segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FMF quer bancar o Vasco em São Luís

A FMF já fez o convite e agora o Vasco acena com a possibilidade de realizar em São Luís a sua pré-temporada em 2013. Entretanto, a capital maranhense concorre com a mineira Uberlândia e Foz do Iguaçu, no Paraná.

A proposta da FMF para atrair o clube carioca conta com todas as despesas das passagens aéreas, hospedagem, alimentação, lavanderia e transporte bancadas pela Federação Maranhense. Além disso, o Castelão seria o a casa do Vasco em solo maranhense.

A iniciativa de trazer um clube de expressão é até louvável, mas quanto tudo isso custará para a FMF? Esse dinheiro não seria melhor aplicado se fosse repassado para os clubes maranhenses?

Outra questão. Com o Sampaio em ascensão, trazendo o Vasco não seria a contra mão da valorização do futebol maranhense? É a renovação do futebol maranhense pelo visto foi por ralo abaixo.

Mudanças na Série D

O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, esteve em São Luís para acompanhar a decisão da Série D, entre Sampaio e Crac. Durante a sua estadia, o dirigente aproveitou para anunciar mudanças na Série D, que sofrerá uma redução no número de clubes participantes.

A partir de 2013, o número de times será reduzido de 40 para 32, com algumas federações, que possuem duas vagas, ficando apenas com uma. Além disso, ainda será definido como acontecerá o agrupamento da competição.

Criada em 2009, a Série D sempre contou com 40 times, mas com fórmulas diferentes. Nos dois primeiros anos, os clubes eram divididos em 10 grupos de quatro, enquanto que nos outros dois anos, os times foram agrupados em oito grupos de oito, com os dois melhores avançando para a segunda fase.