segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sampaio 2x2 Moto: título decidido no segundo tempo

Sampaio conquista o primeiro turno do Campeonato Maranhense
Com um novo empate o Sampaio garantiu o título do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Título merecido, já que a equipe tricolor teve a melhor campanha de todo o primeiro turno, ainda não sabe o que é perder na temporada, venceu cinco jogos e empatou outros três, além de marcar 16 gols e sofrer seis.

Mas a conquista foi selada em 20 minutos de jogo. Os 20 primeiros minutos do segundo tempo fizeram a diferença par ao Sampaio diante do Moto. Com uma pressão avassaladora nos sete minutos, um pênalti anotado contra, mas desperdiçado pelo rival. Na sequência, 2 a 0 construído, os rubro-negros chegaram a empatar, mas sem fôlego para conseguir uma virada, o título foi tricolor.

Destaque para Tote, fundamental em seu apoio ofensivo, marcou o primeiro gol e é um dos artilheiros do Sampaio no ano, com três gols. Outro ponto positivo foi a estreia do atacante William, que também deixou sua marca. Pelo lado do Moto, apesar do vice-campeonato, o time foi surpreendente no primeiro turno, com apenas 10 dias de treinamento e chegando até a decisão, onde, em nenhum momento, chegou a ser um adversário totalmente inofensivo.

O primeiro tempo do jogo foi bastante equilibrado, com o Sampaio armado no 4-2-3-1, com destaque para Arlindo Maracanã, voltando a fazer o papel de lateral quando Tote era liberado para atacar, e avançando pela esquerda, com Gelvane ficando mais na marcação. Pelo lado do Moto, o técnico Edson Porto armou a equipe em um 3-5-2, com Pierre ficando como um zagueiro e Diego Renan mais defensivo pela direita.

Moto apostou em Felipe centralizado no 3-5-2, enquanto o Sampaio manteve o seu 4-2-3-1 na decisão
Na parte ofensiva do meio-campo, destaque para Kléo pela direita, Felipe centralizado e Jefferson Abreu sempre avançado para apoiar as ações ofensivas no meio. O ataque contava com Henrique e Gilson centralizados. Por conta da marcação individual de Jonas em Henrique, por boa parte do primeiro tempo, o Moto teve um amplo domínio do meio-campo e avançava com tranquilidade pelo setor.

O jogo foi equilibrado nos primeiros 45 minutos, com o Moto começando melhor, nos primeiros cinco minutos, mas rapidamente o Sampaio equilibrou as ações.

Na etapa final, o desenho das equipes se manteve, mas mudou a postura do Sampaio, com uma pressão bem maior. Eloir passou a encostar mais no ataque e foi fundamental para isso, formando o trio de meio com Edgar e Cleitinho que avançavam pelas pontas.

Em sete minutos, o tricolor fez uma blitz e por pouco não chegou ao gol. O Moto só teve uma chance aos oito minutos, após Jonas cometer pênalti em Henrique. Pierre errou a cobrança e basicamente mudou o rumo do jogo. Logo no lance seguinte, com Edgar caindo pela esquerda e vencendo a disputa de bola, o atacante tocou para Eloir, que rolou para Tote chutar e fazer o primeiro do jogo. Edgar novamente apareceu quando invadiu a área e tocou para William fazer 2 a 0 e praticamente decretar a vitória do Sampaio.

Ainda tinha jogo pela frente e o técnico Edson Porto decidiu mandar o Moto para cima. Ítalo e Vitor entraram com velocidade em campo. Inicialmente nehuma mudança no desenho da equipe, mas Ítalo achou boa tabela com Felipe e descontou para o rubro-negro. Com a entrada de Fernandão, o Moto passou para o 4-3-3, com Curuca recuando mais para apoiar a defesa, enquanto Diego Renan foi liberado para avançar mais pela direita. Apesar disso, foi pela esquerda que o Moto achou o empate. Ítalo tocando para Vitor, que mandou para o gol, e deixou tudo igual: 2x2. Ainda restavam cinco minutos, mas o Sampaio conseguiu segurar a vantagem e garantir o título.