terça-feira, 19 de junho de 2012

Promessa do Moto, Luiz Ricardo estreia com gol no Barreto

Luiz Ricardo estreou com gol no Barreto
Um dos artilheiros do Moto no Campeonato Maranhense, o jovem atacante Luiz Ricardo já está respirando outros ares. Com apenas 19 anos, o atacante acertou com o Barretos, que se prepara para a disputa da Copa Paulista.

Logo na estreia do maranhense, em um amistoso contra o Botafogo de Ribeirão Preto, Luiz Ricardo aproveitou uma falha da zaga adversária e tocou por cima do goleiro para fazer o único gol do jogo do jogo e garantir a vitória do time paulista.

No Campeonato Maranhense, Luiz Ricardo marcou três gols, em apenas quatro jogos com a camisa rubro-negra. Na artilharia do rubro-negro ficou atrás apenas de Carlinhos Silva, com seis gols, e Kleber Pereira com sete.

Superclássico nas urnas?

E ao que tudo indica o tradicional Superclássico maranhense vai se desenhando fora de campo, mais especificamente nas urnas. De um lado o Sampaio, com o presidente Sérgio Frota, que deverá concorrer à uma das cadeiras na Câmara de Vereadores, e do outro, o Moto, com Raimundinho Lopes, confirmado como candidato, Kleber Pereira sendo especulado, mas sempre negando, e o reforço do atual presidente da Câmara, Isaías Pereirinha.

Pereirinha mostrou que será o candidato rubro-negro, ao revelar para o blog do Zeca Soares, que de fato está ajudando o Papão do Norte, que será presidido por Kleber Pereira (Vera é apenas fachada). Vale lembrar, que Pereirinha um dia ajudou o Sampaio, mas saiu brigado com Frota, fundou o Iape, desmontou o Iape e agora vai ajudar o arqui-rival Tricolor.

Agora o superclássico sai dos campos e vai para as urnas. Resta saber se no final essa idéia será boa.

Por que não investir na base?

Quem acompanha o Campeonato Maranhense Sub-18 já constatou que o Sampaio não participa da competição. Ou seja, não tem uma categoria de base ativa disputando torneios e, logo, torna praticamente inviável a revelação de jogadores.

Enquanto isso, equipes como Maranhão, Moto, Americano, JV Lideral, Marília e Cefama seguem fortes na competição. Até mesmo o São Luís, pouco falado, é um dos potenciais times de base do Estado. Destes, apenas Maranhão e Moto disputam o Campeonato Maranhense, JV Lideral e Americano devem jogar a Segundinha de 2012, Marília, ao que tudo indica, já abdicou dos profissionais par investir apenas na base, mas o Sampaio faz o caminho inverso.

Maranhão já revelou jogadores como Márcio Araújo e Diones, hoje, respectivamente, no Palmeiras e Bahia. O Moto teve como uma das gratas revelações Misael, o Americano mostrou Bruno Chocolate, que começou bem, mas acabou sendo um “foguete molhado”. O JV Lideral, constantemente envia jogadores para testes em clubes como Figueirense e Fluminense, na maioria das vezes, os garotos são aprovados.

O Cefama já deu início à carreira de Bruno Tiago, que nunca passou pelo futebol maranhense e já foi elogiado no Botafogo, apesar de estar no Joinvile atualmente. Se formos relacionar os jovens talentos, que estão na Série A e B, nascidos no Maranhão, mas sem sequer passar pela base no Estado, não teremos espaço.

Uma dessas boas promessas é o jovem Lucca, de 22 anos, no Criciúma, com contrato renovado até 2015. É maranhense, mas começou a carreira no futebol tocantinense, por onde se destacou na Copa São Paulo de 2008 e em seguida foi para o time catarinense.

Enfim, são provas de que investir na base não é dinheiro jogado fora, mas para o Sampaio, ao que tudo indica de nada valem estas informações. Apesar de não disputar as competições de base, o Tricolor tem em seu próprio time provas de que investir na base é o caminho, casos do lateral Arlindo Maracanã, o volante Luís Maranhão, o meia Eloir, além dos zagueiros Mimica e Robinho.

Isso para não falar de jogadores revelados em outros clubes, como o caso do lateral-direito Roniery (ex-JV Lideral), o meia Cleitinho (ex-Cefama) e o atacante Edgar (ex-Maranhão). Motivos não faltam para investir na base, agora falta vontade.