quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lucas e Rafael Santos voltam aos treinos no MAC

Após vencer o Bacabal, o Maranhão volta a campo somente no dia 23, quando encara o São José pela quinta rodada. Na oportunidade, o Quadricolor poderá garantir a classificação antecipada para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

Para este jogo, o técnico André Baratz deverá contar com o retorno do zagueiro Lucas ao time titular. O beque desfalcou a equipe nos dois últimos jogos, primeiramente por causa de suspensão e depois devido à uma lesão. Já recuperado, o zagueiro retornou aos treinos.

Quem também voltou à treinar no Parque Valério Monteiro, foi o meia Rafael Santos, que sofreu uma lesão na pré-temporada e ficou fora da reta inicial do Campeonato Maranhense. Rafael participará da intensificação da parte física, devido ao mês que ficou afastado dos gramados, devido á contusão.

Entretanto, o zagueiro Marcelo, com uma lesão na coxa, segue no departamento médico. O novo integrante do DM é o atacante Rafael Luan, com uma lesão no tornozelo e a princípio é dúvida para o jogo do dia 23.

Tempo de mudanças no Moto

Lanterna do Campeonato Maranhense, jogadores regularizados em cima da hora e até conflitos com parte da imprensa. Tudo isso poderá culminar com a saída do diretor de futebol Daniel Menezes e, consequentemente, do técnico Sandow Feques.

Daniel era visto como uma das esperanças para reerguer o Moto, agora atuando nos bastidores. Mas a inexperiência do dirigente tem pesado contra ele. Prova disso é que acabou criando “inimigos” na imprensa. Alguns setoristas têm reclamado da postura do diretor de futebol e com isso, a briga é declarada e conhecida por quem frequenta o CT Pereira dos Santos.

Além disso, o fato do time ter atuado com quase todo o elenco irregular na primeira rodada, que culminou com a perda de seis pontos da equipe e a lanterna do campeonato, entra para a lista de pesos contra o diretor. Por fim, a contratação de Sandow Feques, amigo do cartola, vista inicialmente como uma forma de “compensar a injustiça” sofrida pelo treinador, demitido após a derrota por 3 a 1 para o Sampaio, ao final da fase classificatória do primeiro turno da Copa União de 2011.

Se o Moto não tivesse perdido os pontos no TJD, o time teria quatro pontos, amenizando a crise no rubro-negro e negada pelo presidente Sarney Neto. Além disso, entraria em campo contra o São José brigando por uma vaga no G4, mas no atual cenário encara o time ribamarense brigando contra as últimas posições e mantendo remotas chances de classificação para a semifinal do primeiro turno.

Uma derrota, ou até mesmo um empate, diante do São José pode culminar com a queda da dupla Menezes e Feques. Os novos nomes já estariam escolhidos. Artur Carvalho seria o novo diretor de futebol e Bira Lopes o novo treinador.

Apesar da diretoria optar por esperar a partida contra o São José, o ideal é que a mudança ocorra agora, pois o time ainda tem tempo para se recuperar no campeonato e montar o time ideal para o segundo turno. Se as mudanças ocorrerão, isso somente Sarney Neto pode responder e logicamente, as informações que foram vazadas nos últimos dias, podem trazer mudanças de planos do presidente. Ao torcedor só resta esperar e torcer por tempos melhores no Papão.

Bacabal dispensa três jogadores

Após encerrar o ciclo de contratações para o Campeonato Maranhense, o Bacabal dispensou três jogadores. Os laterais Jorge e Cean e o zagueiro Alisson deixaram o clube, devido á problemas disciplinares e a briga pelas posições.

O lateral Jorge, que foi titular nas primeiras rodadas, foi dispensado devido à forte concorrência na posição. Desde o jogo contra o Sampaio, pela terceira rodada, a lateral esquerda vem sendo ocupada por Rafael e com isso, Jorge perdeu espaço no time.

Quanto ao lateral Cean e o zagueiro Pereira, ambos foram dispensados por motivos disciplinares. Apesar das dispensas dos atletas, o Leão do Mearim não deverá novos reforços neste momento.

Com seis pontos, a equipe ocupa a quarta posição do Campeonato Maranhense. O Bacabal volta a campo na quinta-feira (16), quando encara o Viana, no Correão.

Moto pode acertar com a Finta e mais dois patrocinadores

Após a reunião da última terça-feira (14), algumas mudanças foram colocadas em pauta, a maioria na tentativa de reerguer o Moto. Uma das boas notícias é o possível acordo com a Finta, para a distribuição do material esportivo, além da tentativa de fechar com dois patrocinadores.

O presidente Sarney Neto articula os acordos e deverá fazer o anúncio na quinta-feira (16), após a partida contra o São José. Mas além das novidades, o time poderá ter mudanças na diretoria e também na comissão técnica.

Apesar de não confirmar, o atual diretor de futebol, Daniel Menezes, poderá deixar a equipe. Para seu lugar, Artur Carvalho poderá voltar aos bastidores do rubro-negro e com isso, mudanças na comissão técnica já podem acontecer. Apesar de Sandow Feques estar garantido por Sarney Neto no time, o treinador poderá ser dispensado após a partida contra o São José.

Bira Lopes já estaria acertado com o time e inclusive negociando com novo jogadores para chegar ao Papão. A queda de Sandow Feques deverá ocorrer com a possível saída de Daniel Menezes, que por enquanto vem assegurando o treinador no cargo.

Sobre as boas notícias, a Finta deverá ser anunciada como a nova fornecedora do material esportivo rubro-negro. Além disso, mais dois patrocínios estão sendo negociados e o presidente Sarney Neto espera que com mais estas medidas, possa ampliar o investimento R$ 80 mil no atual elenco.

Rodrigo Ramos comemora marca de 200 jogos pelo Sampaio e se diz surpreso com a torcida

Rodrigo chega à histórica marca dos 200 jogos
O maior ídolo do Sampaio, do atual elenco, o goleiro Rodrigo Ramos, completará a marca de 200 jogos diante do Cordino, na quinta-feira (16). O blog fez uma entrevista com o goleiro, onde fala sobre aposentadoria, torcida, a sua quase ida para a Bahia e também o rebaixamento para a Série D, além da tentativa de recolocar o Tricolor na Série C.

Natural de Minuaçu, o goleiro carrega o peso de três títulos maranhenses, sendo um pelo Imperatriz e dois pelo Sampaio. Chegou ao futebol maranhense em 2005, se firmou no Cavalo de Aço em duas temporadas e teve uma breve passagem pelo Treze, antes de chegar ao Tricolor em 2008.

Nesse período de quatro anos pelo Sampaio, Rodrigo Ramos chega à histórica marca de 200 jogos, e quer mais. Mas antes de novas marcas pessoais, fala em recolocar o time na Série C.

Blog - Esse número de jogos, o que significa pra você?
Rodrigo Ramos - Atingir um número desses nos tempos de hoje é difícil e manter uma regularidade nesses quatro anos também não é fácil. Só consegui chegar a esse numero com muito trabalho e dedicação.

B - Após os 200 jogos, espera ampliar esse número?
RR - Com certeza. Estou bem, me cuido muito bem, trabalho muito e nunca tive nenhuma contusão grave. Quero jogar por mais uns quatro a cinco anos.

B - Se aposenta no Sampaio?
RR - É cedo pra falar em aposentadoria, só de pensar nisso perco o sono. Como te falei, enquanto estiver bem e motivado pra jogar e treinar vou continuar na batalha. O Sampaio vem me dando todas as condições de trabalho e se eles não enjoarem da minha cara, fico por aqui mais um bom tempo.

B - Nesses quatro anos, você se tornou ídolo, mas esteve no time que caiu para a Série D. Como é a cobrança para subir o time?
RR - Isso é outra coisa que tem me tirado o sono. Acho que ficamos muito próximos de voltar à Série C nos anos de 2010 e 2011. Esse ano não podemos errar em nada, nenhum detalhe. Aqui no Sampaio todos sabem que para continuarmos aqui no clube, temos que subir esse ano de qualquer jeito.

B - Desses anos todos, qual o momento que mais lhe marcou no Sampaio?
RR - 2008 foi um ano especial, quando cheguei aqui havia a desconfiança, se eu iria conseguir repetir as boas atuações que fiz pelo Imperatriz. Aqui no Sampaio, o presidente Sérgio Frota apostou alto (na época pagou 10 mil pelo empréstimo) e logo no primeiro jogo no Campeonato Maranhense, em Chapadinha, fui o melhor em campo. De lá pra cá, sempre busquei manter a regularidade. Os anos de 2010 e 2011 foram especiais também, por termos tirado o Sampaio de uma longa fila de espera no Estadual, chegamos ao bi maranhense e tudo isso marcou muito.

B - Você disse que quer seguir no time, enquanto lhe derem condições. No início desse ano você quase acertou com o Bahia de Feira, mas optou pela permanência. O que mais pesou para essa decisão?
RR - A proposta do Bahia de Feira era muito boa, mas confesso que as manifestações da torcida do Sampaio para minha permanência pesaram muito. Fiquei assustado e ao mesmo tempo feliz pelo que eles fizeram. Também pesou o fato da minha família já estar habituada aqui em São Luís, e é claro, o esforço do presidente Sérgio Frota em tentar me manter por aqui. A vontade de voltar com o Sampaio para uma divisão maior também foi fator preponderante pra minha permanência.

Trio ofensivo poderá ser testado diante do Cordino

Com Edgar, Codó e Júnior Chicão, o técnico do Sampaio projeta um trio ofensivo, que poderá ser utilizado na partida contra o Atlético-PR, na Copa do Brasil. Mas antes de confirmar a possibilidade, o treinador deverá observar a nova formação nos jogos do Campeonato Maranhense.

Diante do Cordino, Edgar está confirmado para o jogo, mas no banco de reservas. Dessa forma, Junior Chicão e Codó são mantidos como titulares no ataque. Mas no segundo tempo, Edgar poderá entrar no time, para a nova formação ser observada.

“Na segunda parte do treinamento trabalhei o time usando os três atacantes. Depois de analisar o esquema tático do Atlético-PR, que enfrentaremos na Copa do Brasil, poderia armar a equipe com três homens na frente. Acho contra o Cordino, no segundo tempo, testarei o time com os três para ver como se comporta”, disse Josué.

Com a definição do ataque, com Junior Chicão e Codó, o time terá apenas duas mudanças em relação ao jogo contra o São José. Na zaga, com Augusto ainda lesionado, Renato Martins volta ao time e no meio campo, Pedro Júnior aparece na vaga de Eloir, suspenso.

Com isso, o provável time do Sampaio será odrigo Ramos, Arlindo Maracanã, Renato Martins, Fabrício Lopes e Deca; Luiz Maranhão, Kléo, Pedro Júnior e Cleitinho; Júnior Chicão e Célio Codó. O Tricolor encara o Cordino na quinta-feira (16), no Nhozinho Santos.