raimundão; Romário (Fábio), Leomar, Marcelo e Otávio; Robson Viana (Jhoninson), Deco, Curuca e Dinho (Tenílson); Rafael Luan e Gilson
Técnico: Arlindo Azevedo

Local: Frei Epifânio, em Imperatriz
Horário: 19h30
Arbitragem: José Carlos Alves Pereira
Auxiliares: Antônio Fernando de Sousa Santos e José Jorge Silva Gomes

Sampaio vence o Moto e segue no returno da Copa União

Na noite deste domingo (20), o Sampaio, já classificado para as semifinais, venceu o Moto por 3 a 0 no Nhozinho Santos. Mimica, Edgar e Cleiton marcaram os gols da vitória do Tricolor.

O Moto começava o jogo dominando, mas não aproveitou o bom momento, e aos 22, após cobrança de escanteio de Kleo, ninguém afastou a bola, que sobrou para Mimica inaugurar o placar no Nhozinho Santos. Após o gol, o Papão acusou o golpe e tentava evitar o segundo gol do Sampaio, que ainda viu Junior Chicão desperdiçar uma boa oportunidade para ampliar o marcador.

Na segunda etapa o Sampaio seguia melhor e tentava ampliar o marcador. Até que aos 21, Edgar invadiu a área, se livrou da marcação e de esquerda fez o segundo do Tricolor. O Tubarão ainda ampliou aos 25, com Cleiton, que sem marcação, tirou de Tony e fez o terceiro gol. O Moto melhorou em campo, mas não conseguiu descontar, enquanto que o Tricolor administrou a vitória tranquila no Nhozinho Santos.

Com a vitória o Sampaio chegou aos 12 pontos, assegurando a vaga na semifinal, enquanto que o Moto, encerrou a temporada com apenas cinco pontos no returno da Copa União. O Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (24), quando inicia a decisão na semifinal do returno da Copa União.

Ficha técnica

Sampaio: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Robinho e Deca; Germano, Eloir (Pedro Junior), Kleo e Cleiton; Edgar (Lenilson) e Júnior Chicão (Orlando)
Técnico: Josué Teixeira

Moto: Tony; Dieguinho, Carlinhos Rocha, Braga e Rigo (Zé Filho); Davis, David, Dellacy (Mazinho) e Jouberth; Kleber Pereira e Vanvan (Abuda)
Técnico: Paulo César

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 18h
Arbitragem: Juscelino Sousa
Auxiliares: Sérgio Henrique Campelo Gomes e Elson Araújo da Silva

Sabiá vence a primeira final da Segundinha

Na primeira final da Segundinha Maranhense, o Sabiá venceu o Viana por 2 a 1 na tarde do último sábado (19) no estádio Duque de Caxias. Com a vitória, o auriverde agora depende apenas de um empate para conquistar o título da Segundinha.

Logo aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Sharllysson abriu o placar para o Sabiá, mas aos 43 da primeira etapa Maldonado deixou tudo igual. Na segunda etapa, o auriverde caxiense voltou à marcar aos 36, com Diogo garantindo a vitória dos donos da casa.

O Viana agora precisa vencer o jogo de volta por um gol de diferença para ficar com o título da Segundinha. As duas equipes voltam a se encarar no próximo sábado (26) no estádio Djalma Campos.

São José vence o Bacabal e se classifica para as semifinais

Na tarde deste domingo (20), o São José venceu o Bacabal por 3 a 1 e garantiu a classificação para as semifinais do returno da Copa União. Rafamar e Carlinhos Silva, com dois gols, anotaram para o Peixe Pedra, enquanto que Ary descontou para o Leão do Mearim.

O São José começou o jogo impondo seu ritmo de jogo e dominando os ataques. Até que aos 28, Rafamar cruzou e Carlinhos Silva mergulhou para abrir o placar para o Peixe Pedra. Apesar do gol o time balneário seguia pressionando e aos 38, Carlinhos Silva ampliou a vantagem do Peixe Pedra. Apesar da tarde inspirada, aos 40, Carlinhos teve que ser retirado de ambulância de campo, por causa de um corte que sofreu em uma dividida de bola.

Na etapa final, o Bacabal iniciou melhor, mas logo o São José retomou o domínio do jogo e aos 25, Rafamar, de penâlti fez o terceiro do Peixe. O Leão do Mearim ainda descontou, aos 45, com Ary, mas não evitou a derrota e a eliminação da Copa União.

Com a vitória o São José chegou aos 11 pontos e assegurou a classificação para as semifinais, enquanto que o Bacabal, com apenas oito pontos, foi eliminado e encerrou a temporada. O Peixe Pedra inicia a decisão na semifinal na próxima quinta-feira (24) no Nhozinho Santos.

Ficha técnica

São José: Rodolfo; Renato (Valtinho), Diego Lindemberg, Alisson e Niel; Dudu, Júnior Petrolina (Gleisson), Arcinho e Narciso; Rafamar e Carlinhos Silva (Boy)
Técnico: Raimundinho Lopes

Bacabal: Flauberth, Romário, Carlinho, Mário Junior e Dentinho (Jean Maranhense); Yuri (Ary), Evandro, Juninho e Valbson (Kena); Léo Carvalho e Léo Paraíba
Técnico: Paulo Cabrera

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 16h
Arbitragem: Ranilton Oliveira da Silva
Auxiliares: Roberto da Costa e Cleilson Melo de Medeiros

Em jogo de nove gols, Santa Quitéria goleia o Cordino

Na tarde deste domingo (20), o Santa Quitéria goleou o Cordino por 6 a 3 e ampliou a vantagem na liderança do returno. Alex, Wanderson e Ratinho, cada um com dois gols, marcaram para a Raposa, enquanto James, Gil Bala e Alexsandro descontaram para o time de Barra do Corda.

Em apenas cinco minutos o Santa Quitéria já vencia por 2 a 0, com dois gols de Alex. Ainda na primeira etapa, Ratinho ampliou e Wanderson, com dois gols, garantiam a goleada da Raposa, em apenas 25 minutos. Mas aos 34, James descontou para o Cordino, que esboçou uma reação e aos 45, Gil Bala ainda fez o segundo dos visitantes.

Na volta para a etapa final, logo no primeiro minuto, Alexsandro fez o terceiro do Cordino e a vitória do Santa Quitéria, que parecia fácil, ia se complicado. Mas a Raposa respirou após o sexto gol, que saiu dos pés de Ratinho, selando a goleada e a eliminação do Cordino no Rodrigão.

Com o resultado o Santa Quitéria ampliou a vantagem na liderança, com 18 pontos, enquanto que o Cordino, com apenas sete pontos, foi eliminado da Copa União e encerrou a temporada. A Raposa da Baixada agora volta a campo na próxima quinta-feira (24), quando inicia a decisão nas semifinais no Nhozinho Santos.

Campeonato Maranhense de 2012 não terá vaga para a Série D

No último sábado, a FMF (Federação Maranhense de Futebol) divulgou a tabela do primeiro turno do Campeonato Maranhense de 2012. A competição começará no dia 22 de janeiro, sendo disputada até o dia 20 de maio, e desta vez terá a volta do mata-mata e desta vez não terá nenhuma vaga para a Série D em disputa.

Diferentemente dos últimos dois anos, quando a competição foi disputada em sistema de pontos corridos, o certame de 2012 terá a volta da fase de mata-mata, mas na primeira fase as 10 equipes disputam a classificação, em pontos corridos. Cada turno será divido em fase classificatória, semifinal e final.

A vaga para a Série D de 2012 foi excluída desta vez, já que o representante maranhense de 2012 está definido, sendo o Sampaio, que foi campeão maranhense de 2011. Como a competição seguirá o calendário da CBF e a Série D começará na segunda quinzena de maio, a vaga na Série D voltará a ser disputada somente em 2013, com o time classificado no estadual do mesmo ano, disputando imediatamente a competição.

No Campeonato Maranhense de 2012, o certame contará com o retorno do Viana e o novato Sabiá, disputando pela primeira vez a principal competição estadual. Na temporada, a FMF ainda organizará mais duas competições, onde uma irá definir o segundo representante maranhense na Copa do Brasil de 2013.

Tabela e classificação - Campeonato Maranhense 2012

      Os 4 melhores se classificam para as semifinais

1ª rodada
21/01 - Sábado
20h15 - Imperatriz 1x1 Viana - Frei Epifânio
22/01 – Domingo
16h – Sampaio 1x0 Santa Quitéria – Nhozinho Santos
16h – Cordino 4x2 São José – Leandrão
16h – Sabiá 0x1 Maranhão – Duque de Caxias
23/01 - Segunda-feira
20h15 - Moto 2x1 Bacabal - Nhozinho Santos

2ª rodada
26/01 – Quinta-feira
20h15 – Maranhão 1x1 Cordino – Nhozinho Santos
29/01 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria 1x0 Viana – Rodrigão
16h – Sabiá 0x1 Sampaio – Duque de Caxias
16h – São José 2x1 Bacabal – Nhozinho Santos
18h – Moto 0x0 Imperatriz – Nhozinho Santos

3ª rodada
02/02 – Quinta-feira
15h45 – Santa Quitéria 0x0 Cordino – Rodrigão
16h – Sabiá 3x0 Moto – Duque de Caxias
16h – Viana 0x0 São José – Djalma Campos
20h15 – Bacabal 4x3 Sampaio – Correão
20h15 – Imperatriz 2x3 Maranhão – Frei Epifânio

4ª rodada
05/12 – Domingo
16h – Maranhão 2x1 Santa Quitéria – Nhozinho Santos
16h – Sabiá 0x1 Bacabal – Duque de Caxias
16h – Cordino 1x3 Viana – Leandrão
18h – Sampaio 3x0 Imperatriz – Nhozinho Santos
09/02 – Quinta-feira
20h15 – São José 0x1 Moto – Nhozinho Santos

5ª rodada
12/02 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria 6x0 Imperatriz – Rodrigão
16h – Viana 1x1 Sabiá – Djalma Campos
16h – Cordino 1x1 Moto – Leandrão
17h – Bacabal 0x1 Maranhão – Correão
17h – Sampaio 1x0 São José – Nhozinho Santos

6ª rodada
16/02 – Quinta-feira
20h15 – Sampaio 4x0 Cordino – Nhozinho Santos
20h15 – Bacabal 1x5 Viana - Correão
20h15 – Imperatriz 1x0 Sabiá – Frei Epifânio
23/02 – Quinta-feira
18h15 – São José 3x1 Maranhão – Nhozinho Santos
20h15 – Moto 0x1 Santa Quitéria – Nhozinho Santos

7ª rodada
26/02 – Domingo
16h – São José 2x2 Santa Quitéria – Nhozinho Santos
16h – Cordino 2x2 Sabiá – Leandrão
16h – Viana 0x0 Sampaio – Djalma Campos
17h – Imperatriz 3x3 Bacabal – Frei Epifânio
18h – Maranhão 4x3 Moto – Nhozinho Santos

8ª rodada
01/03 – Quinta-feira
20h15 – Moto 3x3 Viana – Nhozinho Santos
04/03 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria 1x0 Sabiá – Rodrigão
16h – São José 4x1 Imperatriz – Nhozinho Santos
17h – Bacabal 3x2 Cordino – Correão
18h – Maranhão 0x3 Sampaio – Nhozinho Santos

9ª rodada
08/03 – Quinta-feira
16h – Sabiá 1x1 São José – Duque de Caxias
20h15 – Viana 2x0 Maranhão – Renê Bayma
20h15 – Bacabal 0x0 Santa Quitéria – Correão
20h15 – Imperatriz 3x1 Cordino – Frei Epifânio
10/03   Sábado
18h – Sampaio x Moto – Nhozinho Santos

Semifinal
11/03 – Domingo (ida)
15h45 - Santa Quitéria x Maranhão - Rodrigão
18/03 – Domingo
16h - Viana x Sampaio - Djalma Campos
Jogos de volta
Sampaio x Viana
Maranhão x Santa Quitéria

Final
18/03 – Domingo (ida)
(2º x 3º) x (1º x 4º)
22/03 – Domingo (volta)
(1º x 4º) x (2º x 3º)



      Os 4 melhores se classificam para as semifinais

14ª rodada
25/03 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria x Sampaio – Rodrigão
16h – São José x Cordino – Nhozinho Santos
17h – Bacabal x Moto – Correão
18h – Maranhão x Sabiá – Nhozinho Santos
18h – Viana x Imperatriz – Djalma Campos

15ª rodada
29/03 – Quinta-feira
16h – Cordino x Maranhão – Leandrão
16h – Viana x Santa Quitéria – Djalma Campos
20h15 – Sampaio x Sabiá – Nhozinho Santos
20h15 – Bacabal x São José – Correão
20h15 – Imperatriz x Moto – Frei Epifânio

16ª rodada
01/04 – Domingo
16h – Cordino x Santa Quitéria – Leandrão
16h – Sampaio x Bacabal – Nhozinho Santos
18h – Moto x Sabiá – Nhozinho Santos
05/04 – Quinta-feira
18h15 – São José x Viana – Nhozinho Santos
20h15 – Maranhão x Imperatriz – Nhozinho Santos

17ª rodada
08/04 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria x Maranhão – Rodrigão
16h – Viana x Cordino – Djalma Campos
17h – Imperatriz x Sampaio – Frei Epifânio
17h – Bacabal x Sabiá – Correão
17h – Moto x São José –Nhozinho Santos

18ª rodada
12/04 – Quinta-feira
20h15 – Maranhão x Bacabal – Nhozinho Santos
15/04 – Domingo
16h – Moto x Cordino – Nhozinho Santos
16h – Sabiá x Viana – Duque de Caxias
17h – Imperatriz x Santa Quitéria – Frei Epifânio
18h – São José x Sampaio – Nhozinho Santos

19ª rodada
19/04 – Quinta-feira
15h45 – Santa Quitéria x Moto – Rodrigão
16h – Cordino x Sampaio – Leandrão
16h – Viana x Bacabal – Djalma Campos
16h – Sabiá x Imperatriz – Duque de Caxias
20h15 – Maranhão x São José – Nhozinho Santos

20ª rodada
22/04 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria x São José – Rodrigão
16h – Sabiá x Duque de Caxias – Duque de Caxias
17h – Moto x Maranhão – Nhozinho Santos
17h – Bacabal x Imperatriz – Correão
26/04 – Quinta-feira
20h15 – Sampaio x Viana – Nhozinho Santos

21ª rodada
29/04 – Domingo
16h – Viana x Moto – Djalma Campos
16h – Sabiá x Santa Quitéria – Duque de Caxias
16h – Cordino x Bacabal – Leandrão
17h – Imperatriz x São José – Frei Epifânio
17h – Sampaio x Maranhão – Nhozinho Santos

22ª rodada
03/05 – Quinta-feira
20h15 – São José x Sabiá – Nhozinho Santos
06/05 – Domingo
15h45 – Santa Quitéria x Bacabal – Rodrigão
16h – Cordino x Imperatriz – Leandrão
16h – Maranhão x Viana – Nhozinho Santos
18h – Moto x Sampaio – Nhozinho Santos

Semifinal
10/05 – Quinta-feira (ida)
4º x 1º
3º x 2º
13/05 – Domingo (volta)
1º x 4º
2º x 3º

Final
17/05 – Quinta-feira (ida)
(2º x 3º) x (1º x 4º)
20/05 – Domingo (volta)
(1º x 4º) x (2º x 3º)

      Os 2 últimos são rebaixados para a Segunda Divisão Maranhense de 2013

Sampaio depende de um empate diante do Moto para se classificar

Na tarde deste domingo (20), Sampaio e Moto realizam o Superclássico, às 18h no Nhozinho Santos. O Tricolor depende apenas de um empate para avançar às semifinais, enquanto que o Papão tentará uma vitória em sua despedida da temporada.

Para este jogo o técnico Josué Teixeira contará com o retorno do lateral Arlindo Maracanã, do zagueiro Robinho e do meia Eloir. Entretanto, Robson Simplício está suspenso e será substituído por Germano.

Pelo Moto, o técnico Paulo César não contará com o volante Marcinho, que cumprirá suspensão. Com isso Davis deve ganhar a vaga na equipe e no ataque, Vanvan deverá voltar ao posto de titular do time rubro-negro.

Ficha técnica

Sampaio: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Robinho e Deca; Germano, Eloir, Lenilson e Cleiton; Edgar e Júnior Chicão
Técnico: Josué Teixeira

Moto: Tony; Carlinhos Rocha, Braga e Jonathan; Dieguinho, Davis, Pires, Jouberth e Rigo; Kleber Pereira e Vanvan
Técnico: Paulo César

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 18h
Arbitragem: Juscelino Sousa
Auxiliares: Sérgio Henrique Campelo Gomes e Elson Araújo da Silva

Com reservas, MAC encara o Imperatriz, que encerra a temporada

Na noite deste domingo (20), o Imperatriz recebe o Maranhão, às 19h30 no Frei Epifânio. O MAC vai em busca da vitória para confirmar a segunda posição, enquanto que o Cavalo de Aço encerra sua temporada.

A partida marcará a despedida do técnico Vinícius Saldanha, que após a Copa União se apresentará ao Guarani de Juazeiro. O Cavalo de Aço espera ao menos uma vitória no encerramento da temporada ao lado da torcida.

Com vários desfalques, por lesão e suspensão, o técnico Arlindo Azevedo optou por atuar com um time reserva diante do Imperatriz. Os jogadores titulares ficaram em São Luis, se recuperando já para o primeiro jogo da semifinal do returno.

Ficha técnica

Imperatriz: Marco Aurélio; Bruno Limão, Jackson (Leone), Fagundes e Elton; Vagno Pereira, Cristiano, Naldo e Adriano; Lindoval e Rubsen
Técnico: Vinícius Saldanha

Maranhão: Raimundão; Júnior, Leomar, Marcelo e Otávio; Robson Viana, Deco, Curuca e Dinho; Rafael Luan e Gilson
Técnico: Arlindo Azevedo

Local: Frei Epifânio, em Imperatriz
Horário: 19h30
Arbitragem: José Carlos Alves Pereira
Auxiliares: Antônio Fernando de Sousa Santos e José Jorge Silva Gomes

São José e Bacabal jogam por vaga na semifinal

Na tarde deste domingo (20), o São José recebe o Bacabal, às 16h no Nhozinho Santos. Para dependerem de suas próprias forças, ambos os times precisam vencer, já que um empate pode culminar na eliminação de ambos.

Para este jogo o técnico Raimundinho Lopes não poderá contar com os laterais Fernandinho e Márcio Oliveira, ambos suspensos. Com isso Dudu e Niel deverão atuar nas laterais do Peixe Pedra.

No Bacabal a tendência é que o técnico Cabrera mantenha o time que venceu o Moto. Além do desafio do Leão de conquistar a classificação, o atacante Léo Paraíba, briga pela artilharia da competição com o atacante Junior Chicão, do Sampaio, ambos com 10 gols.

Ficha técnica

São José: Rodolfo; Dudu, Diego Lindemberg, Alisson e Niel; Valtinho, Júnior Petrolina, Arcinho e Narciso; Rafamar e Cláudio André
Técnico: Raimundinho Lopes

Bacabal: Flauberth, Careca, Carlinhos, Hans Muller e Klayton; Bruno, Júnior Madeira, Juninho Pindaré e Válbson; Léo Paraíba e Kena
Técnico: Paulo Cabrera

Local: Nhozinho Santos, em São Luis
Horário: 16h
Arbitragem: Ranilton Oliveira da Silva
Auxiliares: Roberto da Costa e Cleilson Melo de Medeiros

Com liderança assegurada, Santa Quitéria recebe o Cordino, que ainda briga pela classificação

Na tarde deste domingo (20), o Santa Quitéria recebe o Cordino às 15h45 no Rodrigão. A Raposa tentará ampliar a vantagem na liderança do returno, enquanto que a Onça ainda precisa vencer para se classificar às semifinais do returno.

O time de Meinha já assegurou a liderança e a classificação para as semifinais de forma antecipada. Agora a meta do Santa Quitéria e chegar à vice-liderança na contagem geral de pontos, o que pode garantir o vice-campeonato caso o Sampaio seja campeão do returno, e consequentemente a segunda vaga na Copa do Brasil.

O Cordino por sua vez só conseguirá a classificação caso vença. Para isso, o técnico Magno Barros espera contar com o meia Ulisses, principal destaque do time, em uma tarde inspirada, para que a equipe possa conseguir a classificação para a semifinal do returno.