domingo, 27 de outubro de 2013

Moto 0x2 Cordino - a vitória da disciplina defensiva

Cordino segurou o Moto / Biaman Prado/O Estado
Uma vitória construída em cima das virtudes defensivas. Assim pode ser definido o triunfo do Cordino diante do Moto, por 2 a 0, que garantiu o time de Barra do Corda na final do primeiro turno da Copa Cidade. A equipe executou com perfeição a função de anular as duas principais peças do ataque rival e em dois contra ataques matou o jogo.

Armado no 4-2-3-1 com a novidade de Ulisses entre os titulares, o Moto logo sucumbiu diante da forte marcação do Cordino, armado no 4-1-4-1, aliado com a marcação individual de Sandro e Régis, respectivamente, em Ulisses e Wanderley, responsáveis por movimentar e municiar os demais integrantes do ataque rubro-negro.

Celinho ainda tentou livrar seus jogadores da marcação individual, invertendo Ulisses com Henrique, que era marcado por zona, e lançando Wanderley como centroavante. Em vão. Sem espaços para invadir a área, o Moto arriscava de longe com Gleisson, esperando uma falha de Jairo, mas nada.

4-1-4-1 do Cordino foi perfeito na marcação e fundamental na vitória diante do Moto
Até que aos 16, Baby, que jogava como um ala, mas voltando para apoiar na marcação, avançou pela direita, tocou para Rivelino, que estava centralizado. O camisa 7 tabelou com Keulson, antes de abrir o placar no Nhozinho Santos. O Cordino soube explorar o espaço deixado pelos laterais rubro-negros, que subiam para atacar, mas ficavam sem cobertura.

Foi assim que saiu o segundo gol. Novamente Baby, mas dessa vez um lançamente longo para Clailson, que avançou pelas costas de Hugo. O camisa 11 tocou, Dandô, chegou pela esquerda e finalizou. 2 a 0 ainda no primeiro tempo e fatura liquidada.

Moto tentou furar o bloqueio aumentando a intensidade no ataque com seu 4-1-2-3
Na etapa final, novamente Celinho tentou confundir a defesa do Cordino tirando o volante David para a entrada de Felipe e armando o time em um 4-1-2-3, com Ulisses e Wanderley centralizados. A marcação individual ainda era implacável e o Moto não tinha espaço. O jeito foi apostar na individualidade de Felipe, que mesmo assim não conseguia vencer os marcadores.

Por causa de Felipe, Baby passou a apoiar pouco o ataque e Rivelino, antes centroavante, agora voltava até a linha de meio e só arracanva em contra ataques do Cordino. Para compor a marcação na esquerda Luís Miguel abriu mão da marcação individual, pois já tinha conseguido interditar a frente da área e colocou Michel no lugar de Dandô. Com isso, Sandro ficou responsável pela direita, fazendo marcação por zona em Felipe, enquanto Michel atuava como um volante.

Cordino interditou a área e deixou o Moto sem condições de atacar
Celinho apostou todas as fichas para a virada, quando tirou Ulisses e Bruno Limão para colocar Toquinho e Roni. Roni, apesar de atacante atuava como lateral-direito, mas quando subia, era de Wanderley a missão de cobrir o setor. Já Toquinho reforçou a faixa central do ataque com Wescley. Mas nem assim a zaga de Barra do Corda foi vazada. Pelo contrário, com Baby e Clailson abertos, o time visitante quase chegou ao terceiro gol. Mas já não era preciso. A vaga para a final do turno da Copa Cidade já estava carimbada.