sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pelé 70 anos


Desde de quando comecei a escrever o Blog venho dando destaque exclusivamente para o futebol maranhense. Mas não poderia deixar de homenagear o maior jogador de todos os tempos aqui. Pelé, completa hoje 70 anos. Pouca coisa a falar sobre esta lenda do futebol, seus feitos falam por si só.

O menino que saiu da modesta cidade de Três Corações para mostrar o verdadeiro futebol arte ao mundo. Jogadas emblemáticas, zagueiros tortos, goleiros perdidos e mais de mil gols na carreira, foram alguns feitos do Rei.

Não tenho muita a coisa a falar sobre Pelé, queria apenas ter tido a oportunidade de ver este gênio em atuação ao vivo. Mas é isso aí, parabéns Pelé! O futebol agradece.

Imperatriz e São José buscam recuperação no estadual

Imperatriz e São José voltam a campo neste sábado, 23, no estádio Frei Epifânio, às 20h30. O jogo promete grandes emoções já que o empate não é um bom negócio para nenhuma das equipes, que lutam por objetivos distintos nesta competição.

O técnico Hugo Sales ainda tenta manter o Imperatriz na briga pelo título estadual, mas a situação está complicada, já que a equipe tem 11 pontos, oito a menos que o líder Santa Quitéria, com 19 pontos. Para seguir sonhando com o bi estadual, o Cavalo de Aço terá algumas mudanças para este jogo.

O meia Elias Pitbull e o atacante Lindoval perderam a titularidade por causa do baixo rendimento nos últimos jogos. Com isso, Moura ganha vaga no meio campo e o jovem Raylan formará a dupla de ataque com Valdanes. O meia Téo substituíra Leandro Mineiro, que cumpre suspensão e o volante Cristiano segue como titular no time.

No Peixe Pedra a vitória é fundamental para o time ribamarense afastar o perigo do rebaixamento. Os comandados de Vinicius Saldanha estão com apenas oito pontos e a vitória pode afastar de vez o pesadelo das segunda divisão maranhense.

Iape pode ter desfalques no domingo

O Iape poderá ter quatro desfalques para o duelo contra o Nacional, no próximo domingo, 23, pelo campeonato maranhense. Apenas as ausências de Vanvan, que se recupera de uma lesão no joelho e Raí, que extraiu um dente durante a semana, estão confirmadas.

Os zagueiros Carlinhos, com dores na panturrilha, e Hans Muller, com um furúnculo no joelho são as dúvidas para a partida de domingo. Os dois serão avaliados neste sábado, 22, onde será definido se poderão participar da partida.

Caso sejam vetados Daniel e Aldinho devem formar a dupla de zaga do Canário, que ainda deve ter mudanças no ataque. Alberto ganhou a vaga de titular e Paulo César, que vinha formando a dupla ofensiva com Robson, ficará como opção no banco.

Guia do segundo turno do campeonato maranhense

Neste sábado começará o segundo turno do campeonato maranhense. Por causa da participação do Sampaio na Série D, que ia conseguindo avançar de fase, até ser eliminado para o Guarany-CE, o primeiro turno da competição terminou somente na última quarta-feira, quando Viana e Sampaio empataram em 0 a 0.

Vale lembrar que o campeonato deste ano é disputado em pontos, corridos, ou seja matemática simples. Quem fizer mais pontos e terminar em primeiro lugar será o campeão. O campeão maranhense garante vaga na Copa do Brasil de 2011 e será o representante do estado na Série D de 2011.

Caso o Iape seja campeão o segundo representante maranhense na Copa do Brasil será o vice líder da competição, pois o Canário da Ilha foi campeão da Copa União e já garantiu sua participação no certame.

Confira agora como as equipes chegam para esta reta final do estadual e quem segue na briga pelo título, quem vai ser figurante e quem precisa se preocupar com o risco de rebaixamento.

Bacabal

Quem viu o Bacabal na Copa União não apostava que o Leão do Mearim brigaria contra o rebaixamento. A equipe já faltou a um jogo no primeiro turno, e acabou sendo punida com a derrota por W.O., além de perder três pontos na competição.

Com apenas um ponto o Bacabal é lanterna do estadual e trava uma briga acirrada para evitar o rebaixamento.

Iape

O Iape chegou com pinta de favorito, mas a campanha do Canário no estadual não está tão animadora. O time começou bem na competição, goleando o Nacional por 6 a 1, mas logo depois vieram as derrotas.

Com onze pontos, o Canário ocupa a quarta posição da competição e as chances de título são bastante remotas. Apesar de difícil o elenco acredita na possibilidade de título e quer aprontar pra cima de seus adversários

Imperatriz

A irregularidade é uma constante no Imperatriz. Assim como na Copa União, o time não apresentou ainda um bom futebol no estadual e dificilmente chegará ao bicampeonato maranhense.

Com 11 pontos o Cavalo de Aço ocupa a sexta posição e deve terminar o certame no meio da tabela. Rebaixamento nem preocupa o elenco alvirubro.

Mac

Para quem não acreditava que a mescla entre experiência e juventude poderia dar certo, o Mac vem mostrando justamente o contrário. A equipe trava uma briga muito boa com o Santa Quitéria pela liderança da competição e é forte candidata ao título da competição.

Mesmo com grandes atuações em campo o Mac ainda trouxe o experiente volante Bilica e o matador Tico Mineiro, tudo para garantir o título do estadual. Os reforços são mais uma mostra de que o time atleticano de fato ambiciona o caneco do certame.

Nacional

Chegou como candidato ao rebaixamento, mas com alguns bons resultados e com a sorte ao seu lado o Naça praticamente afastou o risco de ser rebaixado. Um time sem investimentos e que não tem as mínimas condições de brigar pelo título.

Com 11 pontos o Nacional ocupa a sexta posição e deve apenas se preocupar em somar pontos para tornar a chance de rebaixamento em zero. Apesar disso é bom ter cuidado com o time de Santa Inês, que arrancou pontos importantes de quem está brigando pelo título.

Sampaio

Como previsto o Sampaio chega brigando pelo título do campeonato maranhense. Apesar disso a equipe ainda sente a dura eliminação da Série D e vem com apresentações irregulares nas últimas partidas do returno.

Com 14 pontos o Tubarão ocupa a terceira posição do certame e representa um risco para Mac e Santa Quitéria. A má fase de Célio Codó e Thiago Miracema podem complicar o sonho do tricolor pelo título estadual

Santa Quitéria

Surpreendeu na Copa União, venceu fácil a segunda divisão e vem surpreendendo no campeonato estadual. Com certeza ninguém apostava que a Raposa da Baixada chegasse ao segundo turno na liderança do estadual e sendo a grande favorita ao título.

Sob a batuta do técnico Meinha o Santa Quitéria fez do estádio Rodrigão, sua toca onde estraçalha seus adversários. O fator campo tem ajudado bastante a Raposa da Baixada, que está invicta em casa e pode levar o caneco do certame.

São José

O São José chegou como uma incógnita para a disputa do campeonato maranhense. E a surpresa para a torcida ribamarense não foi nada agradável. A equipe até fez boas apresentações, mas não conseguia bons resultados e acabou apenas com o objetivo de fugir do rebaixamento.

Com cinco pontos, Peixe Pedra briga para não ser rebaixado para a divisão de acesso do futebol maranhense. Apesar de ter investido alto, trazendo o técnico Vinicius Saldanha, e nomes como o meia Mazinho, a equipe não conseguiu deslanchar no estadual.

Viana

Como previsto o Viana briga para não ser rebaixado. O time ainda não venceu no campeonato estadual e graças a uma punição ao Bacabal está fora da zona de rebaixamento.

Com quatro pontos o Leao da Baixada ocupa a oitava posição e quer fugir do rebaixamento. Para isso a diretoria trouxe nomes como Marcelo Sá, ex-Sampaio, Deco e Didi Cearense, ex-Moto. Os reforços já deram uma nova cara ao time que, agora, tem condições de fugir da degola.

Wescley ganhará vaga no ataque do Sampaio

A paciência do técnico Sandow Fecques com o ataque do Sampaio chegou ao fim. Thiago Miracema ou Célio Codó, deve perder espaço para Wescley que ganhará uma chance entre os titulares do tricolor.

Wescley disputou apenas uma partida como titular no campeonato maranhense, contra o Bacabal, ainda no primeiro turno. No jogo, Wescley marcou os três gols da vitória do Sampaio sobre o Leão do Mearim.

O próximo compromisso do Sampaio será contra o Santa Quitéria, na próxima quarta-feira, 27, no estádio Rodrigão. O tricolor ocupa a terceira posição da competição com 14 pontos.

Bilica ancioso para estrear no Mac

O volante BIlica, uma das contratações do Mac para o returno do campeonato maranhense, não esconde a vontade de entrar em campo com a camisa atleticana. Bilica esteve em campo no amistoso contra o Americano, na última quinta-feira, 21, onde o Mac venceu por 3 a 0.

“Estou na ansioso para entrar em campo. Eu e o Tico Mineiro estamos parados desde que chegamos aqui e queremos jogar” declarou Bilica.

O Mac é vice líder do campeonato maranhense com 17 pontos. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira, 27, quando encara o Imperatriz, no Frei Epifânio.

Duelo entre Sabiá e Moto pode definir campeão do primeiro turno

O duelo entre Sabiá e Moto no próximo sábado, 23, pode definir o campeão do primeiro turno da Série B maranhense e o primeiro time a subir para a primeira divisão do futebol maranhense.

O Sabiá lidera a competição com seis pontos, e o Moto tem apenas um ponto. O Cordino já tem dois jogos e soma apenas dois pontos e o Americano, também com dois jogos, está zerado.

Com este quadro a equipe de Caxias precisa apenas de uma vitória simples contra o Moto para conquistar o título do primeiro turno e garantir vaga na final da competição e na primeira divisão de 2011. O grande trunfo do Caxias na competição foi ter vencido o seu primeiro jogo, aproveitando o fator campo.

Já o Moto, que espera conseguir a voltar para a elite maranhense contou com cinco desfalques na primeira partida e o fator campo não ajudou o time. No duelo contra o Cordino o rubro negro entrou com um time totalmente improvisado, devido a falta de registro dos atletas, o que prejudicou a atuação do Papão.

Para evitar que os caxienses levem o caneco desta etapa, o Papão precisa no mínimo arrancar um empate no Duque de Caxias. Mas o time do Sabiá quer entrar para a elite do futebol maranhense e promete fazer jogo duro contra o rubro negro.

Hugo Sales promove mudanças no Imperatriz

Para o jogo contra o São José, no próximo sábado, 23, pelo campeonato maranhense, o técnico Hugo Sales deve promover algumas mudanças no Imperatriz.


No ataque, Lindoval perde espaço para o jovem Raylan, que formará dupla com Valdanes. No meio campo devem ocorrer três mudanças, duas já estão confirmadas.


Teo e Moura entram na equipe titular por motivos diferentes. O primeiro ocupará a vaga de Leandro Mineiro, que cumpre suspensão, enquanto que Moura ganha espaço por causa do baixo rendimento de Elias Pitbull.


A única alteração que ainda não está confirmada é a entrada do volante Calebe. Isso porque o volante Cristiano será julgado somente sexta-feira, 22, no TJD e pode ser suspenso por um jogo.


Siga o Blog no Twitter