segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bacabal vence o São José e garante a liderança

Na noite desta segunda-feira (3), o Bacabal venceu o São José por 2 a 0 no estádio Correão. Com o resultado, o Leão do Mearim garantiu a liderança, além da invencibilidade, enquanto que o São José segue na vice-liderança, mas pode cair até para a terceira posição.

O primeiro tempo não teve gols. Na etapa final, Valbson e Careca anotaram os dois gols da vitória do Bacabal.

Com a liderança assegurada, o Bacabal vai com a vantagem de jogar por dois empates nas semifinais e na decisão do primeiro turno. Além disso, o Leão do Mearim vai fazer o segundo jogo em casa, contra o quarto colocado.

As semifinais começam no próximo domingo (9). São José, Bacabal e Imperatriz já estão classificados. A última vaga será definida entre Sampaio e Moto na próxima quinta-feira (6).

Moto anuncia a contratação do meia Jouberth

O meia Jouberth, uma das principais revelações do Iape, ao longo dos três anos de existência do clube, está de volta ao futebol maranhense. Agora, o jogador defenderá as cores do Moto nas disputas da Copa União.

O acerto com Jouberth foi anunciado na manhã desta segunda-feira (3) pelo diretor de futebol do Papão, Waldemir Rosa. Segundo o cartola, outras duas contratações ainda poderão ser acertadas até o final do dia.

“Ainda negociamos com um zagueiro e um lateral esquerdo e vamos conversar com eles a noite. Talvez sejam anunciados até hoje”, disse Waldemir.

No início deste ano, Jouberth foi negociado por R$ 1 milhão com o Cruzeiro, sendo uma das grandes promessas maranhenses. Em 2010 defendeu o Guarani de Divinópolis na Segundinha Mineira.

Mais um ano na Série D

O Sampaio deu adeus à Série D e o futebol maranhense passará mais um ano no pré-sal futebolístico. E por pouco não conseguimos um pouco mais de reconhecimento para o futebol do Maranhão, mais uma vez por causa de um gol que não saiu.

O filme de 2010, quando o Sampaio precisava apenas de um gol diante do Guarany de Sobral para seguir vivo na Série D se repetiu, o pior que em dose dupla. Sim, dose dupla. Ou já esqueceram a eliminação patética do Tricolor na Copa do Brasil, diante de um Santo André, que foi motivo de piada na Série C e escapou do rebaixamento por causa de uma virada de mesa?

Lógico, o time do Santo André na Copa do Brasil, não foi o mesmo que disputou a Série C, mas em nada a equipe assustava. O Sampaio, embalado, fez três gols no Nhozinho Santos, mas com mudanças repentinas, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado, dando adeus à chance de pela primeira vez chegar às oitavas de final da Copa do Brasil.

Agora na Série D, não houve mudanças repentinas, mas o time mais uma vez não marcou. Perdia por 1 a 0 e chegou a perder por 2 a 0, se marcasse um gol que fosse, poderia, no mínimo, levar a decisão para os pênaltis. Mas não conseguiu converter as chances que teve e ainda viu o Cuiabá chegar ao terceiro gol e vencer o jogo por 3 a 0. Placar elástico, mas que não reflete o equilíbrio do jogo.

Já começaram as caças às bruxas no Tricolor. Os culpados pela eliminação. Na minha análise, o erro do Sampaio foram as contratações do Marcelo Soares e do Samir, somente na última hora. E, além disso, errou muito mais na contratação do Samir, que não pude ver em campo, mas pelos comentários não acrescentou muita coisa ao time, até mesmo pelo pouco tempo com os novos companheiros.

A verdade é que o Maranhão passará mais um ano no pré-sal futebolístico e em 2012, mais uma vez vamos depositar nossas esperanças no acesso do Sampaio, mas que não será tão fácil, quanto seria esse ano. Vale destacar, que provavelmente em 2012, um dos adversários do Tricolor na fase de grupos, poderá ser o Remo. Lógico, o Sampaio também tem tradição, mas desperdiçou a melhor chance de conseguir o acesso, nesta temporada.

Se quiser subir em 2012, fica aqui a dica para o presidente Sérgio Frota, ou para quem estiver no comando da equipe no próximo ano. Comecem o planejamento, desde o início do ano. Utilizem o Campeonato Maranhense e a Copa do Brasil como laboratórios para a Série D, tenham a base do time desde o primeiro trimestre do ano. A torcida maranhense não merece mais um ano, que será agora o terceiro, de calvário na Série D.

Série D de 2012 já tem 10 vagas preenchidas

Com a eliminação do Sampaio diante do Cuiabá, o Tricolor voltará a tentar o acesso para a Série C em 2012. O time maranhense já está assegurado na Série D de 2012, pois foi o campeão maranhense de 2011, garantindo assim a sua terceira participação na última divisão do futebol brasileiro.

Mas além do Sampaio, outros oito times já estão assegurados na Série D e há uma indefinição sobre o representante amapaense. Marília-SP, Campinense, Brasil de Pelotas e Araguaína, foram rebaixados da Série C e automaticamente estão garantidos na Série D do próximo ano.

Além destas equipes, o CENE, o Penarol e o Gurupi, que também foram campeões estaduais, no Mato Grosso do Sul, Amazonas e Tocantins, respectivamente, também já asseguraram a vaga. Quem também se garantiu na Série D em 2012, foi o Brusque, vice-campeão da Copa Santa Catarina, que teve o Joinvile como o campeão. Mas vale destacar que o JEC está na Série C, e com isso a vaga automaticamente passou para o Brusque.

No Amapá, por problemas extra-campo, ainda não houve a definição do representante em 2012. O Trem foi campeão estadual e ficaria com a vaga na Copa do Brasil em 2012, enquanto que a vaga na Série D passaria para o Santos, segundo um acordo entre as equipes. Mas o time rubro-negro, que disputou a Série D neste ano, quer ficar com as duas vagas e nos próximos deverá ocorrer um fechamento desta novela.

Ainda neste ano, outras três vagas, sendo cada uma do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia, serão definidas nesta temporada. Vale destacar que estas federações possuem cada uma, direito a duas vagas, e o segundo representante para a Série D de 2012, deverá ser conhecido somente após o Campeonato Estadual.

Ainda sobre a temporada de 2012, vale lembrar que não haverá a suposta Série E, a qual o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, denominou como o “melhor boato da história”, tamanha a repercussão que teve. Desta forma, a Série D deverá ter o formato de disputa mantido, com os 40 clubes disputando quatro vagas para a Série C de 2013.

Confira as equipes garantidas na Série D de 2012
Penarol (Amazonas)
Gurupi (Tocantins)
Araguaína (Tocantins)
Brusque (Santa Catarina)
Sampaio (Maranhão)
CENE (Mato Grosso do Sul)
Campinense (Paraíba)
Brasil de Pelotas (Rio Grande do Sul)
Marília (São Paulo)
Santos ou Trem (Amapá)

Bacabal e São José jogam pela liderança

Na noite desta segunda-feira (3), o Bacabal recebe o São José no estádio Correão, às 20h. As duas equipes entram em campo brigando pela liderança, onde o Leão depende de um empate e o Peixe precisa da vitória.

O Bacabal, além de brigar pela liderança, defende a sua invencibilidade na Copa União, onde já disputou seis jogos. Para este confronto, o artilheiro Léo Paraíba, está confirmado na equipe leonina.

Pelo São José, o time que começou como sensação da Copa União, vencendo quatro jogos seguidos, o técnico Castelo Branco busca a recuperação. Nas duas últimas rodadas foram duas derrotas e a consequente perda da liderança. No caso de uma nova derrota, o Peixe Pedra poderá terminar a fase de classificação até na terceira posição.