sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como ficarão as vagas para a Copa do Brasil de 2013?

Após o anúncio da CBF, que a partir de 2013, a Copa do Brasil contará com 80 clubes e mais os seis clubes participantes da Libertadores, a dúvida agora é como ficará a distribuição das vagas na competição. Atualmente, as 64 vagas são distribuídas em dois grupos: 54 distribuídas entre as federações de acordo com o RNF (Ranking Nacional de Federações) e as outras 10 distribuídas para os melhores clubes do RNC (Ranking Nacional de Clubes), excetuando os já classificados e os que disputam a Libertadores.

Mas para 2013, teremos 16 clubes no início da competição, dessa forma é necessário que já em 2012 sejam conhecidos os critérios para classificação. Há a possibilidades de alguns Estados passarem a enviar mais representantes para a competição, caso seja mantido o critério de distribuição das vagas segundo o RNF.

Como o RNC tem que ter uma função, um número de clubes deverá continuar sendo indicado pelo ranking, mantendo a exclusão dos times classificados e dos que disputarão a Libertadores, já que estes terão vaga assegurada nas oitavas de final. Suponhamos que sejam mantidas as 10 vagas pelo RNC, dessa forma 16 vagas deverão ser distribuídas de acordo com o RNF.

Atualmente os Estados entre o 1º e o 5º lugar indicam três representantes, do 6º ao 22º indicam dois representantes, e do 23º ao 27º indicam apenas uma equipe. Feito esta análise e como já dito, considerando que o RNC indicará 10 times, vamos trabalhar com três possibilidades das distribuições das vagas.

A primeiras delas ampliaria o número de representantes das cinco melhores federações, de três para quatro. As federações entre 6ª e 16º passariam de duas para três vagas, enquanto que as demais não teriam o número de representantes alterados.

Neste segundo cenário, as federações com três representantes não ganhariam novas vagas, mas as federações entre o 1º e 21º indicariam três times. Dessa forma quem ocupasse o 22º segundo lugar indicaria duas equipes e do 23º ao 27º seria mantido apenas um representante.

A terceira possibilidade, que considero mais justa (inclusive pelo fato da Copa do Brasil ser a “competição mais democrática”), dividiria as federações em dois grandes grupos. Do 1º ao 16º seriam indicados três times e do 17º ao 27º seriam indicados dois times. Ou seja, haveria no mínimo dois representantes por Estado na Copa do Brasil.

As possibilidades aqui apresentadas não são oficiais, são apenas possíveis situações entre várias. O esperado é que a CBF anuncie, o mais rápido possível, os novos critérios para a Copa do Brasil de 2013, uma vez que os classificados para a competição serão definidos em 2012.