quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ricardo Teixeira é notificado por não enviar documentos ao MP

A investigação sobre irregularidades na Federação Maranhense de Futebol (FMF) pode atingir patamares não esperados pela promotora Lítia Cavalcante. O que antes serviria para investigar uma corja, que comanda o futebol maranhense há 40 anos, pode chegar até a CBF.

Nesta quarta-feira (27) o Ministério Público do Maranhão enviou uma notificação ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pois os documentos solicitados não foram enviados. O MP solicitou os documentos que comprovam o repasse de verbas para a FMF, mas recebeu apenas uma planilha indicando os valores supostamente repassados à federação.

De acordo com a planilha da CBF entre janeiro de 2009 e junho de 2011, foram repassados R$ 1,2 milhões à FMF. Entretanto, os comprovantes fiscais não foram enviados. Deste valor, em 2011 já foram recebidos R$ 180 mil.

A investigação sobre o futebol maranhense ainda está na fase de espera das informações. A partir do dia 1º de agosto, a promotora Lítia Cavalcante começará a analisar toda a documentação enviada pela FMF,CBF e AMA Clubes.

Copa União é adiada mais uma vez

Pela terceira vez a Federação Maranhense de Futebol (FMF) adiou o início da Copa União. Inicialmente agendada para ter início na próxima quinta-feira (28), a competição começará agora somente no dia 20 de agosto.

O certame já havia sido adiado para ter início apenas no dia 14 de agosto, mas o Sampaio jogará pela Série D, o que motivou o novo adiamento. Entretanto, a data ainda não é oficial e pode ser alterada novamente.

Por enquanto, Bacabal, Cordino, Santa Quitéria, Imperatriz, Maranhão, Moto, São José e Sampaio estão confirmados na competição. Mas há rumores de que o Peixe Pedra não dispute o certame, por causa das condições financeiras do clube.

Com três times, Segundona Maranhense começará em agosto

Contando com apenas três equipes, a data de início da Segunda Divisão Maranhense enfim foi definida. O certame, que conta com Timon, Sabiá e Viana, começará no dia 28 de agosto.

Quando foram anunciadas as inscrições para a competição, cinco times chegaram a participar presença. Mas o JV Lideral desistiu do certame e o Chapadinha não pagou as taxas de inscrições. Nos últimos dias, Marília e Tutóia tentaram se inscrever, mas como o prazo já havia espirado, não foram aceitas.

Com isso, a competição contará apenas com Timon, Viana e Sabiá. A abertura será com o jogo entre Timon e Sabiá no dia 28 de agosto. No dia 3 de setembro, o Sabiá encara o Viana.

A competição será disputada em turno e returno, onde os dois primeiros de cada turno realizam a final. Em jogo estão duas vagas para a Primeira Divisão Maranhense de 2012.

Nhozinho Santos pode ser interditado

O Ministério Público pode interditar o estádio Nhozinho Santos para a realização de jogos profissionais. A promotora da defensoria do consumidor, Lítia Cavalcante constatou uma série de irregularidades nos laudos do Corpo de Bombeiros, o que impossibilitaria a realização de jogos no local.

Segundo Lítia Cavalcante, de acordo com os laudos o estádio Nhozinho Santos não oferece as condições mínimas para a realização de jogos. A promotora esclarece que não há extintores de incêndio, câmeras de segurança e catracas suficientes para o público dos jogos.

Na tarde da última terça-feira (26), a promotora esteve no estádio, onde realizou uma vistoria. Nesta quarta-feira (27) o Ministério Público definirá medidas que devem ser providenciadas, para que o estádio receba tanto jogos da Série D, quanto das competições locais.